Cultura que ajuda: fim de semana solidário no CCB

Receitas do MAC/CCB e concerto de Mahler revertem para associações culturais afetadas pela Tempestade Kristin em Leiria durante fim de semana solidári
Concerto solidário e exposições no Centro Cultural de Belém em apoio a associações afetadas pela Tempestade Kristin

Receitas revertem para associações afetadas pela Tempestade Kristin em Leiria


A cultura também levanta paredes quando elas caem

"Há concertos que não se ouvem só com os ouvidos, mas com a consciência."
Vímara Porto

No próximo fim de semana, dias 28 de fevereiro e 1 de março, visitar o Centro Cultural de Belém terá um significado que vai muito além da fruição artística. Durante estes dois dias, a totalidade das receitas de bilheteira do MAC/CCB e do concerto “Das Klagende Lied”, de Gustav Mahler, será integralmente doada à Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria e ao Sport Operário Marinhense.

Estas duas instituições culturais, profundamente ligadas às suas comunidades locais, foram recentemente afetadas pela Tempestade Kristin, que provocou danos significativos nas suas infraestruturas e comprometeu a continuidade de atividades essenciais à promoção cultural e artística na região.

O concerto solidário realiza-se em parceria com o Teatro Nacional de São Carlos, reforçando a importância da colaboração entre instituições culturais em momentos particularmente exigentes. Quando a cultura precisa de apoio, é a própria comunidade que se mobiliza para que o trabalho desenvolvido no terreno continue com a mesma proximidade e dedicação.

No dia 1 de março, às 17h00, no Grande Auditório, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos interpretam “Das Klagende Lied”, numa coprodução entre o CCB e o OPART/Teatro Nacional de São Carlos.

Ao longo de sábado e domingo, entre as 10h00 e as 18h30, será ainda possível visitar o MAC/CCB e as suas exposições, entre as quais a nova exposição permanente “May I Help You? Posso Ajudar? Artes e artistas da década de 1970 em diante”, bem como as exposições temporárias “Avenida 211: Um espaço de artistas em Lisboa”, patente até 5 de abril, “Lugar de estar: o legado Burle Marx”, também até 5 de abril, e “Habitar Portugal”, em exibição até 26 de abril.

Mantém-se igualmente acessível ao público a exposição permanente “Uma deriva atlântica. As artes do século XX a partir da Coleção Berardo”.

Visitar o CCB neste fim de semana será, assim, mais do que uma escolha cultural: será um contributo direto para que projetos culturais locais possam recuperar, reerguer-se e continuar a desempenhar o seu papel junto das comunidades que deles dependem.

Nota do Editor - Portal Splish Splash
Cultura que ajuda: fim de semana solidário no CCB
Num tempo em que tantas estruturas culturais enfrentam desafios inesperados, iniciativas como esta lembram-nos que a cultura não é apenas fruição, mas também solidariedade ativa e compromisso coletivo.

Enviar um comentário

Comentários