ROBERTO CARLOS E A PREOCUPAÇÃO COM A NATUREZA

DO TEXTO:
A DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA - CONSEQUÊNCIAS E A CANÇÃO DO REI GRAVADA EM (1989) COM O MESMO TÍTULO – AMAZÔNIA
A Amazônia, tem tirado o sono de muita gente. Alguns perderam o sono pela ganância. Maquinando, sempre, como ganhar mais dinheiro explorando a floresta. Roberto sempre teve uma preocupação, com os problemas que envolvem a humanidade de uma forma em geral.
Suas canções são associadas ao amor, à poesia, a sensibilidade, a doçura e a solidariedade. Nunca se apegou ao modismo, traçou seu rumo, e por ele segue deixando um rastro de canções que falam desses valores citados, como o amor, a solidariedade e a confiança no amanhã.
Entre os temas abordados em suas músicas, está a fé e outra temática que fala em suas canções, que é a natureza, tema importante e sempre lembrado pelo cantor. Em 1976, muito antes da Ecologia, entrar na ordem do dia de todos os povos e continentes, Roberto compôs “ O progresso”, um hino de PRESERVAÇÃO À NATUREZA.
Outras alertas em forma de canção, seguiram-se tendo a caça predatória( As Baleias ) e a exploração dos recursos naturais ( A Amazônia ) e a poluição ente os assuntos abordados. Mesmo tendo levantado assuntos tão polêmicos, Roberto fez questão de nos lembrar com a música “Seres Humanos“, que:
“Somos seres humanos” Só queremos a vida mais linda Não somos perfeitos ainda! Isso tudo sem contar de uma que permeia toda sua obra, que é “ O Amor”. A AMAZÔNIA - QUEIMADAS
É a maior floresta tropical do planeta. - Estende-se por uma área de 6,4 milhões de quilômetros quadrados na América do Sul.- 63% no Brasil e o restante estão distribuídos no Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.- Abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e grande parte do Maranhão.
A Amazônia Legal correspondente a cerca de 61% do território brasileiro (5.217.423 km2). Possui uma baixa densidade demográfica.- Guarda cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo.O Rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água..
Megabiodiversidade : é rica em espécies vegetais e animais. - A floresta absorve carbono diminuindo as consequências das mudanças climáticas globais.
Enorme potencial de plantas a serem descobertas para uso farmacêutico, cosmético, químico, alimentar, etc. desmatamentos, queimadas, madeireiras predatórias, expansão da fronteira pecuária e agrícola (soja principalmente no Mato Grosso), fiscalização insuficiente, impunidade, caça e pesca sem controle, contrabando de animais.
A floresta é vulnerável aos efeitos do aquecimento global. Amazônia apresenta uma grande variedade de ecossistemas, dentre os quais se destacam: matas de terra firme, florestas inundadas, várzeas, igapós, campos abertos e cerrados.
Conseqüentemente, a Amazônia abriga uma infinidade de espécies vegetais e animais: 1,5 milhão de espécies vegetais catalogadas; três mil espécies de peixes; 950 tipos de pássaros; e ainda insetos, répteis, anfíbios e mamíferos. . A destruição de florestas tropicais, além de reduzir a biodiversidade do planeta, causa erosão dos solos, degrada áreas de bacias hidrográficas, libera gás carbônico para a atmosfera, causa desequilíbrio social e ambiental. A redução da umidade na Amazônia faz reduzir as chuvas na região centro-sul brasileira.
A AMAZÔNIA, UMA FLORESTA EM EXTINÇÃO
Maior parte do desmatamento na região ocorre em pequenas áreas. Se o ritmo atual de desmatamento for mantido, parte do potencial florestal brasileiro corre o risco de desaparecer antes mesmo de se tornar conhecido, e o Brasil pode nunca se beneficiar do potencial da Amazônia – que está desaparecendo num ritmo contínuo e acelerado.

O risco de extinção é claro e pode comprometer o desenvolvimento científico e a saúde de todo o planeta. Acabamos de comemorar o menor desmatamento da Floresta Amazônica dos últimos três anos: 17 mil quilômetros quadrados. É quase a metade da Holanda. Da área total já desmatamos 16%, o equivalente a duas vezes a Alemanha e três Estados de São Paulo. Não há motivo para comemorações.

A Amazônia não é o pulmão do mundo, mas presta serviços ambientais importantíssimos ao Brasil e ao Planeta. Essa vastidão verde que se estende por mais de cinco milhões de quilômetros quadrados é um lençol térmico engendrado pela natureza para que os raios solares não atinjam o solo, propiciando a vida da mais exuberante floresta da terra e auxiliando na regulação da temperatura do Planeta.
Depois de tombada na sua pujança, estuprada por madeireiros sem escrúpulos, ateiam fogo às suas vestes de esmeralda abrindo passagem aos forasteiros que a humilham ao semear capim e soja nas cinzas de castanheiras centenárias.
Apesar do extraordinário esforço de implantarmos unidades de conservação como alternativas de desenvolvimento sustentável, a devastação continua.
Mesmo depois do sangue de Chico Mendes ter selado o pacto de harmonia homem/natureza, entre seringueiros e indígenas, mesmo depois da aliança dos povos da floresta “pelo direito de manter nossas florestas em pé, porque delas dependemos para viver”, mesmo depois de inúmeras sagas cheias de heroísmo, morte e paixão pela Amazônia, a devastação continua.
CONTINUAMOS UM POVO IRRESPONSÁVEL
O desmatamento e o incêndio são o símbolo da nossa incapacidade de compreender a delicadeza e a instabilidade do ecossistema amazônico e como tratá-lo.
Assim, deve-se implementar em níveis Federal, Estadual e Municipal A INTERRUPÇÃO IMEDIATA DO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA. JÁ! É hora de enxergarmos nossas árvores como monumentos de nossa cultura e história.
A AMAZÔNIA ( GRAVADA EM 1989 )
Composiçao de Roberto e Erasmo Carlos
Tanto amor perdido no mundo
Verdadeira selva de enganos
A visão cruel e deserta
De um futuro de poucos anos
Sangue verde derramado
O solo manchado
Feridas na selva
A lei do machado
Avalanches de desatinos
Numa ambição desmedida
Absurdos contra os destinos
De tantas fontes de vida
Quanta falta de juízo
Tolices fatais
Quem desmata, mata
Não sabe o que faz
Como dormir e sonhar
Quando a fumaça no ar
Arde nos olhos
De quem pode ver
Terríveis sinais
De alerta
Desperta
Pra selva viver
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, inssônia do mundo
Todos os gigantes tombados
Deram suas folhas ao vento
Folhas são bilhetes deixados
Aos homens do nosso tempo
Quantos anjos queridos
Guerreiros de fato
De morte feridos
Caídos no mato
Como dormir e sonhar
Quando a fumaça no ar
Arde nos olhos
De quem pode ver
Terríveis sinais
De alerta
Desperta
Pra selva viver
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Amazônia, insônia do mundo
Fonte:
POSTS RELACIONADOS:
18 Comentários

Comentários

  1. Olá Mazé!

    Bonita Matéria!
    Há muitos anos que o Roberto, mostra a sua preocupação, pela natureza, nas suas canções.
    Agora, mais do que nunca, a preocupação é geral, pois falam muito, no aquecimento global, mas não vejo, muita coisa a ser feita.

    Parabéns pelo post.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Ola Mazè!tudo bem?sabes que eu eprecio muito os teus posts sempre te referes em assuntos importantissimos que diz repeito o homem e à natureza.E tu fazme recordar a minha ultima professora que éra como tu és uma mulher excepcional.E como tu sabes muito bem a falta de juizo do homem hoje qual é:pois é exatamenta a falta daquelos valores em que te referes no teu post interior.Enquanto o homem nao se mentalizar que sem esses valores nao viverà seguro, nao respirarà ar puro, e nao garantizarà o seu futuro!para falar de coisas mais positivas a cançao do nosso rei e o video estao de maravilha gostei muito do teu post de A a Z abraços fortes.

    ResponderEliminar
  3. Olá Minha amiga Dina!

    O nosso Rei há muito se preocupa com a Ecologia, mostrando através de suas músicas, que marcam épocas e que ficam mesmo em nossa memória, pelo seu teor de riqueza, onde a sensibilidade que o Rei tem, deixa transperecer sempre nas letras de suas canções!

    Realmente, Dina, o homem valoriza mais o seu bem próprio presente, os bens materiais sem pensar que no futuro, vai haver CONSEQÊNCIAS DESASTROSAS, COMO JÁ PODEMOS CONSTATAR, COM O CLIMA DA TeRRA SUBINDO( o aquecimento global) A CADA ANO.A ÁGUA DO PLANETA DESPERDIÇADA, E NÃO IMAGINAM QUE PODEREMOS DAQUI HÁ ANOS FICAR SEM A ÁGUA POTAVEL.

    O desenvolvimento tcnológico melhora o bem estar do homem, mas contribui a cada dia para o desequilíbrio ecológico, trazendo danos irreuperáveis para o Planeta e para a humanidade.

    Obrigada pelo seu carinho e por ter gostado do meu post e que se formos comentar a fundo, daria outro post.Rsrsrsrrs.

    Beijos da amiga.

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  4. Olá meu querido manuel!

    estou bem, graças à Deus e espero que você também esteja.Ficou melhor ainda depois de ver o seu belíssimo comentário, como sempre valorizando e com elogio e carinho.

    Achei interssante, você recordar de sua últma professora, por causa do meu post! Rsrsrsrs.

    Quanta gentileza a sua Manuel! E sinto-me orgulhosa de você ser um admirador do que eu posto aqui no blog e sentir da importância para o homem e para o meio ambiente.

    Eu ri, quando disseste que o homem não tem juizo, por isso, não possui os valores humanos essenciais na convivência com o outro.

    Fiquei até sem palavras, diante de tanta amabilidade e reconhecimento de sua parte, pelo que tento mostrar aqui no blog.

    O meu muito obrigada de todo coração e percebo que és uma pessa sensível e generoso com as pessoas do seu convívio. Muito bonito de sua parte!

    Beijos de sua amiga que te admira muito também!

    Mazé Silva.

    ResponderEliminar
  5. Oi Mazé!

    Um Homem Especial como Roberto Carlos, se preocupa com a Natureza.
    Mas os homens normais,com os cargos e os poderes à eles conferidos, pouco ligam, pouco fazem.

    Parabéns!Bela postagem.

    Um abraço da robertodependente,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  6. Mazé querida...Como sempre você nos encantando!!! Linda matéria...Precisamos sim ter consciência ecológica...Quando o homem irá aprender a respeitar a natureza???Não somos perfeitos??? Mas a natureza é...Portanto vamos deixá-la seguir seu curso em paz!!!
    Amiga parabéns pela matéria e parabéns pelo dia de hoje!!!
    Feliz aniversário!!!!
    Paz, saúde , amor. que Deus a abençoe sempre!!!

    Beijos azuisss

    ResponderEliminar
  7. Olá minha amiga!

    Pois é Carmen, é triste sabermos que a humanidade não está preocupada com a destruição da natureza,mas quer usufruir da tcnologia do desenvolvimento, da modernidade e não se preocupa em conciliar o progresso com a Ecologia, para que aconteça o Desenvolvimento sustentável.

    O homem é um devastador sem escrúpulos, sem temer o que poderá aconter de catástrofes em consequência do uso indevido de elementos que a tcnologia lhes proporcionou.

    Obrigada pelo seu comentário!

    Envio-te também um beijo robertocarlístico!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  8. Minha amiga Con!

    Acredita, que eu ia deixando despercebida da sua mensagem, pulei e fui logo comentar o da tua madrinha Carmen? Rsrsrsrs.

    Não posso, esquecer da minha amiga querida!

    Obrigada pela linda mensagem de aniversário que deixou pra mim no blog do Maestro e vir aqui comentar tão carinhosamente a minha matéria e desejar-me os parabéns mais uma vez!

    Se todos tivessem um pouquinho de cuidado com o meio ambiente, a natureza, não estaria tão agredida, ao ponto de poder observamos desastres ecológicos visíveis claramente aos nossos olhos, mas para os que não tomaram consciência de que o problema está se agravando com o futuro do nosso Planeta precisa de um alerta maior e o Rei fala em sua canção que postei, " Amazônia", terríveis sinais de alerta, desperta, pra selva viver!

    Linda essa canção, não é? Além de transmitir essa bela mensagem Ecológica!

    Amiga, obrigada mais uma vez pelas palavras carinhosas e amávéis e pela linda homenagem ao meu ANIVERSÁRIO!

    Beijos da amiga que muito lhe estima!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  9. Olá Mazé!

    Pelo que percebi, faz anos hoje.

    Muitos parabéns e seja por longos anos, com muitas alegrias e principalmente muita saúde.

    Feliz Aniversário.

    Beijos Grandes da amiga Dina

    ResponderEliminar
  10. Olá Dina minha amiga!

    Obrigada pelas felicitações, só que aniversriei no dia 22 de janeiro, mas as meninas que escreveram na madrugada pensando que ainda era 22 e já era 23 de janeiro! Rsrsrsrs.

    Fico agradecida pelas palavras lindas e desejo tudo de bom pra você também.

    Beijos da amiga de sempre!

    Mazé Silva.

    ResponderEliminar
  11. Olá, Mazé!

    Parabéns pelo post!

    Este é um dos gritos de alerta de RC pela Terra e pela Vida.

    E tu soubeste interpretar muito bem a mensagem ao apresentares aqui este belíssimo texto.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  12. Olá meu amigo!

    Estava sumido e todos já estavam com saudades de ver suas lindas palavras aqui nesse cantinho nosso, o melhor blog do mundo! Rsrsrsrs.

    É patrãozinho, o Rei sabe o que diz e o que escreve pra sensibilizar a humanidade dos descasos que o próprio homem tem com a natureza!

    Mesmo diante de tanta alerta a favor da Ecologia, inclusive através de várias canções do Roberto com as mesmas temáticas, as pesssoas não procuram amenizar o desgaste que tem proporcionado pelo uso indevido dos bens tecnológicos para que não aconteçam os futuros problemas, causando o desequilíbrio ecológico.

    Que bom você ter gostado do meu post. Agradeço aqui o seu belíssimo comentário.

    Um beijo da amiga de sempre.

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  13. excelente este post!
    um local que gostaria de visitar Amazonia. se não me despacho, quando lá chegar não encontro nada e é triste que assim seja.
    obrigada por toda a informação aqui contida, o video já tinha visto e adorei

    ResponderEliminar
  14. Escarlate, obrigada pela visita a meu post!

    Que bom você gostou das informações e do vídeo também, que apesar de já ter visto, valeu a pena ver novamente, não foi?

    A natureza é linda e vale mesmo contempla-la e preserva-la!

    Beijos!!!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  15. Eu não conseguia deixar de comentar este post!
    Parabéns!
    Pena que toda a informação contida neste post, não chegue ao conhecimento de mais pessoas!
    A desflorestação da Amazónia ,é um dos maiores crimes que se está a cometer !Comprometendo sériamente, o futuro das gerações vindouras!
    Eu creio firmemente que a Amazónia possui, a solução ,para muitos males que atingem o ser humano!
    Um dos meus sonhos, é conhecer a Amazónia e o seu povo!
    Acho que quando conseguir realisar esse sonho , vou ficar com o coração apertado !:(

    ResponderEliminar
  16. Olá, Miriandomar!

    Obrigada por ter achado este post interessante.

    Também concordo contigo, que seria se muitos conseguissem ler um assunto tão importante e de alerta para a hunanidade como esse!

    Quem sabe um dia você tenha oportunidade de conhecer a Amazônia.

    Beijos e volte sempre.

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  17. Olá Mazé td bem? Gostei muito de seu post. Notei q mencionou q ao contrario do q muitos pensam a Amazonia nao é o pulmão do mundo e tambem ja falei sobre isso em meu blog. Gostaria de mencionar outra linda cação do rei q fala do tema ecologia bem ants d muitos despertarem p o problema. Trata-se de "o ano passado", voce deve conhecer! alem d tudo muito linda! quando tiver um tempinho assista os videos q criei para o progresso e as baleias:

    http://www.youtube.com/watch?v=Vxx89Q73Gxo&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=mcV3mxjOL8Y&has_verified=1

    parabens pelo blog!

    ResponderEliminar
  18. O Roberto fez uma música para As Baleias, que por sinal muito linda e triste. Segue um trecho:"...O gosto amargo do silêncio em sua boca
    Vai te levar de volta ao mar e à fúria louca
    De uma cauda exposta aos ventos
    Em seus últimos momentos
    Relembrada num troféu em forma de arpão."

    ResponderEliminar