SOS Mata Atlântica recebe alunos da Universidade Federal de São Carlos para colocar em prática modelos de restauração florestal

DO TEXTO:


 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


A Fundação SOS Mata Atlântica recebeu, no último sábado (1), alunos de pós-graduação e MBA (Restauração, Licenciamento e Adequação Ambiental) da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. O objetivo da atividade foi compreender melhor as relações custo-benefício de quatro modelos de restauração florestal, preparando os estudantes para os desafios reais da profissão.

Os alunos tiveram aula teórica aliada à prática no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, em Itu, onde realizaram uma série de atividades e testaram diferentes adensamentos de mudas florestais nativas e semeadura direta – sistema de plantio, cultivo e colheita sem aração do solo.

Segundo Rafael Bitante, Gerente de Restauração Florestal da Fundação SOS Mata Atlântica, o Centro de Experimentos é um espaço que visa aproximar o tema da restauração florestal dos estudantes. “O local proporciona a possibilidade da aplicação teórica na prática, contribuindo para uma melhor formação dos profissionais que irão atuar na área da restauração florestal”, afirmou. 


De acordo com a professora da Universidade Federal de São Carlos, Profa. Dra. Fátima Pina Rodrigues, a aula no Centro de Experimentos foi uma excelente oportunidade para implementar todo o conteúdo aprendido em sala de aula. “É uma experiência extremamente importante para que os alunos tenham contato com a SOS Mata Atlântica, que é uma referência na área de restauração florestal. Além disso, o Centro de Experimentos proporciona uma rica infraestrutura”, disse.

Sobre Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin
Criado em 2007, o centro conta com a participação de um amplo corpo de funcionários, como engenheiros florestais, biólogos, educadores e viveiristas. O viveiro tem capacidade de produzir 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica por ano, que são implantadas em projetos na região e dentro da própria fazenda. Os projetos de restauração já foram responsáveis pelo plantio de mais de 36 milhões de mudas de árvores nativas. O trabalho realizado no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin resultou em diversos benefícios, como: duas nascentes voltaram a verter água, somando-se às 17 já existentes, além do aumento de 140% no número de novas espécies de aves na antiga fazenda de café. Já o trabalho de sensibilização e educação ambiental envolve o público em geral nas questões ambientais, por meio de atividades de visitação.

Sobre a SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.
Para mapas interativos e gráficos sobre as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país, acesse: http://aquitemmata.org.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários