Curso gratuito abre 120 vagas em audiovisual no RS

Curso gratuito de audiovisual no RS oferece 120 vagas online em 2026 para artistas e produtores culturais. Inscrições abertas até 25 de outubro.
 Cartaz do curso gratuito de audiovisual 'Com que vídeo eu vou?' no RS

Inscrições abertas até 25 de outubro para capacitação online ‘Com que vídeo eu vou?’


Uma oportunidade gratuita para ampliar horizontes criativos em 2026

Estão abertas até 25 de outubro as inscrições para a segunda turma do curso gratuito "Com que vídeo eu vou?", voltado a artistas visuais e produtores culturais do Rio Grande do Sul. A capacitação online oferece 120 vagas e acontece em janeiro e fevereiro de 2026. A ideia central da atividade é mostrar o poder do audiovisual para o produtor cultural potencializar e divulgar a sua arte em diversos segmentos.


O curso CQV é destinado a artistas visuais, produtores ou iniciativas culturais sediadas em todas as regiões do RS, exclusivamente com cadastro habilitado na Secretaria da Cultura do Estado (Sedac/RS). A segunda turma do curso leva o nome de "Take 02".

"A diversidade de aplicações do curso é vasta, abrangendo desde o uso das plataformas digitais para ampliar a visibilidade do trabalho até a criação de projetos de memória e patrimônio, como a organização de acervos em áudio e vídeo", explica Joana Tassinari, fundadora da CQV e mestre em Comunicação e Cultura com atuação de 30 anos no mercado audiovisual. "Escolhemos o nome 'Take' para exemplificar essa diversidade. Ela se manifesta na nossa vida cotidiana, sempre que utilizamos o celular para registrar um momento, estamos fazendo um 'take', uma tomada", complementa.

A capacitação teórica será ministrada na plataforma Zoom, ao vivo, nos meses de janeiro e fevereiro. Serão reunidas quatro turmas de 30 alunos, sendo um grupo no formato inclusivo para PCDs, com tradução simultânea em Libras. 

O "Take 01", que está em andamento no segundo semestre de 2025, segue o mesmo formato e número de integrantes. O terceiro "Take" acontecerá em formato de aulas práticas presenciais a partir de março de 2026, para quem prestou um dos módulos anteriores.

O próprio formato do curso é adaptável a diferentes segmentos profissionais. "Em relação aos aspectos mercadológicos, abordaremos a forma como o material será exibido, desde os locais de exibição até as redes sociais", detalha Joana. "Apresentaremos uma pesquisa detalhada sobre redes sociais, que abordará as possibilidades e formas de utilização. Portanto, o curso oferece uma base mais ampla", finaliza. Joana assina a coordenação acadêmica do conteúdo com Igor Waltz, doutor em Comunicação.

Em março de 2026, o CQV apresentará seu ciclo prático, o "Take 03", que envolve uma oficina presencial com 160 vagas, exclusivas para os participantes do ciclo teórico (Takes 1 e 2). Serão oito turmas com 20 vagas, todas gratuitas, que ocorrerão presencialmente em sete municípios localizados em sete diferentes Regiões Funcionais do RS.

Nesta fase final, o projeto traz ao Estado a mobile journalist Patricia Gomes para ministrar aulas. Radicada em Londres, ela é especialista em produção audiovisual profissional com smartphone. Seus documentários e reportagens receberam diversos prêmios no Brasil e no exterior, incluindo o Emmy Internacional.

O projeto "Com que vídeo eu vou? - Capacitação Audiovisual para Produtores Culturais e Artistas Visuais do Rio Grande do Sul" conta com recursos do Edital SEDAC/PNAB RS nº 27/2024 para artes visuais.

Sobre o conteúdo
O ciclo teórico inclui tópicos como a linguagem básica do audiovisual, formas de distribuição e formação de canais e perfis online, escolha de formatos, técnicas de criação e roteirização, recursos técnicos, a contratação de produtores ou realização de parcerias, a discussão sobre o uso de Inteligência Artificial como auxiliar de criação e produção, entre outros temas.

A capacitação também conta com um manual didático gratuito, exclusivamente concebido para o projeto, que servirá como material de referência e consulta e traz uma bibliografia adicional para aprofundamento posterior dos conhecimentos. 

SERVIÇO:
“Com que vídeo eu vou? - Capacitação Audiovisual para Produtores Culturais e Artistas Visuais do Rio Grande do Sul”
Período de inscrições para o Take 2 do ciclo tórico: de 25/09/2025 a 25/10/2025
Aulas do Take 2: janeiro e fevereiro de 2026
Inscrições e informações completas: AQUI ou AQUI.
Formato: aulas ao vivo, online pela plataforma Zoom
Custo: gratuito
Público: artistas visuais, produtores ou iniciativas culturais sediadas em todas as regiões do Estado, exclusivamente com cadastro habilitado na Secretaria da Cultura do RS (SEDAC)
Financiamento: iniciativa contemplada no Edital SEDAC/PNAB RS nº 27/2024 - ARTES VISUAIS, que disponibiliza os recursos descentralizados através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei Federal nº 14.399/2022, Decreto Federal nº 11.740/2023, Instrução Normativa MinC nº 10, de 28 de dezembro de 2023, Instrução Normativa SEDAC nº 04/2024 e legislação correlata.
Pré-requisitos: confirmação de presença é critério eliminatório; os alunos receberão certificado de participação conforme as regras da Chamada Pública, disponível AQUI.
Redes sociais:

Sobre a CQV
Marca registrada da Farfalla Produção Cinematográfica, a CQV – “Com que vídeo eu vou?” é uma Consultoria Audiovisual Corporativa que surgiu da experiência de sua criadora junto ao mercado audiovisual profissional e comunicação corporativa. Ao identificar as lacunas entre necessidades e resultados, Joana Tassinari criou uma metodologia para tornar a decisão de qual vídeo escolher mais assertiva e sustentável. 
Enviar um comentário

Comentários