Maternidade Atípica: Desafios e Possibilidades

Palestra gratuita na Biblioteca Nacional discute a maternidade de filhos com deficiência. Com especialistas, evento presencial e online. 17/09, 14h.
 Cartaz do evento Vozes Brasilis: Maternidade Atípica na Biblioteca Nacional.

Biblioteca Nacional promove palestra gratuita sobre maternidade atípica


Evento acontece na próxima quarta-feira (17), a partir das 14h, com entrada franca e transmissão ao vivo no YouTube
 

Você sabe o que é maternidade atípica? O termo não se refere a algo “errado” ou “anormal”, mas à experiência de mães que cuidam de filhos com deficiências, transtornos, síndromes raras ou outras condições neurológicas que exigem cuidados específicos e um papel mais ativo no desenvolvimento da criança. Infelizmente, a sociedade nem sempre está preparada para acolher essas crianças e famílias, e a maternidade atípica frequentemente envolve um sentimento de solidão e isolamento. 

Com o objetivo de promover o debate sobre o tema, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – e a Biblioteca Euclides da Cunha (BEC), a biblioteca pública da FBN, promovem, no dia 17/09, a partir das 14h, a palestra “Maternidade Atípica: Desafios e Possibilidades”, no âmbito do programa “Vozes Brasilis”. As palestrantes convidadas serão a psicopedagoga Jéssica Martins e a fundadora da União Carioca Autista, Renata Amado. O evento acontece no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, no Centro do Rio, com entrada franca e transmissão ao vivo no YouTube (@fundacaobibliotecanacional). Os participantes inscritos receberão certificado. 

Sobre as palestrantes
Jéssica Martins é psicopedagoga, com dedicação ao trabalho em projetos sociais e oficinas criativas. Atualmente, desenvolve atividades de psicopedagogia clínica e oficinas socioeducativas, tendo como missão ampliar o acesso ao conhecimento e incentivar o desenvolvimento humano integral. 

Renata Amado é fundadora da União Carioca Autista, instituição que acolhe outras mães atípicas e seus filhos, prestando apoio a familiares que necessitam de acolhimento para lidar com situações recorrentes de uma família atípica. A instituição também conta com serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, oficinas pedagógicas e atendimentos individuais (terapia ocupacional, psicopedagogia, psicologia e psicomotricidade). 

“Vozes Brasilis”
Implementado em 2022 – em parceria entre FBN e a BEC – o Programa é um evento com viés informativo/educacional, no formato de palestras mensais, voltado a interagentes cadastrados da BEC, autores parceiros, estudantes, dinamizadores de acervo, mediadores de leitura, educadores e profissionais da informação e da cultura - em uma ação afirmativa da biblioteca pública como espaço de transformação social. O Programa tem a finalidade de dar visibilidade a profissionais que contribuem com a disseminação do conhecimento e da informação, com o incentivo à leitura, à arte e às diversas expressões culturais presentes na sociedade brasileira. 

SERVIÇO:
Vozes Brasilis - “Maternidade Atípica: Desafios e Possibilidades”
Data: 17/09 (quarta-feira).
Horário: 14h às 16h30.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim).
*Evento gratuito.
Enviar um comentário

Comentários