O homem que regeu Detalhes 2.500 vezes

DO TEXTO:

A batuta do maestro Eduardo Lages, de 62 anos, acompanha o Rei há 31 anos
Jotabê Medeiros

Esta noite, à frente de 35 músicos no palco do Ibirapuera, um distinto senhor de bigodes tingidos fará aquilo que se habitou a fazer há mais de três décadas: com discrição, balanceará os diferentes elementos que, ao longo de mais de duas horas, conduzem a plateia até o encontro final com o seu ídolo.

O maestro, pianista, contrabaixista, violonista e baterista carioca Eduardo Lages faz as contas e conclui: em 31 anos ao lado do Rei, já regeu pelo menos 2.500 vezes um dos seu clássicos, Detalhes, que nunca pode faltar no repertório. "De jeito nenhum. Sempre tem que ter Detalhes. Eu já fiz uns dez arranjos diferentes para a música", confidencia.

Lages é o homem de confiança de Roberto Carlos. Ele escolhe o repertório - claro que só após a anuência do cantor. "Digamos que Roberto tem cem grandes sucessos na boca do povo. Falando objetivamente, minha função é fazer um rodízio, selecionando 14 ou 15 músicas desse lote para o rodízio. Algumas delas são fixas, nunca podem ficar de fora", explica.

O maestro diz que não adianta inventar muito. "A expectativa do público é ouvir aquelas canções do jeito que conhecem, do jeito que se lembram delas", conta. Ultimamente, portanto, Lages tem se dedicado mais à criação do show do que aos arranjos. É ele também o responsável pelo projeto Rock Symphony, que vai colocar bandas e artistas como Jota Quest, Skank, O Rappa, Marcelo D2, NXZero e Erasmo Carlos interpretando sucessos de Roberto. Esse concerto deveria ocorrer em setembro, mas por conta da intensificação da agenda do Rei, deve ficar para o início da semana que vem.

Eduardo Lages começou a estudar piano clássico aos 4 anos. Aos 13, após um acidente, teve de abdicar da carreira de solista e interromper os estudos de música clássica, e foi aí que acabou seduzido pelo cancioneiro popular. Era maestro da Rede Globo quando começou a trabalhar com Roberto. Ficou uns dez anos nos dois empregos. Ao mesmo tempo, fazia também trabalhos para outros artistas, projetos que uniam MPB e orquestra. Assim, trabalhou para Elba Ramalho, Ivan Lins, Frejat, Gil, Daniela, Ivete, João Bosco. Há alguns anos, começou a lançar discos. O primeiro, só com músicas de Roberto, chegou a disco de platina.

estadao.com.br
CADERNO2
----------------------------
Carmen Augusta
Colaboradora do Splisg Splash

POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários

  1. Minha querida madrinha parabéns pela matéria!!!
    Imagina...2500 vezes!!! Este Maestro é mesmo maravilhoso!
    O RC teve muita sorte em encontrá-lo né? Eu sempre digo, ele além de talento , profissionalismo e competência tem uma sensibilidade muito apurada...O cara é Bãooooo mesmo!!!!
    E empresta muito charme ao show do RC!!!
    Mas vem cá...Já não é a primeira vez que leio " um senhor de bigodes pintados" ...Por acaso o Maestro pinta o bigode???? rsrsrsrs
    Surge uma nova enquete:
    quem acha que o Maestro pinta o bigode?

    rsrsrsrsrsrsrsrss

    Beijos azuissss

    ResponderEliminar
  2. Oi, Guta!

    A nossa afilhada tem razão. Essa de já não ser a primeira vez que fazem referência so bigode do maestro é verdade.

    Este post já havia sido postado por ti em 22 de Agosto. De facto ontem, quanto o coloquei algo me dizia que já tinha lido a matéria, mas na dúvida publiquei. Depois do que a Con disse fui averiguar e vi.

    Deixa pra lá. Mais vale uma repetição com sentido do que...

    eheheheheh

    Abraços robertolageanos

    ResponderEliminar
  3. Olá Armindo,
    bom dia ou boa tarde!

    Desculpe o lapso amigo.
    Mas fiquei tão contente quando li a matéria no jornal online que não me lembrei mesmo que já era reportagem antiga, e colocada por mim... Coisas da idade.
    Mas como te disse, não sou eu a única a colocar coisas repetidas...
    Pense e verifique.

    Desculpe, tá?
    Mas o Maestro merece que uma matéria sobre ele seja lida um monte de vezes, e com prazer, assim como o nosso mais que tudo.

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar