O PRESIDENTE NEGRO

DO TEXTO:
Para a maior parte do público leitor brasileiro, Monteiro Lobato (1882-1948) é lembrado pelos episódios da série O Sítio do Pica Pau Amarelo. Muitos, porém, desconhecem a “obra para adultos” que Monteiro Lobato escreveu, tão importante quanto sua literatura infanto-juvenil. Nestas obras Lobato discute os grandes temas da sua época, e como intelectual que foi, usa da literatura para se posicionar perante a sociedade brasileira. Nacionalista, desenvolvimentista e muitas vezes acusado de preconceituoso, suas idéias provocam polêmica ainda hoje, e seus livros continuam sendo alvo de intensos debates entre pesquisadores e leitores atentos.

Entre estes livros polêmicos de Monteiro Lobato está um intitulado “O Presidente Negro”. Originalmente publicado em 1926, como folhetim, no jornal A Manhã, (onde recebeu o título de “O Choque das Raças”, hoje seu subtítulo), “O Presidente Negro” é uma obra duplamente curiosa: primeiramente por se tratar de uma ficção científica, gênero pouco cultivado entre os escritores brasileiros; e em segundo lugar porque em sua trama retrata o debate científico e intelectual vigente nas primeiras décadas do século XX.

Basicamente a história gira em torno de três personagens: Ayrton, o medíocre funcionário de um escritório; Benson, o sábio que cria o Porviroscópio, uma máquina capaz de mostrar os acontecimentos futuros; e Miss Jane, a bela e inteligente filha de Benson.

Depois de sofrer um acidente, Ayrton passa a conviver com o professor Benson e sua filha, pela qual se apaixona. O sábio mostra a Ayrton sua invenção: uma máquina capaz de mostrar o estado da humanidade em tempos futuros. Ao falar do futuro, Monteiro Lobato dá vazão a toda a sua criatividade e, por que não dizer, preconceito. Imagina um futuro onde os jornais não serão mais lidos no seu formato tradicional, em papel, mas em monitores luminosos existentes em cada casa (sim, a Internet está aí!); onde a roda virará peça de museu e onde a eugenia estará presente no cotidiano das sociedades, moldando pessoas saudáveis e ordeiras. Ao falar da sociedade estadunidense, Lobato, através da personagem Miss Jane, falará de uma eleição para a presidência dos Estados Unidos em que os candidatos serão um conservador branco, uma mulher com ideais feministas e um negro (isto lembra alguma coisa?). Em “O Presidente Negro” esta eleição acontece no ano de 2228, em nosso mundo real as atuais prévias eleitorais nos Estados Unidos têm como candidatos um conservador branco (John McCain), um negro (Barack Obama), e uma mulher (Hillary Clinton); cenário bastante próximo àquele pintado por Lobato no romance que publicou em 1926.

Por todo este curioso exercício de futurologia, e por apresentar-se como revelador do pensamento intelectual, político e científico da época em que foi escrito, vale a pena ler “O Presidente Negro”.

Da Wikipédia:
José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 — São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi o "precursor" da literatura infantil brasileira e ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, o que seria aproximadamente metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de inúmeros e deliciosos contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, prefácios, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro e um único romance, O Presidente Negro, que não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças.
POSTS RELACIONADOS:
12 Comentários

Comentários

  1. Olá, Guta!

    Ena, pá!

    Assim, com matérias destas, tão a propósito, é fácil ser-se o melhor blog do mundo.

    E depois, a menina Carmen Augusta ainda tem o desplante de vir aqui comentar que eu não fui despido, digo, despedido pelas minhas empregada.

    Imaginem! Quem é que há uns anos atrás iria pensar que em 2008 eram os empregados que despediam os patrões?

    É dum gajo ficar negro, digo, rôxo, só de pensar! eheheheheh

    Um beijo do patrão!

    ResponderEliminar
  2. Oi patrãozinho querido,
    não interprete mal meu comentário... Brincadeirinha...
    E obrigada por ter gostado da matéria, e principalmente pelo "menina"...
    Mil beijos da sua funcionária e amiga,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  3. É bastante curioso.
    Tenho de ler.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Nobre colega Carmen,

    Que às vezes é Guta, trouxe uma matéria muito oportuna. Monteiro Lobato e Obama: É a ficcção do passado com a realidade presente.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Nobre colega Marley,

    obrigada pelo comentário.
    Seus comentários são sempre ótimos.

    Gosto de você. Outro dia a Mazé me contou que vocês se encontraram lá em Fortaleza. E eu perguntei para ela: como é o Marley? Aí tive uma descrição resumida de você...

    Quanto ao Guta,é como me inscrevi no Portal. Um apelido carinhoso dado por uma tia,e só ela me chamava assim. Agora minhas netas me chamam de vovó Guta...

    No começo lá no Portal,por receio, não deixava meu nome aparecer, só o apelido, e assim fiquei conhecida,Guta...
    Gosto dos dois, claro.
    Um abração,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  6. Matéria impecável, começando pela sua introdução, onde nos lembra o nosso querido escritor, Monteiro Lobato.

    Lobato, em seus divesos aspéctos ou linhas de pensamento, algumas voltada para a infância, a juventude e de outo lado, mostrava-se um ser político, preocupado com o desenvolvimento social e econômico e igualdade de raças, mas que diante de seu posicionamento, dava-se impressão de preconceito.

    Uma grande coincidência um de seus livros envolvendo fatos fictícios, como temas abordados no século XX como o desenvolvimento científico e tecnológico, pelo apogeu do capitalismo financeiro, gerando conflitos entre as nações consideradas grandes potências mundiais, como os Estados Unidos.

    Monteiro Lobato escreveu um sonho imaginário que tornou-se realidade, onde hoje tivemos a grande vitória de um negro, quebrando o conservadorismo, para DAR LUGAR A UM JOVEM DE IDÉIAS DEMOCRATAS( partido a que pertence), liderou uma nação com sua campanha mostrando o seu jeito simples, firme e de mudanças e que agora irá comandar antes do tempo previsto no livro escrito por LOBATO, a maior potência mundial de grande reperesentação de uma forma global a economia e futuro do Planeta.

    Parabéns a Carmen Augusta pelo envio desse texto que condiz com o momento que o mundo está vivenciando.

    Pois é patrãozinho, se não tiveres cuidado, nós iremos te despir, ou melhor despedir. Rsrsrsrsrs.

    Um grande beijo pra Carmen e outro pro Mindo!

    Mazé Silva.

    ResponderEliminar
  7. Oi Mazé,
    bom dia!
    Obrigada pelo comentário, como sempre muito gentil e explicativo.

    Viu patrãozinho,olhe o que a Maze também disse... Abra os olhos, fique esperto...

    Um beijão Mazé e Armindo,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  8. Nobre colega Mazé,

    Fizeste um belo complemento sobre a postagem da Carmen.

    Sobre a sua conversa com a Carmen, espero que não tenha exagerado nessa descrição resumida sobre mim.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  9. Nobre colega Carmen,

    Parece que o nosso portuga ficou acomodado com as brilhantes colaborações das fiéis mosqueteiras.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  10. Nobre colega Marley,

    o nosso portuga, está é esquentando a cuca para escrever mais um bate-papo...Como se isso fosse difícil para ele...
    Tadinho,tem trabalhado muito também, merece um descanso...

    Um abraço,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  11. Meu querido amigo marley!

    Foi muito bom falar de você para a Carmen, a nossa Guta do Portal e dizer do grande ser humano que és e admiro pela sua simplicidade, inteligência, as vezes cômico, mas que sempre demonstra seriedade no que faz com muita competência que é a arte de escrever.

    Muitas vezes te acho um filósofo pela forma que rediges e comentas em poucas palavras mas com bastante teor de profundidade.

    Marley, só falei coisas boas, disse da sua simpatia e do seu jeito amigo e muito respeitoso.

    Amigo, gosto de você e acho que todos também! Deixo aqui, um grande beijo da amiga de sempre!

    Mazé Silva.

    ResponderEliminar
  12. Ao ler este post de seguida me veio uma frase a lembrança;

    O HOMEM SONHA E O MUNDO AVANÇA!

    Julio Verne com Vinte Mil Léguas Submarinas,
    Leonardo Da Vinci com suas invenções avançadas,
    E muitos outros, conseguiram sonhar e criar, e o mundo avançou e assim será sendo.
    Fiquei curiosa por ler este autor que desconhecia.
    Parabéns pelo post, bem encaixado nos dias que vivemos.

    ResponderEliminar