De Montevidéu a Riviera, a dança brasileira conquista o Uruguai
Uma mistura de clássico e contemporâneo leva a magia do ballet aos palcos uruguaios
A cultura fluminense atravessa fronteiras. Uma mistura de clássico e contemporâneo leva a magia do ballet aos palcos uruguaios.
O Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro inicia, entre os dias 4 e 12 de novembro, uma digressão por cinco cidades do Uruguai.Esta tournée, que passa por Canelones, San José, Durazno, Riviera e a capital Montevidéu, marca o arranque do calendário latino-americano da terceira edição do Hola Río – programa de internacionalização da cultura do estado do Rio de Janeiro – e conta com o apoio da Petrobras.
No palco, o público uruguaio poderá assistir a um espetáculo que navega entre a tradição e a modernidade. O programa inclui excertos de clássicos imortais como "O Lago dos Cisnes" e "O Corsário", em diálogo com a força contemporânea de obras como "Frida" e "Loss", sem deixar de fora os ritmos genuinamente brasileiros de samba, bossa nova, forró e chorinho.
Para uma experiência completa, a companhia irá promover aulas abertas ao público, sempre às 15h30, antes do início de cada espetáculo. Uma oportunidade para o público local mergulhar ainda mais na técnica e na paixão da dança brasileira.
A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, realça que "o Theatro Municipal é a joia da coroa fluminense e apresentar um espetáculo lindo, repleto de brasilidade e que fala muito da nossa dança, reforça o destaque que a cultura do Rio de Janeiro tem para todo o mundo".
Já Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal, sublinha a importância da internacionalização: "Levar a cultura do Brasil para outros países é muito gratificante. Mostrar o talento dos nossos bailarinos abre portas para o reconhecimento do potencial fluminense".
Sob a direção de Hélio Bejani e Jorge Teixeira, o elenco conta com nomes de topo como as primeiras-bailarinas Márcia Jaqueline e Juliana Valadão e o primeiro-bailarino Cícero Gomes, além de solistas e outros bailarinos destacados da companhia. "A dança é uma ponte entre nações. Convidamos o público uruguaio a mergulhar na magia da cultura brasileira e celebrar essa conexão entre Brasil e Uruguai", completa Hélio Bejani.
O projeto Hola Río é apresentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e tem produção executiva da Cinco Elementos, com parcerias institucionais da Quitanda Soluções Criativas e Ibero Culturas.
Nota do Editor – Portal Splish Splash:
Fundado em 1927 por Maria Olenewa, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a mais antiga companhia de dança do Brasil. Esta digressão pelo Uruguai na terceira edição do Hola Río (que seguirá depois para Argentina e Chile) não é apenas uma série de espetáculos; é a continuação de uma missão de quase um século: exportar a excelência e a alma da dança brasileira para o mundo.
Obter link
Facebook
X
Pinterest
Email
Outras aplicações
Enviar um comentário
Comentários
DIGITE PELO MENOS 3 CARACTERES
Close
🍪 Este site usa cookies para melhorar a sua experiência.
✖
Tem curiosidade sobre um tema, um nome? Encontre aqui.
De Montevidéu a Riviera, a dança brasileira conquista o Uruguai
Redatora Permanente do luso-brasileiro Portal Splish Splash. Uma sonhadora que acredita no verdadeiro amor, no romantismo e na felicidade, que carrega a fé em cada detalhe da vida. VER PERFIL
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis