Guimarães 2012 já em marcha

DO TEXTO:
Plano Estratégico da Capital Europeia da Cultura foi ontem apresentado. Primeiro programa surgirá em Junho

EMÍLIA MONTEIRO

111 milhões de euros, 500 espectáculos, 1,5 milhões de visitantes. O Plano Estratégico da Capital Europeia da Cultura-Guimarães 2012 foi apresentado ontem, sexta-feira, e tem a sua aposta centrada no cidadão comum.

"Até final de Janeiro, os comissários da Capital Europeia da Cultura 2012 estarão escolhidos e, em Junho de 2010, vamos apresentar o primeiro programa", disse Cristina de Azevedo, a presidente do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães.

O Plano Estratégico Guimarães 2012 foi apresentado, ontem à tarde, na Cidade-Berço.

Vieira da Silva, o ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento, Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura, e o presidente do Instituto de Turismo de Portugal assistiram à apresentação do plano para a Capital Europeia da Cultura (CEC). Foi ainda assinado um protocolo de colaboração e divulgação entre a Autarquia vimaranense e o Turismo de Portugal para que a Capital da Cultura consiga atrair o maior número possível de turistas.

Cristina de Azevedo aponta como meta 1,5 milhões de visitantes e 500 eventos culturais só durante o ano de 2012.

Com um investimento orçado em 111 milhões de euros, 70 milhões estão destinados a obras de requalificação urbana, valorização do património e construção de novas estruturas culturais. Os restantes 41 milhões vão ser gastos na programação, promoção e comunicação dos eventos culturais.

A presidente do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães anunciou os três grandes objectivos da CEC: "Regeneração social, regeneração económica e regeneração urbana".

"Com a regeneração social pretendemos capacitar a comunidade local de novos recursos e competências de modo a estimular um envolvimento activo e participativo no projecto", referiu Cristina de Azevedo.

O reequilíbrio económico será feito, de acordo com os promotores da capital da cultura, com a transformação da economia da cidade a partir e um modelo de economia industrial, numa economia criativa, internacionalmente competitiva e geradora de emprego.

"A regeneração urbana terá por base a valorização da qualidade de vida urbana, transformando espaços de preservação passiva da memória num espaço de permanente oferta de novas e surpreendentes experiências culturais e criativas", salientou a mesma fonte.

O ex-presidente da Republica, Jorge Sampaio, presidente do conselho geral da fundação, defendeu uma cultura que saia à rua. "A comunidade inteira tem de sentir que este é o seu projecto", salientou Sampaio.

"O cerne de toda a programação deve ser o cidadão", frisou a ministra da Cultura. Gabriela Canavilhas apontou mesmo o "pólo criativo" de Londres e Madrid como o exemplo a seguir por Guimarães.

A autoridade turística nacional vai apoiar a programação da Capital da Cultura 2012 com uma verba de oito milhões de euros, disse o ministro da Economia, Vieira da Silva.

O governante adiantou que o protocolo assinado entre a entidade do turismo e a Fundação Cidade de Guimarães apoiará "projectos e iniciativas promocionais de interesse turístico constante da programação do evento" que decorre na cidade.
O acordo de financiamento - acrescentou - destina-se, ainda, a apoiar com mais dois milhões de euros a criação do Centro de Arte Contemporânea José de Guimarães, a lançar pela Câmara Municipal.

Vieira da Silva disse que as iniciativas marcadas para o evento "são uma oportunidade única para valorizar a qualidade de vida urbana e a excelência do espaço público e patrimonial".

A Capital Europeia "trará um forte enriquecimento cultural e turístico", considerou ainda.

In JN
19-12-2009


-----------------------------
Miriamdomar
Colaboradora do Splish Splash

POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários

  1. Olà Miriam!Aqui nasseu Portugal e eu tambem quaze!e por isso estou contentissimo com este projeto é uma cidade linda com muito historia.Obrigado por teres postado esta noticia faz sempre calor no coraçao ouvir falar da sua terra natal.E ja agora queria desejar a todos um feliz Natal com muita alegria saude e Amor nao esquecendo as prendinhas.Beijos e abraços para todos

    ResponderEliminar
  2. Então aqui vão os nomes dos programadores escolhidos para a Capital Europeia da Cultura 2012, em primeira mão... Rui Massena, José Bastos, Rui Horta, Paulo Brandão, Dario Oliveira, Carlos Martins, João Lopes, João Reis, só não sei os outros 3...

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo:

    Muito obrigado pela informação.

    Se souber de mais notícias sobre o evento agradecemos a colaboração.

    Abraços

    ResponderEliminar