Um sedutor em alto-mar

DO TEXTO:
Roberto Carlos inicia as comemorações dos 50 anos de carreira em cruzeiro para 3.500 pessoas, joga charme para a plateia feminina e diz que não está namorando "Vamos dividir a mesma casa. Vamos dividir o mesmo teto. Pelo menos, até a quarta-feira", disse Roberto Carlos, num sorriso maroto. Sua voz soa quente como uma cantada ao pé do ouvido. Mas suas palavras foram ditas em cima de um palco, num microfone, e endereçadas não apenas a uma mulher, mas a cada uma das aproximadamente 1.300 pessoas que lotavam o Teatro Urbino no sábado 7.Era o primeiro show dos quatro dias do cruzeiro Emoções em Alto-Mar, que percorreu o litoral do Rio e São Paulo. Ao ouvir as palavras de Roberto, as mulheres suspiravam, choravam e gritavam juras de amor, até mesmo quando acompanhadas por seus maridos. Eles, sem qualquer traço de ciúme, mostravam uma admiração mais discreta, mas também estavam emocionados em dividir o teto com o Rei. A cantada coletiva demonstra o quanto Roberto Carlos Braga continua em forma. Em abril, ele completará 68 anos de vida e 50 de carreira. Em sua biografia, Roberto considera ter começado sua trajetória em 1959, quando tinha 17 anos, por ter sido a data em que ganhou seu primeiro salário como cantor, era crooner da boate carioca Plaza, em Copacabana. Lá ele cantava das 22h às 4h sucessos como "Rosa Morena" e muitos dos LPs de João Gilberto. Roberto também gostava de interpretar "My Funny Valentine" e hits de Chet Baker. Sob o mesmo teto
O teto de Roberto Carlos é bem generoso: tem 15 andares, 272,2 metros de comprimento e 35,5 de largura. Com piscinas, bares, um teatro, um cassino, danceteria, spa, sala de ginástica, 11 salões, um freeshop, lojas e restaurantes, o navio Costa Magica, onde acontece o cruzeiro do cantor, parece um shopping center luxuoso de Las Vegas. Nesse paraíso em alto-mar, o Rei se hospedou na suíte 9206, no piso Giotto. Era uma cabine luxuosa - com 42 metros quadrados, varanda privativa, sala, closet - mas totalmente integrada às demais do navio. Como no total eram cerca de 3.500 passageiros - todos muito fãs do cantor - foi necessário manter o número da cabine em segredo. Em suas refeições, Roberto usufruiu de um serviço especial de mordomo. Sua dieta foi elaborada à base de peixes, já que ele não come carne vermelha. No sábado 7, saboreou um badejo grelhado e fez questão de elogiar a comida, agradecendo a quem lhe preparou a refeição. No domingo 8, Roberto degustou no café da manhã quatro ovos cozidos que foram comprados especialmente para ele, em Santos. No jantar, por volta das 23h30, pediu salmão grelhado, arroz e purê de batatas. Nos dois primeiros dias, Roberto também tomou sorvete, sua sobremesa favorita. Durante os dias em alto-mar, apenas uma exigência: alimentos sem sal.
A operação para o cantor se locomover pelo navio era outra curiosidade. Sua cabine ficava perto de um acesso restrito à tripulação e ele circulava pelos túneis e escadas labirínticas sempre que desejava chegar a determinado local. Para a alegria dos hóspedes, ele foi visto mais do que o esperado nas áreas comuns. Na tarde do domingo, assistiu ao show do humorista Tom Cavalcante. Só foi avistado pela maioria do público ao final do espetáculo. O navio ficou em alvoroço e uma senhora invadiu o palco para tirar uma foto do cantor na plateia. Simpático, o Rei levantou-se e fez pose para a câmera da fã. O assédio é grande, mas como a maioria das passageiras era formada por senhoras, os seguranças foram mais cuidadosos. Eles são apelidados de "seguranças do amor".
Os amores de Roberto
"Mar, amar, são praticamente a mesma palavra", disse o inspirado Roberto, durante seu show no sábado 7. Ao longo dos cinco anos do cruzeiro Emoções em Alto-Mar, que já reuniu aproximadamente 15 mil pessoas, o cantor se mostrou mais descontraído, mais leve no palco. Foi dele a ideia de um dos momentos mais vibrantes de seu espetáculo. Quando cantou "Champagne", ele quis que garçons distribuíssem à plateia flûtes para um brinde coletivo. Inicialmente, os produtores acharam a iniciativa arriscada, mas Roberto insistiu e o público foi ao delírio. Em outro momento, ao cantar "Mulher Pequena", ele dedilha os botões de sua camisa, com um close do gesto no telão. Talvez o Rei não tenha nem se dado conta, mas nesse momento os fãs perceberam que seus braços ganharam mais músculos e forma do que nos anos anteriores. "Tenho feito força", comentou. No final do espetáculo, Roberto se veste de capitão e faz a tradicional distribuição de rosas. Ele olha para quem o acena, leva a flor aos lábios e joga com cuidado. No fã-clube, há uma receita de quem pega a rosa e coloca na Bíblia nunca mais sofre dores de amores.
Aos poucos, a dor da perda de Maria Rita, há nove anos, parece estar sendo superada. Até os amigos percebem que ele está mais sorridente do que nas viagens anteriores. Fãs se perguntam se há uma nova musa inspiradora. Pessoas próximas, dizem em tom de brincadeira que não existe apenas uma, mas algumas. E que depois de anos sofrendo a perda de seu grande amor, o cantor tem se permitido redescobrir os prazeres das paixões.
Ele, porém, nega. "Não, não estou namorando", esclarece o Rei na entrevista que deu a bordo na segunda-feira 9. No cruzeiro, ele cercou-se da família. Em especial, de sua mãe, musa e grande incentivadora na carreira, Lady Laura. Estavam com ele também seus três irmãos, Lauro, Carlos Alberto e Norma, e os filhos, Ana Paula e Rafael. Sem namorada, mas nem por isso está amando menos. "Gosto de cantar o amor. Estou amando sempre. Continuo romântico e o amor faz parte da minha vida", disse. Roberto chegou a ficar enrubescido e levou as mãos ao rosto antes de responder se ele "fica", assim como os adolecentes, que beijam sem o compromisso do namoro. "Eu vivo de acordo com a época, com os dias de hoje. E faço o que é bom. Todo o mundo tem direito de ser feliz, é uma coisa normal", contou, aos risos. Ele disse também que se apaixonaria por uma mulher bem mais jovem, na faixa dos 20 anos. "A idade não tem nada a ver com o amor. O amor não se prende à idade, o coração não tem idade."
Malhação
A vaidade do Rei foi outro tema recorrente na entrevista. O cantor assumiu que fez cirurgia plástica no pescoço no ano passado, mas nunca mexeu no rosto. "Acho que tudo o que a gente pode fazer para melhorar a aparência, vale à pena. O importante é sentir-se bem. Procuro estar bem fisicamente e mentalmente e malho sempre que posso", conta. Para Roberto exercício é assunto sério. Ele até pediu aparelhos de ginástica para seu quarto no navio. "Acho que é sempre muito bom poder tirar a camisa de luz acesa na frente do espelho", diverte-se. O cantor confessa não lidar bem com o envelhecimento. "Tenho pânico da velhice. Faço tudo para evitar ou retardar a chegada dela." 50 anos de músicaPara celebrar as cinco décadas de sucesso de um dos maiores cantores da América Latina, várias festas estão sendo preparadas. No domingo 8, foi anunciado um show no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, ainda sem data marcada. Roberto ainda vai lançar um golden book, espécie de livro numerado, deve fazer um musical de Charles Möeller e Claudio Botelho e programa para ainda este ano o lançamento de um disco de músicas inéditas que está preparando desde 2008 com Erasmo Carlos. Na Rede Globo, os 50 anos da carreira de Roberto serão tratados como um evento do porte da Olimpíada. Nos bastidores, há notícias de que haverá um especial próximo de 19 de abril, quando Roberto faz aniversário. Para isso, está sendo planejado um show em que o Rei faria duetos com grandes cantoras da MPB, interpretando alguns de seus maiores sucessos. Outro projeto em vista é uma exposição sobre sua vida e obra na Oca, em São Paulo. As comemorações vão se estender até o ano que vem e dois cruzeiros para 2010 já estão programados. Para encerrar, uma biografia oficial também deverá chegar aos fãs até o próximo ano. Sorridente e de bem com a vida, o Rei parece mesmo querer seguir navegando por um oceano de emoções durante muitos anos.
Revista ISTOÉ Gente
Texto: Ana Carolina Soares e Thaís Botelho

POSTS RELACIONADOS:
6 Comentários

Comentários

  1. Olá, Guta!

    Excelente matéria que nos dá uma perspectiva de tudo quanto aconteceu no Costa Mágica.

    Abraços robertocarlisticos

    ResponderEliminar
  2. Olá minha amiga Carmen!

    Você o Armindo estão mesmo de plantão pra ver as notícias pra trazer para o SPLISH, SPLASH!

    Adorei tudo o que está nos mostrando através dessas postagens maravilhosas.

    Realmento o Rei será um eterno sedutor, pois pra ele o amor fala mais alto.

    Deve ter sido um delírio esse cruzeiro, pois o Rei falando tanto de amar junto ao mar, pra que coisa mais romântica!

    Adorei, que peninha nós não estávamos lá!

    Parabéns pela matéria e um beijão da amiga,

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo blog,muito bom atualíssimo,tranzendo sempre notícias do nosso Rei Roberto CArlos,e fotos maravilhosas são essas rsrsrsr????

    Abraços
    Carlos André
    pareinacontramao.zip.net

    ResponderEliminar
  4. Oi patrãozinho querido!

    Que bom que estou agradando...
    Esse "excelente" seu é animador.
    Fico contente e nem sabes o quanto!

    Obrigada.

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  5. Oi Mazé!

    Realmente amiga esse Cruzeiro deve ter sido o delírio...

    Ai meu Deus, porque eu não estava lá? Puxa vida o danado do sedutor, dessa vez andou, apareceu por todo lado, beijou todo mundo, e eu aqui em casa com meus problemas...
    Não é justo, Senhor...

    Ai,fazer o que né amiga. Nossa vez há de chegar.
    Vamos esperar, sonhar, enquanto isso vamos vivendo...

    Obrigada amiga.

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  6. Olá Carlos André!

    Em nome do nosso patrãozinho agradeço o elogio.
    Mas o Splish Splash, realmente está um arraso...

    Obrigada pela visita e apareça sempre.

    Um beijo,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar