RC9 - Os músicos da banda de Roberto Carlos (Paulinho Ferreira)

DO TEXTO:
Paulinho Ferreira com a sua guitarra.



A banda do cantor e compositor Roberto Carlos, vulgarmente designada por RC9, é comparável à famosa trilogia de Alexandre Dumas, intitulada “Os três mosqueteiros”.

Os 3M, que na verdade eram 4, estavam ao serviço do rei de França, Luís XIII, e os RC9, que na verdade são 17, estão ao serviço do Rei Roberto Carlos.

Mas enquanto os 3M enfrentavam grandes inimigos como o Cardeal Richelieu e seus guardas, além dos huguenotes e dos ingleses, inimigos da Coroa francesa, os RC9 são o séquito real que aqui e além fronteiras apoiam Sua Majestade que no trono salpicado por uma miríade de luzes banhadas por nevoeiro sebastianista, é aclamado pelos seus súbditos ao som de instrumentos musicais regidos pelo seu cavaleiro-mor.

No âmbito das comemorações do cinquentenário da coroação do Rei, os RC9 foram recentemente trazidos à estampa através do site
http://www.rc50anos.com.br/com com fotos e breves palavras de apresentação. São essas fotos e essas breves palavras sobre cada um dos 17 elementos que compõem a banda RC9 que aqui reproduzimos com a devida vénia como reconhecimento por tudo quanto têm feito em prol de Roberto Carlos e dos seus fãs.

Alguns dos elementos já foram alvo de enredos fictícios produzidos pelo autor destas linhas, pelo que se aproveitará para também incluir alguns excertos de tais episódios.

A ideia era publicar este trabalho num só documento, porém, isso iria tornar o artigo demasiado extenso e como tal não muito prático para os estimados leitores. Por isso, decidimos dividi-lo por cada elemento do RC9, sendo que em todos manteremos o presente texto.





Primeiro, em 1964, foram chamados de RC Trio tendo o próprio RC na guitarra, Dedé Marquez na bateria e Bruno no contrabaixo. Roberto Carlos passou a ser só o cantor surgindo então o RC 4 com a entrada de Wanderley no piano e Gato na guitarra. Daí entraram os sopros... e o resto é história. Nos dias de hoje é chamada de RC 9. Com vocês: os músicos que acompanham Roberto Carlos!

----------------------

PAULINHO FERREIRA - Guitarra




O guitarrista, violonista e arranjador Paulinho Ferreira tocava com Chitãozinho & Xororó quando em 2000 começou a participar como convidado especial dos shows de Roberto Carlos. Das gravações dos albuns de final de ano participa há pelo menos 15 anos mas foi só em 2002 que passou a fazer parte, oficialmente do RC 9. Hoje casado com Ana Paula, ocupa também a "função" de genro do Rei.

-------------------------

NOTA PRÉVIA:

A matéria que a seguir publicamos, trata-se de bate-papos onde Paulinho interveio. Para melhor se entender o sentido das suas intervenções, incluímos, também, os diálogos imediatamente anteriores e/ou posteriores.

- XXV Bate-papo entre Roberto e eu - RC e sua equipa desvendando o mistério sobre a verdade da mentira

7 de Maio de 2008, quarta-feira, 11,07h

..................................


ARMINDO, satirizando: - Olá, Paulinho! Bendito é o fruto entre as mulheres!

PAULINHO, rindo: - eheheheheh Olhe aí, Armindo! Roberto tá aí chegando e vem com cara de poucos amigos, senão eu passava o celular do Ismail para as mãos do Roberto e aí vocês podiam bater mais um dos vossos famosos bate-papos. Mas do jeito que ele hoje está, vou ter que desligar o celular, viu?

ARMINDO, preocupado: - Paulinho!!! Não desligue, carago! O celular não é do Ismail, mas sim do próprio Roberto que me telefonou, pedindo-me pra esperar um pouco enquanto ele ia buscar uma coisa qualquer. Só que esse “pouco” demorou quase…

ROBERTO, falando pra Paulinho em tom de zangado: - Paulinho! Que tá você fazendo com meu celular? Quem deu pra você meu celular, bicho?

PAULINHO, sem saber o que dizer e muito menos onde se meter: - Roberto, foi Ismail que me chamou pra bater um papo com o Armindo lá de Portugal.

ROBERTO, atónito: - E quem deu pro Ismail meu celular? O Mindo ainda está no telefone? Não é possível! Eu telefonei pra ele há mais de 30 minutos e vocês em vez de desligarem a chamada se aproveitaram pra bater papo às minhas custas? ME CHAMEM A CARMINHA!!! Fim do mês ela vai ter que descontar grana nos vossos salários, mora!

PAULINHO, preocupado: - Roberto, eu quase que nem cheguei a falar com o Armindo…

ROBERTO, implacável: - Paulinho, não tente se pôr de lado, viu? O fato de ser meu genro não vai impedir nada. Contas, são contas, e cê sabe que amigos, amigos, negócios à parte, né? Segure aí nestas folhas, enquanto eu falo com o Mindo, tá?

ROBERTO, dando um suspiro: - Mindo, cê desculpe a demora, bicho! Andei procurando as fotocópias que tirei do 24º. Bate-papo, pra mostrar que tenho razão em dizer que você desta vez ultrapassou os limites.
………………………………

ROBERTO, surpreso pelo ponto da situação dado por Wanderley: - Pôxa, Wanderley! Isso prova que você está atento e isso muito me satisfaz, pois se vê que você está dando a importância que o assunto merece. Brigado, viu?

WANDERLEY, estragando o elogio: - É que se não andamos rápido com isto, estamos tramados que só saímos daqui amanhã. Ainda por cima sem intervalo nem nada!

PAULINHO, intervindo: - Vamos fazer intervalo, é?

ROBERTO, lixado com a intervenção do Paulinho: - Puxa vida, meu! Onde cê esteve tanto tempo sem aparecer aqui na reunião, bicho?

PAULINHO, justificando-se: - Roberto, estive no celular falando com Ana Paula.

ROBERTO, incrédulo: - Mas como é possível você estar no celular falando com minha filha mais de 4 horas? Melhor era você ter ido pra casa, bicho! Nós aqui tentando resolver um grave problema e você namorando por celular. Onde já se viu igual!? Agora veja se fica atento ao assunto, dando sua opinião, tá legal?

ROBERTO, prosseguindo: - A seguir ao Severo Gonçalves, comentou a Conceição Oliveira, de Sabará/MG, que escreveu o seguinte: “Padrinho Mindo, você está sendo seriamente disputado, hein!? E eu que pensava que o Roberto tinha ciúmes apenas de mim… Mas por falar em ciúmes, estou roxa! Você nunca fala de mim pro meu Rei… Fala, fala, fala, mas de mim, nadinha… Da próxima vez que você estiver a falar com Roberto, diga a ele que não estou gostando nada deste interesse dele pelas meninas aqui do Portal. Já basta as outras! Padrinho… Adorei, rsrsrsr. Beijos azuis.”
Sem dúvida, que este é outro comentário que não engana ninguém, na medida em que se verifica por parte da fã, uma certeza absoluta na veracidade dos bate-papos e…

PAULINHO, interessado no assunto, intervém: - De fato cê tem razão Roberto. O comentário da Conceição é preciso quanto à certeza que ela tem, o que até nem é pra admirar, atendendo que é afilhada do Mindo que, imagino que sem querer, lhe terá dito alguma vez que os bate-papos eram verídicos.

ROBERTO, satisfeito pela análise do Paulinho, exclama: - Grande Paulinho, carago, digo, caramba! Essa foi bem vista, bicho! Só tem aí uma coisa que devo esclarecer pra você e pra quem não saiba. É que o Mindo não é padrinho da Conceição.

PAULINHO, intrigado: - Então como ela chama ele de “Padrinho Mindo”?

ROBERTO, explicando: - Bicho! Já disse que esse cara é tudo, viu? É sócio, é primo, é tio, é padrinho, e eu sei lá que mais, mora! Por causa dele e do Edu que o mandou publicar no bate-papo coisas que eu analisei dos fãs mas que não eram pra serem postadas, é que estamos todos aqui nesta situação, sem saber o que resolver.
……………………………...

ROBERTO, querendo arrumar com o assunto: - Pessoal, agora, para finalizarmos nossa reunião, só temos que perguntar ao Mindo como ele vai fazer pra escrever estas quase 5 horas de bate-papo, pois penso que quanto mais depressa ele for publicado, mais depressa os fãs irão ver que afinal esta coisa dos bate-papos é mesmo tudo fruto de sua imaginação.

PAULINHO, para Roberto: - Roberto, era precisamente isso que eu tava pensando, sabe? Vai ser difícil pra burro o Mindo escrever tudo o que se passou em nossa reunião. Ele está em seu celular ouvindo tudo, mas na certa muita coisa ele não vai recordar, né?

ROBERTO, pensativo: - É mesmo como cê diz, Paulinho! Devíamos ter gravado esta reunião, mora!

ARMINDO, berrando ao celular: - Ó Berto, não te preocupes, pá! Eu tenho um GBP conectado ao meu telemóvel.

ROBERTO, admirado: - Cê tem um GBP? Que é isso, cara?


---------------------------


7 de Dezembro de 2008, Domingo, 19,44h

- Splish Splash Teatral – Comédia Robertocarlistica


PAULINHO, de guitarra ao peito entra em cena, dirigindo-se ao banheiro

PAULINHO – Puxa vida! Podiam ter avisado que o ensaio ia ser aqui no banheiro! Deste jeito, uns estão num lado e outros noutro. Está faltando organização!

EDUARDO LAGES – Paulinho, por falar em organização, cê sabe o que estamos todos aqui fazendo?

PAULINHO – Eu tô vendo vocês todos calados a olharem uns pros outros, mais nada.

ROBERTO CARLOS – Paulinho, como quer que continuemos o ensaio se todo mundo tá procurando a batuta do maestro? Cê viu ela, bicho?

PAULINHO – Eu não vi ela, não! E me parece que aqui ninguém vai ver coisa alguma. Estão batendo na porta e aqui já não cabe mais gente. Procurar aqui a batuta do Edu é como procurar agulha em palheiro. Isto que está acontecendo não pode ser verdade!


WANDERLEY entra em cena batendo na porta do banheiro


WANDERLEY – Oi! Está alguém no banheiro? Onde se meteu todo mundo?

EDUARDO LAGES – Paulinho, abra aí a porta a Wanderley, cara!

PAULINHO – Edu, como você quer que abra a porta a Wanderley se nem mesmo pra abrir a porta tá dando com todo mundo em cima de mim?

ROBERTO CARLOS – Minha nossa! Tudo por culpa do Edu, do Caê e desse portuga!
………………………….

PAULINHO (lamentando) – Me meto em cada situação…

ROBERTO CARLOS – Paulinho, se deixe de lamentação, bicho! Por que você veio pro banheiro de viola, cara? Isso aí só está estorvando aqui o pessoal, mora!

PAULINHO – Roberto, cê não tinha marcado ensaio pra hoje? Cê sabe que minha ferramenta de trabalho anda sempre comigo, né?

ARMINDO – Ó Paulinho, podias aproveitar e tocar aí um solo de guitarra como só tu é que sabes, pá!

TODO MUNDO RINDO EM CORO: - Eheheheheheheh
……………………..

EDUARDO LAGES (mostrando os avisos de “Puxe” e “Empurre”, afixados na porta) – É mesmo, Roberto! Os avisos estão na porta. Parece impossível como o Paulinho não leu o aviso de “EMPURRE”. Se tivesse visto, não ficaria ali puxando todo o tempo.

PAULINHO (desculpando-se) – Edu, como você queria que eu lesse o aviso de “EMPURRE”, se você e todo mundo esteve sempre em cima de mim?

ROBERTO CARLOS – eheheheheh É do baril, digo, é demais! Edu, me passe aí seu celular pra falar com o Mindo, viu?

EDUARDO LAGES – Eu não tenho meu celular, nem sei quem o tem…

PAULINHO – Edu, não diga que além de sua batuta ainda vamos ter que procurar seu celular! Eheheheheh

EDUARDO LAGES – Paulinho, ninguém andou procurando minha batuta. Isso foi uma desculpa que a gente arrumou pra você por nos ter encontrado a todos no banheiro.

PAULINHO – Mas então o que vocês estavam fazendo lá no banheiro?

ROBERTO CARLOS – Paulinho, se deixe agora de bancar o curioso e veja quem tem o meu celular, carago, digo, caramba!
………………….....

-----------------------



Paulinho e Ana Paula (filha do Rei), casaram-se no dia 8 de Março de 2008. No jantar, a maioria dos convidados provou os pratos à base de bacalhau e vinhos portugueses. O pai da noiva optou por um bacalhau à lagareira bem regado com um tinto português 'Esporão Garrafeira', o seu vinho predilecto a par do também luso espumante 'Murganheira'.

------------------

A SEGUIR:

TUTUCA BORBA - Teclados


POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Olà Mindo!depois de outra barrigada de rizo com os bate papos, deves dizer que Paulinho é um grande guitarrista.E o nosso mais que tudo nao so consegui que ele chegasse à banda RC9 mas tambem o amarrou à familia assim ele ainda mais integrado està.Mindo reparas-tes na foto o urgulhoso que ele està de casar sua filha com seu guitarrista?eu so gostaria de ver o estado da malta toda convidada depois do Esporao e do Murganheira devi-a de ser lindo! mas foi uma optima escolha.Abraços

    ResponderEliminar