Projeto promove formação de mediadores e fortalece bibliotecas comunitárias
Literatura que nasce do território e volta para ele
Promover experiências de leitura que encantem, provoquem reflexão e valorizem a escuta ativa: esse é o coração do projeto “Bibliomala nas Bibliotecas Comunitárias”, idealizado pela artista, educadora e escritora Eliza Morenno. A iniciativa chega às comunidades do Rio de Janeiro com a proposta de romper com formatos tradicionais e conduzir o público a uma jornada de descoberta, criação e formação em mediação de leitura.
No dia 24 de abril, às 10h, o projeto desembarca na Casa Amarela, em Anchieta, com uma formação para mediadores e uma roda de conversa com o escritor e contador de histórias Augusto Pessôa. Já no dia 25, também às 10h, será a vez da Varanda Literária, em Duque de Caxias, receber a atividade com a participação do escritor e articulador cultural Henrique Rodrigues. Na sequência, o projeto circulará por outras comunidades das zonas Norte, Sul, Oeste e Baixada Fluminense.
Todos os encontros são conduzidos por Eliza Morenno e incluem a doação de acervos literários — com destaque para livros em Braille —, ampliando o acesso à leitura de forma inclusiva. A proposta nasce do desejo de fortalecer bibliotecas comunitárias e formar novos leitores e mediadores, envolvendo jovens, adultos, voluntários, agentes culturais e educadores populares.
A metodologia Bibliomala, já consolidada ao longo de cinco anos, aposta em uma mediação artística literária que apresenta livros infantojuvenis em múltiplos formatos: narrativas visuais, tradições orais, literatura ilustrada e outras linguagens. Clássicos e obras contemporâneas ganham vida em abordagens lúdicas, poéticas e educativas, despertando o gosto pela leitura e evidenciando o poder transformador da palavra.
Com mais de 15 anos de atuação na formação de leitores, Eliza Morenno expandiu o alcance do projeto, que já impactou milhares de pessoas em escolas, bibliotecas, festivais e instituições culturais como a FLIP, a Bienal do Livro e o LER – Festival do Leitor. Agora, o foco está nas bibliotecas comunitárias, reconhecidas como espaços fundamentais de convivência, escuta e reinvenção cultural em territórios de maior vulnerabilidade social.
“A leitura, para além do decodificar de palavras, é um gesto de pertencimento e transformação”, destaca Eliza. Em contextos onde o acesso ao livro ainda é desigual, essas bibliotecas se consolidam como pontos de resistência e construção coletiva.
Entre os convidados confirmados para rodas de conversa e contações de histórias estão Lúcia Moraes Tucuju, Sônia Travassos e Sonia Rosa — nomes que ampliam o repertório dos participantes e fortalecem os vínculos entre literatura, diversidade e território.
Em um cenário em que políticas públicas de leitura ainda enfrentam fragilidades, o projeto surge como um gesto urgente de resistência e reencantamento. “Toda leitura começa com um encontro — e é nele que mora a verdadeira transformação”, reforça Eliza.
A meta é formar cerca de 240 novos mediadores de leitura, consolidando as bibliotecas comunitárias como espaços de transformação social e valorização das narrativas periféricas e das tradições orais.
Programação da semana
24 de abril, às 10h — Casa Amarela (Anchieta)
Convidado: Augusto Pessôa
Classificação: 13 anos | Evento aberto ao público (sujeito à lotação)
25 de abril, às 10h — Varanda Literária (Duque de Caxias)
Convidado: Henrique Rodrigues
Classificação: 13 anos | Evento aberto ao público (sujeito à lotação)
NOTA DO EDITOR - PORTAL SPLISH SPLASH
A literatura ganha novo fôlego quando encontra o território e as suas vozes. O projeto Bibliomala reafirma o poder da leitura como prática coletiva, afetiva e transformadora, aproximando livros, pessoas e realidades diversas.
Projeto promove formação de mediadores e fortalece bibliotecas comunitárias
Redatora Permanente do luso-brasileiro Portal Splish Splash. Uma sonhadora que acredita no verdadeiro amor, no romantismo e na felicidade, que carrega a fé em cada detalhe da vida. VER PERFIL
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis