Casa Brasil: Nova Fase e Exposição Coletiva Grátis

Exposição coletiva gratuita na Casa Brasil, Rio, com 57 artistas. Obras de todas as regiões do país em cartaz até março de 2026.
Fachada do edifício histórico da Casa Brasil, no Centro do Rio de Janeiro.

Casa Brasil estreia grande exposição coletiva com 57 artistas de todo o país


A arte brasileira em toda a sua pluralidade e força


A Casa Brasil, um dos equipamentos culturais mais tradicionais do Corredor Cultural do Centro do Rio de Janeiro, inaugura uma nova fase com uma identidade renovada e uma programação reforçada. A pedra angular desta nova etapa é a exposição coletiva “Casa Brasil”, que abre ao público no dia 19 de novembro, com entrada gratuita.

A mostra reúne um total de 259 obras de 57 artistas, selecionados entre cerca de mil inscrições de todas as regiões do país através de uma chamada pública. Este processo curatorial, liderado por Aliã Guajajara, Cadu, Marcelo Campos, Jocelino Pessoa e Tania Queiroz, teve como objetivo central destacar a pluralidade e a diversidade de expressões da arte brasileira, apresentando os múltiplos "Brasis" e suas diferentes formas de pensar e criar.

Paralelamente, o espaço também recebe a exposição “Tarde do Fauno”, primeira individual da Casa Brasil, do artista Arthur Chaves. A instalação inédita trabalha com materiais têxteis para criar superfícies e volumes que dialogam com a História da Arte e memórias pessoais, convidando o público a interagir com as suas paisagens e personagens.

Este reposicionamento do espaço é resultado de um projeto de reestruturação contemplado no edital Novos Eixos da Petrobras, na linha Ícones da Cultura Brasileira, que tornou a empresa a patrocinadora oficial da iniciativa. A Casa Brasil é um centro cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Rouanet, com gestão da V ARTE.

A exposição coletiva “Casa Brasil” fica em cartaz até 15 de março de 2026, com funcionamento de terça a domingo, das 10h às 17h.

Nota do Editor - Portal Splish Splash: A reabertura da Casa Brasil com uma exposição de tão grande fôlego e representatividade nacional é um acontecimento cultural da maior importância para o Rio e para o país. Esta iniciativa não só revitaliza um património histórico, como coloca no palco central a riqueza e a diversidade da produção artística brasileira, tornando-a acessível a todos. Uma visita A NÃO PERDER.
Enviar um comentário

Comentários