RC9 - Os músicos da banda de Roberto Carlos (Dedé Marquez)

DO TEXTO:
Composição: Dedé Marquez.



A banda do cantor e compositor Roberto Carlos, vulgarmente designada por RC9, é comparável à famosa trilogia de Alexandre Dumas, intitulada “Os três mosqueteiros”.

Os 3M, que na verdade eram 4, estavam ao serviço do rei de França, Luís XIII, e os RC9, que na verdade são 17, estão ao serviço do Rei Roberto Carlos.

Mas enquanto os 3M enfrentavam grandes inimigos como o Cardeal Richelieu e seus guardas, além dos huguenotes e dos ingleses, inimigos da Coroa francesa, os RC9 são o séquito real que aqui e além fronteiras apoiam Sua Majestade que no trono salpicado por uma miríade de luzes banhadas por nevoeiro sebastianista, é aclamado pelos seus súbditos ao som de instrumentos musicais regidos pelo seu cavaleiro-mor.

No âmbito das comemorações do cinquentenário da coroação do Rei, os RC9 foram recentemente trazidos à estampa através do site
http://www.rc50anos.com.br/com com fotos e breves palavras de apresentação. São essas fotos e essas breves palavras sobre cada um dos 17 elementos que compõem a banda RC9 que aqui reproduzimos com a devida vénia como reconhecimento por tudo quanto têm feito em prol de Roberto Carlos e dos seus fãs.

Alguns dos elementos já foram alvo de enredos fictícios produzidos pelo autor destas linhas, pelo que se aproveitará para também incluir alguns excertos de tais episódios.

A ideia era publicar este trabalho num só documento, porém, isso iria tornar o artigo demasiado extenso e como tal não muito prático para os estimados leitores. Por isso, decidimos dividi-lo por cada elemento do RC9, sendo que em todos manteremos o presente texto.




Primeiro, em 1964, foram chamados de RC Trio tendo o próprio RC na guitarra, Dedé Marquez na bateria e Bruno no contrabaixo. Roberto Carlos passou a ser só o cantor surgindo então o RC 4 com a entrada de Wanderley no piano e Gato na guitarra. Daí entraram os sopros... e o resto é história. Nos dias de hoje é chamada de RC 9. Com vocês: os músicos que acompanham Roberto Carlos!

------------------------

DEDÉ MARQUEZ - Percussão

Dedé acompanha Roberto Carlos desde 1963 quando o show era só voz e violão e acontecia em circos. Em 64 começou a tocar bateria (na verdade uma caixa de bateria presa entre os joelhos e um prato seguro por um pequeno ajudante). Estava lá desde o RC Trio e continua lá até hoje sendo atualmente responsável pela maravilhosa percussão do RC 9.

---------------------------------
NOTA PRÉVIA:

A matéria que a seguir publicamos, trata-se de bate-papos onde Dedé interveio. Para melhor se entender o sentido das suas intervenções, incluímos, também, os diálogos imediatamente anteriores e/ou posteriores.

É praticamente inexistente a informação documental e/ou fotográfica dos elementos que compõem a banda RC9. Contudo, após alguma persistência conseguimos descobrir algumas raridades tal como a que temos o prazer de apresentar relativamente a Dedé, de seu nome Anderson Marquez. Trata-se de uma música inédita de 1963 por ele interpretada, da autoria dos seus amigos Roberto Carlos e Aristeu Reis, sob o título “Vem Comigo” que, estamos certos, será do agrado dos estimados leitores.
7 de Maio de 2008, quarta-feira, 11,07h............................................
TUTUCA, falando para Dedé: - Dedé! Você nem imagina com quem tô falando agora! Tô com o tal portuga que passa a vida transando com Roberto! Eheheheheh

DEDÉ, duvidando de Tutuca: - É mesmo? Como ele telefonou pra você?

TUTUCA, sem mais explicações: - Arrume aí suas baquetas e fale com ele agora.

DEDÉ, falando a modos de quem está a ser vítima de alguma brincadeirinha: - Alô! Boa tarde. Com quem estou falando?

ARMINDO, colocando o seu celular entre o ombro e a face, para poder esfregar as mãos de contente: - Olá, Dedé! Sou o portuga Armindo, pá!

DEDÉ, agora mais à vontade: - Pô! Como ia eu pensar que hoje iria ter o prazer de tar falando com você! Belo presente!

ARMINDO, rindo: - Eheheheheh O prazer é todo meu, Dedé! E atenção que este presente não é um daqueles que o Roberto recebe nos palcos e que você sempre os guarda pra ele. Eheheheheh

DEDÉ, rindo: - Eheheheheh E isso, aí, Armindo! Como se já não bastassem as prendas que tenho que guardar pra ele, ainda tenho a missão de lhe chegar as rosas pra ele distribuir pela galera.

ARMINDO, aproveitando pra mandar uma das suas: - Isso é o que se chama um rosáceo-percussionista, eheheheheh

DEDÉ, rindo: - Caramba! Me estou lembrando que há dias o Edu também me chamou esse nome, se rindo demais! Onde foi ele buscar esse termo de rosáceo-percussionista, Armindo?

ARMINDO, numa de disfarce, mentindo: - Não sei, Dedé! Só sei que o Eduardo às vezes lembra-se de cada uma do carago, pá!

DEDÉ, lembrando-se de uma do Eduardo Lages: - Há dias táva eu e Ismail falando sobre Edu e nos rimos pra burro por causa dele. Durante nossa digressão pela Argentina, Edu tinha mania que sabia dançar tango como ninguém e aí o pessoal começou a chamar ele de Tangueiro. Eheheheheh Armindo, espere aí um pouco, tá? Vou passar o celular pro homem que nos palcos passa a vida vivendo entre as mulheres. Ele vai adorar falar com você!

DEDÉ, para Ismail: - Ismail, tenho uma surpresa pra você, cara! Cê sabe quem tá no celular?

ISMAIL, para Dedé: - Pôxa! Cê não diga que agora celular também tem gente dentro! Eheheheheh

DEDÉ, rindo: - Se deixe de gozação e fale com o tal portuga que revolucionou nosso Roberto.

------------------------------
DEDÉ - Vem Comigo (1963)
Roberto Carlos - Aristeu Reis


A SEGUIR:

EDUARDO LAGES - Maestro
POSTS RELACIONADOS:
6 Comentários

Comentários

  1. Olà Mindo!depois do nosso bate-papo ao telefone ca estou eu como prometi a comentar o teu sobre Dedé.entao é ele o tal rosàceo-percussionista uma coisa que reparei é que tu sempre consegues escapar-te de situaçoes dilicadas e o Edu é que tem as costas largas.Mas como eu ja te conheço deve ser assim:tu é que inventas e o Edu apreci-a as tuas invençoes logo vai repetir aos gajos e quer dizer ele é que passa por culpado de tudo.Ainda bem que Edu é um cara fiche e nao te acusa se nao o mais que tudo ja te tinha posto em tribunal.Para falar do Dedé pelo que vejo ele é o RC1 . Que fiche ver assim os dois depois de tantos anos sempre fieis isso é que se chama uma verdadeira complicidade.Mindo e o Dedé em vez de florista até podia ser cantor o gajo até tem uma voz muito legal.No proximo bate-papo com R.C.ades-lhe dizer quem divia ser cantor do grupo éra Dedé e nao ele,e a patir dai tu vais ver que a conversa vai arrancar a 200km por hora e ele vai sem saber pra onde nem quando vai parar.Nao! serà melhor tu nao dizeres nada se nao entao é que ele nunca mais poe os pés em Portugal.Abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá mano!
    Você merece nota dez pelo que está fazendo, apresentando os músicos do nosso mais que tudo.
    Belo trabalho, parabéns!

    Então você e Manuelito, além de conversarem aqui, ainda batem papos ao telefone...
    Haja assunto.
    Depois dizem que as mulheres é que falam demais.

    Bom final de semana para vocês dois
    proseadores.

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  3. Olá meu querido Mindo!

    Meu patrãozinho você é um espetáculo de ser humano!

    Já pensou a trabalheira que te deu fazer estes postrs pra todos os músicos que chamamos de RC9, mas na verdade são 17 não é mesmo?

    Meu Deus do céu! Muito caprichado, perfeito, já sabia algumas coisas mas fostes buscar mais dados, para aprimorar essa beleza de postagem que merece todos os nossos louvores, pela sua dedicação e carinho com todos eles e por seus fãs também.

    Só tenho a te dar o meus Parabéns de mão cheia, porquê você é nota máxima em tudo que faz com brilhantismo e perfeição!

    Muitos beijinhos pra ti meu amigo!

    E próximo, hem? Vai ser mesmo o delírio! "O nosso Mestre Maestro Lages"!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  4. A banda do rei era maravilhosa. Para mim eles são tão famosos quanto o rei.

    ResponderEliminar
  5. Principalmente , o Bruno,Dede e o Vanderlei.

    ResponderEliminar
  6. Dede aqui quem posta a mensagem e o velho Lala do edf honorio lima onde nos moravamos.eu no 502 e voce vwlho
    Amigo no 303 com sua familia.
    Parabwns por todos os anos com RC e que Deus lhe proporcione mais anos juntos.
    Lembra-se que voce tinha um packard 1939 e nossa turma daziamos varias avwnturas.
    Lwmbranças a todos sa teupe ok

    ResponderEliminar