Brasil compartilha experiência em emergências climáticas com Cabo Verde após tempestade
Após tempestade tropical no arquipélago africano, organização compartilha aprendizados acumulados em ações de emergência no país
A Aldeias Infantis SOS, Organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, está levando a experiência brasileira em ações humanitárias para Cabo Verde, no apoio à população da Ilha de São Vicente, que, há quase um mês, foi impactada por uma tempestade tropical que provocou mortes e deixou centenas de desabrigados.
A missão, que marca um novo passo na Cooperação entre as nações que integram a Comissão dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) das associações nacionais da Aldeias Infantis SOS, frente a emergências climáticas, tem como objetivo compartilhar metodologias e aprendizados construídos no Brasil para fortalecer a resposta à catástrofe que acometeu o arquipélago africano.
Nos últimos anos, a Aldeias Infantis SOS consolidou uma trajetória reconhecida de atuação em situações de crise humanitária em solo brasileiro, com destaque recente para o trabalho realizado no desastre ambiental ocorrido em Porto Alegre (RS) em maio de 2024, justificando a escolha de sua equipe local para contribuir com a missão em Cabo Verde.
A coordenadora técnica do Projeto de Ação Humanitária, Roberta Botezine, foi destacada para representar a Organização no país insular africano, unindo-se às equipes locais para apoiar a implantação de ações de caráter humanitário.
“Quando falamos de emergências climáticas, percebemos que a natureza pode ser implacável com todos, mas seus efeitos são ainda mais graves para famílias que já convivem com vulnerabilidades sociais, como falta de renda, insegurança alimentar e moradia precária. É sobretudo para essas famílias que vamos levar os aprendizados acumulados aqui no Brasil para enfrentar os desafios que temos em Cabo Verde”, afirma Roberta.
“Embora cada país tenha sua particularidade, o processo da metodologia é o mesmo. Nós tivemos muitos aprendizados e muitos desafios superados dentro da nossa atuação nacional e a ideia agora é contribuir para que esses desafios sejam minimizados em Cabo Verde”, conclui.
Histórico de atuação humanitária inspira missão internacional
A Aldeias Infantis SOS do Brasil tem uma longa ficha de serviços prestados em meio a crises climáticas e de caráter humanitário no país. Entre 2021 e 2022, a Aldeias Infantis SOS estruturou uma ampla resposta às enchentes que abateram o sul da Bahia, articulando uma campanha de arrecadação de recursos e impulsionando as iniciativas Espaços Seguros, Espaços de Conectividade e Núcleo de Apoio a Famílias em Situação de Emergência, em favor de crianças e famílias vulneráveis, que estiveram entre os mais afetados pela tragédia.
Em 2023, a equipe local da Aldeias Infantis SOS também esteve presente no Litoral Norte de São Paulo, após deslizamentos causados pelas chuvas, mobilizando suas equipes em diversos pontos de coleta de doações e na distribuição de itens de necessidade básica em favor de milhares de desabrigados e desalojados.
Essa expertise ainda foi demonstrada para todo o mundo em 2024, quando a Organização desenvolveu uma das maiores respostas humanitárias de sua história diante das enchentes no Rio Grande do Sul. As ações de emergência beneficiaram mais de 18 mil pessoas, com distribuição de 105 toneladas de suprimentos, apoio psicossocial e atividades educativas promovidas em comunidades gravemente atingidas.
Além disso, por meio do programa Brasil Sem Fronteiras, a Aldeias Infantis SOS no Brasil já acolheu, desde 2018, mais de 5 mil migrantes, entre refugiados venezuelanos e afegãos, em parceria com a ACNUR, agência da ONU para Refugiados, oferecendo moradia, regularização de documentos e acesso a serviços básicos no país.
Com presença há quase 60 anos no Brasil, a Aldeias Infantis SOS reforça, com essa missão, sua capacidade de resposta a emergências em nível global, reafirmando seu compromisso de que nenhuma criança cresça sozinha, principalmente em contextos de crise humanitária.
Sobre a Aldeias Infantis SOS
A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninas e meninos que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.
Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 58 anos e mantém cerca de 80 projetos, em 30 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer acolhimento para crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
Brasil compartilha experiência em emergências climáticas com Cabo Verde após tempestade
Redatora Permanente do luso-brasileiro Portal Splish Splash. Uma sonhadora que acredita no verdadeiro amor, no romantismo e na felicidade, que carrega a fé em cada detalhe da vida. VER PERFIL
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis