Publicada por
Mazé Silva
Maria, a Mãe de Jesus e nossa MãeEstamos em maio, mês é dedicado à Maria, Mãe de Jesus. Celebramos também o Dia das Mães. Trazemos em nosso coração um sentimento especial de ternura, de suavidade e um amor especial à nossa Mãe amada.
Maria, a Mãe de Jesus e nossa mãe espiritual, modelo de esposa, de mãe e acima de tudo uma mulher de muita fé em Deus. Ela sempre foi fiel à vontade do Pai. É um exemplo a ser seguido por todos os cristãos. Fez a experiência do amor a Deus, guardou sua Palavra e cultivou uma profunda espiritualidade.
Foi uma mulher que amava a todos indistintamente e o seu amor se traduzia em ação: nos seus gestos silenciosos durante a infância de Jesus; em sua bondade nas bodas de Caná da Galiléia, quando recorreu a seu Filho Jesus em favor da necessidade dos noivos.
Durante a vida pública de Jesus, sempre o como discípula fiel sem nunca exigir atenção especial, como mãe. No calvário permaneceu firme junto à cruz; em Pentecostes, no dia da Igreja nascente estava unida aos discípulos na espera do Espírito Santo prometido por Jesus. Maria é modelo para os cristãos de todos os tempos. É a mãe por excelência, o protótipo da maternidade, Mãe
Divina e ao mesmo tempo uma criatura plena de Deus.
Quando se fala em ternura, amor, doação, nosso pensamento se volta imediatamente para a figura da mãe. Ninguém se assemelha tanto a Maria como uma mãe. Neste mês comemoramos o Dia das Mães. São elas que com sua capacidade de gerar vida testemunham a doação, colocando em primeiro plano o bem-estar e a segurança de um outro ser.
No rosto de uma mulher que assume a maternidade como mistério divino existe a manifestação de um amor incondicional. É algo que está acima de qualquer situação difícil ou de uma condição dolorosa em que se encontra o filho. A mãe ama o filho em todas as situações. Nunca deixa de esperá-lo se está longe; nada mais deseja senão reencontrá-lo, perdoá-lo, abraçá-lo, porque o amor de mãe é todo revestido de misericórdia.
Quando a mãe vê o filho em perigo, não hesita em arriscar o que for, porque o amor de mãe, por sua própria natureza, é mais forte do que a morte. Há casos verídicos, noticiados pela imprensa de uma mãe que se atirou nas águas de um rio e sem saber nadar para salvar a vida do filho, correndo o risco de afogar-se. Num ato desesperador revelou-se a grandeza do amor materno. Se isto acontece com as mães, na terra, podemos imaginar quão maior é o amor da mãe de Jesus. O amor de nossa mãe é pequeno comparado ao amor que o Espírito Santo depositou no coração de Maria a favor de toda a humanidade.
Portanto, devemos ter a convicção de que somos amados por Nossa Senhora com um amor especial e predileção. Somos chamados a viver coerentemente a partir dos exemplos da mãe de Jesus e depositar nela uma confiança materna, pois, ela é refúgio dos cristãos, auxílio dos pecadores e consoladora dos aflitos.
Que nesse domingo, todas as mães reflitam sobre sua grande missão de educadora da fé e para a vida. A nossa sociedade, as famílias esperam que as mães sejam geradoras e defensoras da vida. Um filho é dom de Deus, mas precisa ser cuidado com amor, paciência e educado nos caminhos dos valores, do respeito e da cidadania. Que cada mãe sinta o amor e a ternura dos seus filhos.
PARABÉNS, MAMÃE!
Maria na Expressão Artística
A devoção à Virgem Maria é bem anterior a Idade Média. Já aparece com alguns padres da Igreja (Patrística) e na tradição da Igreja Católica (Anunciação, Imaculada Conceição, etc...).Os Padres do deserto, especialmente os que passaram a viver no Monte Carmelo de forma radicalmente monacal, isto é, silêncio, oração, ruptura com o mundo e vida em comum, veneravam a Virgem Maria. Daí, a mais tradicional devoção mariana: - Nossa Senhora do Monte Carmelo (do Carmo)!
Séculos depois, o Frade Carmelita Frei Simão Voigt expandiu esta devoção com o escapulário.
Em Roma, no tempo do Papa Libério (352-366) foi erigido o maior templo dedicado à Virgem Maria com o título de Nossa Senhora das Neves. O Papa Libério e o patrício João tiveram em sonho uma visão da Virgem Maria solicitando a construção de uma Igreja no lugar, em que pela manhã ambos haviam encontrado a neve, apesar de ser verão. Este templo é a famosa basílica de Santa Maria Maggiore.
Todos estes acontecimentos acima vão desvelando a consciência cristã da doutrina e do verdadeiro lugar de Maria na história da Salvação dos homens em Jesus Cristo.
Artistas de diversas artes expressaram de maneira plástica, musical ou poética o tema.
As esculturas medievais mais antigas enfatizam a doutrina da maternidade divina de Maria e sua importância no campo da fé. Exemplos:
- Nossa Senhora do Leite!
- Nossa Senhora Mãe de todas as mães!
Maria tem o olhar para o alto e ao seu colo diversas imagens de mães. Realça, por sua divina maternidade, a originalidade e a importância de Maria sobre todas as mães (Museu do Machado
- Coimbra – Portugal).
- Nossa Senhora do “Ó”!
A imagem representa Maria grávida. O fato relembra a maravilha da encarnação divina de Jesus e a especial importância de Maria no mistério da Redenção dos homens. O “Ó” é a dupla expressão do “maravilhamento” tanto de Isabel com a visita de sua prima à sua casa, como de Maria através do Magnificat.
A música será o espaço sublime, onde a pessoa de Maria e sua ação na salvação dos homens em Cristo, ganhará contornos polifônicos ou solísticos originais.
A presente coletânea contribui com um acervo único de “AVES MARIAS” proporcionando aos cristãos e a todos os artistas a meditação e o arrebatamento a partir de um patrimônio não muito divulgado.
No Brasil, é conhecido e notório o poema à Virgem Maria composto pelo Pe. José de Anchieta. Na música, especialmente os compositores de Minas Gerais colonial, legaram-nos peças com temas marianos.A devoção a Maria no Brasil é bastante central e popular. As invocações e iconografias mais veneradas são:
- Nossa Senhora da Conceição Aparecida (1717);
- Nossa Senhora de Nazaré (Pará);
- Nossa Senhora da Glória;
- Nossa Senhora da Conceição;
- Nossa Senhora dos Navegantes;
- Nossa Senhora das Dores;
- Nossa Senhora do Bom Sucesso;
- Nossa Senhora da Boa Morte;
- Nossa Senhora do Bom Parto;
- Nossa Senhora dos Remédios.
E mais perto de nosso tempo:
- Nossa Senhora de Lourdes;
- Nossa Senhora de Fátima;
- Nossa Senhora das Graças.
Este CD, tão único e urgente, nos acessa a este tesouro, unindo Deus e os homens pela música e pela pessoa bendita de Maria Virgem.
Pe. João Machado Evangelho
Diretor do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro
Fundação Rio das Ostras de Cultura
R.O., 02 de abril de 2007.
Se estamos homenageando a nossa mãe maior, a vírgem Maria Santíssima, sobre a sua proteção ao mesmo tempo está sendo homenageada todas as mães que frequentam o blog Splish,Splash e a todas as mães do Brasil e do Planeta que habitamos.
Na canção do nosso Rei Roberto Carlos, poderamos ver o vídeo de todas as Nossas Senhoras, que , eu acho que na letra de sua canção, está incluído mais algumas Nossas Senhoras, que foi composta, pela grande devoção que o Rei tem à Maria a Mãe de Jesus.
Fonte:
http://planetin.blogspot.com/2009/05/mensagens-dia-das-maes-frases-cartoes.html
http://www.reflexaodevida.com.br/mensagensdiamaes.htm
Veremos o vídeo do Rei - "Todas as Nossas Senhoras.
- Obter link
- X
- Outras aplicações
2
Comentários
Comentários
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis
Obrigada Maze!
ResponderEliminarEu pensei em colocar uma materia para voce postar sobre este dia mas não deu tempo. Graças que voce sempre chega na hora com as materias. Legal o video com esta musica que gosto muito. A maéria muito boa.
Abraço e que nossa senhora sempre lhe acompanhe.
Oi Mazé!
ResponderEliminarBeleza de matéria!
Gosto nuito dessa música,ela é linda, começando já pela introdução.Eu me emociono quando a ouço, emociona mesmo, choro. Por isso nem a ouvi agora, senão não ia escrever mais nada...
Parabéns e obrigada amiga.
Beijos,
Carmen Augusta