REISADO OU FOLIA DE REIS

DO TEXTO:

ORIGEM

Folia de Reis é um festejo de origem
portuguesa, introduzido no Brasil Colônia no século XIX, ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. É um espetáculo popular das festas de Natal e Reis, cuja ribalta é a praça pública, a rua, mas às vezes pode ser apresentado em residências.

FOLIA DE REIS OU REISADO, constitui um dos mais originais folguedos folclóricos. É uma folia conhecida em Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, desde alguns anos, na Guanabara. No interior, é uma dança do período natalino em comemoração ao nascimento do Menino Jesus e em homenagem aos Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mira, que representam as três dimensões de Cristo (realeza, divindade e humanidade).

Esta festa tem sua origem primária na Festa do Sol Invencível, comemorada pelos romanos e depois adotada pelos egípcios. A festa romana era comemorada em 25 de dezembro (calendário gregoriano) e a egípcia em 6 de janeiro. No século III, ficou estabelecido que dia 25 de dezembro se festejaria o nascimento de Cristo e 6 de janeiro, dia dos Reis.

A característica principal do reisado está no uso de muitos adereços, trajes com cores quentes e chapéus ricamente enfeitados com fitas coloridas e espelhinhos.
O Reisado se transformou num elemento de auto-estima na formação da identidade brasileira. Onde, também, é conhecido pelo nome de Reis, Reis de Congo, Boi de Reis, Folia de Reis e muitas outras denominações.

FOLIA DE REIS

Durante 12 dias, a partir do natal – até 6 de janeiro, o Alferes da Folia, chefe dos foliões, pode bater à sua porta a qualquer momento, de manhãzinha, seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos barulhentos.

Vai despertar quem estiver dormindo, pedir permissão para entrar, tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis, uma festa popular que ainda sobrevive em cidadezinhas brasileiras. Vai oferecer uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos, enquanto, do lado de fora, os palhaços vão dançar ao som do violão, do pandeiro, do cavaquinho, recitando versos.
Esta festa comemora o nascimento de Cristo. Seu enredo lembra a viagem que os três Reis Magos - Baltazar, Belchior e Gaspar - fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus, que levaram ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo (realeza, divindade e humanidade). Os palhaços, vestidos a caráter e coberto por máscaras, representam os soldados do Rei Herodes, em Jerusalém.

Os foliões abrem alas com uma bandeira, que - dizem!- é abençoada e protege das más influências. Depois de 12 dias de jornada, o dinheiro arrecadado é gasto em comes e bebes para todos. ligado às comemorações do culto
católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Monumento aos Reis Magos em
Natal, atesta a tradição dos Santos Reis
No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos.

Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da acordeon, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.

As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões.

O CANTAR DOS REIS
O cantar dos reis é uma antiga tradição celebrada no dia de Reis. Grupos chamados de "reiseiros", agrupavam-se conforme a categoria profissional para as celebrações: Viam-se troupes dos caixeiros, de limpadores de chaminés, de feirantes, de instrumentistas, de doutores, de moradores, e até de estrangeiros qe invocavam os reis Magos. Durante a noite do dia 6 de Janeiro estes grupos percorriam as ruas da cidade dançando e tocando em procissões e cantavam às portas das casas.

Em 1882, pelos Reis, há noticia de que "nas ruas da cidade arruavam zabumbas, ferrinhos e as
gaita-de foles anazaladas, exclusivas dos carrejões galegos".
Durante as celebrações tinha lugar uma
pantomina e uma espécie de auto dos Reis.

CANÇÕES
Em algumas regiões as canções de Reis são por vezes ininteligíveis, dado o caos sonoro produzido. Isto ocorre quase sempre porque o ritmo ganhou, ao longo do tempo, contornos de origens africanas com fortes batidas e com um clímax de entonação vocal. Contudo, um componente permanece imutável: a canção de chegada, onde o líder (ou Capitão) pede permissão ao dono da casa para entrar, e a canção da despedida, onde a Folia agradece as doações e a acolhida, e se despede.


Em Salvador, a preparação é na Igreja da Lapinha.Na terça-feira, ternos de reis percorrem ruas e praças do Centro Histórico

O tríduo prossegue até a terça-feira (6), data dedicada aos Reis Magos no calendário cristão, com a celebração de missas, das 6h às 8h na Igreja da Lapinha.

Na terça-feira, ternos, ranchos e pastores de reis percorrerão ruas e praças do Centro Histórico, reproduzindo a cena dos três Reis Magos ao presentearem o Menino Jesus com incenso, ouro e mirra.
Entidades que misturam teatro popular e preceitos religiosos, os ternos são a principal atração da Folia de Reis em Salvador. O desfile será finalizado em frente à Igreja da Lapinha, diante do presépio vivo montado por moradores da comunidade.

A festa contará com 70 barracas de comidas e bebidas típicas e apresentações de grupos folclóricos no bairro. Serão instalados 13 sanitários químicos, sendo quatro masculinos e nove femininos, que funcionarão ininterruptamente até o dia 6.


FOLIA DE REIS COMEÇA EM FORTALEZA


Planalto Pici, um bairro de Fortaleza, grupo de reisado do Espaço Cultural Frei Tito de Alencar, já na 18ª edição, conta com a participação de jovens e crianças. Grupos aproveitam a tradição do reisado para arrecadar alimentos não perecíveis e doá-los às famílias carentes, que já se tornoutradição e consciência social.

A Folia de Reis, é mais que uma mera manifestação cultural. Na periferia da Capital, grupos se reúnem para resgatar as raízes da vida interiorana e ajudar a quem precisa. Durante essa semana, vários grupos de reisado estarão entoando canções em troca de alimentos ou qualquer outro donativo.

NA CHEGADA ELES ANUNCIAM:


Meu senhor dono da casa
Abra a porta e ascenda a luz
Venha dar a santa esmola
Em nome de Jesus.

A depender da manifestação ou não dos moradores, eles continuam:

Esta casa está bem feita
Por dentro por fora não
Por dentro o cravo de rosa
Por fora manjericão.


SITES:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=500617

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL941769-5598,00FOLIA+DE+REIS+COMECA+NESTE+SABADO.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Folia_de_Reis

VÍDEO - REISADO OU FOLIA DE REIS


POSTS RELACIONADOS:
16 Comentários

Comentários

  1. Ola mazé! pele que vejo voces ai no Brasil ainda guardam bonitas tradiçoeis. Olha sabes que eu tenho em recordaçao o ultimo natal e ano novo que passei em Portugal tinha eu 10 anos fiz parte de um grupos de amigos onde saimos cantar as tais reisadas mas,parece me que enflizmente em Portugal estas tradiçoes se estao perdende é pena!mais uma vez todos os Brasucas estais de parabens.Abraços com reisotas.

    ResponderEliminar
  2. É muito bonita a folia de reis!!!
    Parabéns Mazé por nos trazer estas informações...
    É uma pena que em Portugal esta tradição esteja acabando, aqui no Brasil é muito forte principalmente no interior e na região norte e nordeste.
    Eu adoro!!!! Acho lindo demais!!!

    Beijos azuissss

    ResponderEliminar
  3. Nobre colega Mazé,

    Desde o dia primeiro que toda a noite um grupo desfila pelo bairro onde moro. É uma festa que ainda se preserva. Por aqui a musica cantada foi essa que você citou. Muito bom o seu reisado.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Mazé!

    Por aqui em alguns bairros a tradição ainda se preserva.
    Já presenciei e acho muito bonita e interessante.
    Parabéns!
    Um abraço,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  5. Olá, Mazé!

    Parabéns pela matéria.

    Aqui em Portugal diz-se "cantar as janeiras", mas tal como disse o Manuel são tradições que infelizmente se vão perdendo e é pena.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Rapaz, e eu que ainda não tinha vindo aqui... Que bacana este blog, hein? Cultura, informação e entretenimento. Que bom! Parabéns aos seus idealizadores!

    Amigo Armindo, deixei uma pequena mensagem pra você de aniversário(atrasaaaaaaaaaaaado) no blog do maestro, ok??

    Abraço,bicho!

    ResponderEliminar
  7. Olá Mazé!
    Gostei muito de conhecer as vossas tradições, do Natal ao Dia dos Reis.
    Nós em Cabo-Verde também festejamos, mais não tão longo assim. Começa no dia 31 de Dezembro, vai até ao dia 1 durante todo o dia. E novamente no dia 5 ao dia 6 de Janeiro. Há muitos grupos nas salas de baile, cada um escolhe um nome para o grupo, onde vestem a rigor, ou seja os homens, mandam fazer fatos, iguais.Há tocadores que tocam violino, cavaquinho, violas e mais. As damas, são qualquer rapariga que queira participar ou é convidada por um grupo. As damas permanecem nas salas e os Srs que formam os grupo, saem e dirigem para as outras salas dançando, com as damas que ficam sempre lá. Tocam e dançam até de manhã. Na manhã do dis seguinte, saem e entram em algumas das casas, tocando, cantando e dançando.São preparadas bolos, bebidas e canjas para oferecerem aos grupos.As crianças, no dia e na véspera, é que saem a cantar as janeiras e a ilha toda prepara doces, troca moedas, esperando que apareça algum grupo de crianças a cantar as janeiras.
    É assim cada um com a sua tradição. Se algum cabo-verdiano, ver esse meu comentário, me desculpem porque não sei se expliquei bem.
    Beijos da Dina Ramos

    ResponderEliminar
  8. Meus queridos amigos do Blog!

    Quero pedir desculpas pelo atraso em vir aqui responder os comentários de vocês.

    Sei que tem gente que talvez possa imaginar que estou fazendo descaso de vocês, mas é que eu estive muito doente e estou ainda recuperando-me e mais outros problemas particulares que dificultaram a minha entrada na net até mesmo em outros blogs que costumo comentar , no orkut, também andei afastada.

    Estou de volta pra junto com vocês colaborar com esse blog que está um espetáculo, eu digo, pra lá de bom!

    Conto a compreensão de todos!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  9. Oi, Manuel!

    Que pena, muitas tradições que lembram o folclore português está desaparecendo. Aqui tem muitos lugares no interior e até mesmo em Fortaleza, ainda contiua com grupos que festejam o dia de Reis segunda manda a tradição.

    Quando criança eu tinha medo quando eles surgiam pois eu não sabia direito o que andavam fazendo e fui acostumando com as vestimentas bem enfeitadas e músicas bem animadas.

    Beijos!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  10. Olá minha amiga Con!

    Que bom você gostou!

    Realmente é uma tradição que ainda preservamos e que eu também gosto e admiro pela beleza como eles festejam e cantam tão animadamente!

    Beijos da amiga

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  11. Meu querido Marley!

    Pois, é essa canção que citei ao falar do Reisado em Fortaleza, é muito conhecida por nós daqui da cidade alencarina e outras cidades do interior.

    Ainda bem que ainda preservamos essa cultura que faz parte do nosso folclore.

    Obrigada pelo comentário e por ter gostado!

    Beijos da amiga!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  12. Olá Carmen!

    Obrigada pelo seu comentário e é bom saber que na Região Sudeste também festejam a folia de Reis.

    Eu também gosto e admiro aqueles que continaum preservando as suas tradições!

    Um beijo!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  13. Oi, Armindo!

    Obrigado por ter gostado da matéria!

    Que pena esssa cultura de origem lusitana não se vê mais no seu país.

    Não conhecia essa de " As Janeiras", engraçado!

    Nos interiores até na capital ainda continua viva essa tradição.

    Um beijo!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  14. OLá minha querida Dina!

    Goatei muito de sua explanação, pois dá pra fazer outro post! Rsrsrs.

    Bastante interessante a maneira como é festejada a Folia de Reis aí e que possui o mesmo nome de Portugal como falou o Armindo e você agora, " As Janeiras".

    Pelo visto, tens um bom conhecimento de sua tradição folclórica, pela forma bem explicita que colocaste a sua exposição do tema abordado.

    Um beijo da amiga!

    Mazé Silva.

    ResponderEliminar
  15. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderEliminar
  16. Amigo Anónimo, obrigado pela participação.

    Esperamos vê-lo por aqui mais vezes.

    Abraços

    ResponderEliminar