CCB apresenta Missa a 4 de António Puzzi

CCB apresenta a Missa a 4 de António Puzzi com o Ensemble Bonne Corde, concerto do ciclo Sexta Maior antecedido por conferência de Rui Vieira Nery.
Foto de Ensemble Bonne Corde - Concerto Missa a 4 de António Puzzi no CCB, com Ensemble Bonne Corde

Concerto do Ensemble Bonne Corde no ciclo Sexta Maior, antecedido por conferência de Rui Vieira Nery


Uma viagem única à música sacra portuguesa do século XVIII

CCB - CICLO SEXTA MAIOR TEMPORADA 25-26

Concertos e Ciclo de Conferências “Notas de Música”


Nesta Temporada, o ciclo Sexta Maior conta com um ciclo de conferências que antecede todos os concertos: Notas de Música foi pensado como uma extensão do ciclo de concertos, propondo-se como um espaço privilegiado para o pensamento e a partilha em torno da música. Os concertos programados oferecem ao público uma experiência direta da escuta e as conferências procuram explorar caminhos de leitura, contexto e reflexão, enriquecendo a fruição artística e alargando o horizonte interpretativo das obras apresentadas. Cada conferência é pensada como um ponto de encontro entre músicos, investigadores e público, onde se cruzam perspetivas históricas, analíticas e performativas, tendo sempre em consideração o prazer da escuta e a emoção da música ao vivo.

CICLO SEXTA MAIOR - MÚSICA BARROCA
Baixos da Patriarcal: Missa a 4 de António Puzzi
Ensemble Bonne Corde
26 set. | sexta-feira às 20h00 | Sala Luís de Freitas Branco

PROGRAMA
António de Pádua Puzzi (c. 1762-c.1819)
Messa a quatro voci, con Violoncelli, Fagotti, Basso, ed Organo (1793)
[Arquivo da Fábrica da Sé Patriarcal (P-Lf) Ms.178/7]
Kyrie
Gloria
Laudamus te (Contralto solo)
Gratias
Domine Deus - Quarteto (2 sopranos, 2 baixos)
Qui tollis (Soprano solo)
Qui sedes (Tenor solo)
Quoniam - Dueto (2 sopranos)
Cum sancto spiritu

FICHA ARTISTICA:
Violoncelo e direção artística Diana Vinagre
Sopranos Ana Quintans, Raquel Mendes
Contraltos Gabriel Diaz, António Lourenço Menezes
Tenores Rodrigo Carreto, Fernando Guimarães
Baixos Hugo Oliveira, Luís Rendas Pereira
Violoncelo Rebecca Rosen
Fagotes Tomasz Wesolowski, Kamila Marcinkowska-Prasad
Contrabaixo Marta Vicente
Órgão Fernando Miguel Jalôto

Nas últimas décadas do século XVIII, surgiu na corte portuguesa uma tipologia de escrita única no contexto europeu: repertório sacro com partes solísticas para dois violoncelos e dois fagotes no acompanhamento das vozes. O aparecimento deste repertório foi motivado por diferentes circunstâncias, mas a mais significativa será o facto de a Capela Patriarcal, responsável pela produção musical sacra da corte, ter por tradição a escrita para vozes e baixo contínuo, estando a utilização da orquestra reservada a ocasiões especiais, de maior aparato. Quando, nas últimas décadas do século XVIII, a escrita para baixo contínuo caiu em desuso e vigoraram os modelos estéticos clássicos, esta condicionante foi contornada através da engenhosa transfiguração dos papéis dos instrumentos do baixo.
                       
Esta «orquestra» de instrumentos graves tornou-se uma tradição na corte portuguesa até às primeiras décadas do século XIX, não tendo esta sido recuperada até aos nossos dias. A recorrência desta instrumentação na corte, e mais tarde noutros pontos do país, é atestada não só em diversas fontes documentais, como também no alargado número de obras sobreviventes. Com Baixos da Patriarcal, o Ensemble Bonne Corde apresenta em estreia moderna a Messa a quatro voci, con Violoncelli, Fagotti, Basso, ed Organo (1793), de António de Pádua Puzzi, naquela que é também a primeira recuperação desta tipologia instrumental. A edição discográfica deste projeto foi editada em julho de 2025 pela editora belga Ramée (Outhere-Music), assim como a edição da partitura pelo MPMP – Património Musical Vivo. 
                                                              
António de Pádua Puzzi (c. 1762-1819) foi um dos vários compositores da corte a escrever para esta instrumentação, sendo um dos nomes por descobrir na história da música portuguesa. Filho do baixo italiano Tadeo Puzzi, foi batizado em Dresden e chegou a Lisboa ainda criança, quando o seu pai entrou ao serviço da corte portuguesa. Começou os seus estudos no Seminário da Patriarcal, em 1776, e foi contratado como cantor pela Capela Real, em 1782. Mais tarde foi nomeado compositor de câmara da Rainha D. Maria I e, em 1804, tornou-se, por ordem do Príncipe Regente D. João, Mestre de Capela da Basílica de Mafra, tendo uma grande parte da sua obra sido destinada aos seis órgãos da instituição.

NOTAS DE MÚSICA:
Conferência: A Música Sacra e o Poder Régio em Portugal na segunda metade do séc. XVIII, por Rui Vieira Nery.
26 set, sexta-feira, 18h30, Sala Lopes-Graça

Na primeira conferência do Ciclo Notas de Música, o Prof. Rui Vieira Nery irá abordar as relações entre a música sacra e o poder régio em Portugal na segunda metade do século XVIII — um período marcado por profundas transformações culturais, políticas e religiosas.

PRÓXIMOS CONCERTOS

CICLO SEXTA MAIOR - RECITAL DE PIANO
Aonde a Terra Acaba: de Bach a Laginha
Pedro Emanuel Pereira
31 out. Sexta-feira, 20h00 | Sala Luís de Freitas Branco | M/6

NOTAS DE MÚSICA
Conferência Onde a terra acaba e a invenção começa, por Sofia Lourenço.
31 out, 18h30 | Sala Lopes-Graça

CICLO SEXTA MAIOR - RECITAL DE PIANO
Paisagens marítimas
André Baleiro e David Santos
21 nov. Sexta-feira, 20h00 | Sala Luís de Freitas Branco | M/6

NOTAS DE MÚSICA
Conferência Músicas do Mar, por Paulo Ferreira de Castro.
21 nov, 18h30 | Sala Lopes-Graça

CICLO SEXTA MAIOR - ORQUESTRA
A dinastia Bach
Orquestra de Câmara Portuguesa e Julien Chauvin
12 dez. Sexta-feira, 20h00 | Pequeno Auditório | M/6

NOTAS DE MÚSICA
Conferência Johann Sebastian Bach — da tradição à herança, por Eugénio Amorim.
12 dez, 18h30 | Sala Lopes-Graça

CICLO SEXTA MAIOR - RECITAL DE PIANO
Variações Goldberg de Bach
Pedro Burmester
30 jan., sexta-feira, 20h00 | Pequeno Auditório | M/6

NOTAS DE MÚSICA
Conferência Variações sobre a Variação, por Paulo Ferreira de Castro.
30 jan, 18h30 | Sala Lopes-Graça

CICLO SEXTA MAIOR - MÚSICA MEDIEVAL
As Canções de D. Dinis, o Rei Trovador
Na Rota do Peregrino
27 fev., sexta-feira, 20h00 | Sala Luís de Freitas Branco | M/6

NOTAS DE MÚSICA
Conferência O Rei D. Dinis e a música, por Manuel Pedro Ferreira.
27 fev, 18h30 | Sala Lopes-Graça

CICLO SEXTA MAIOR - MÚSICA BARROCA
Concertos para violino de Bach
Ensemble Diderot
6 mar., sexta-feira, 20h00 | Pequeno Auditório | M/6

NOTAS DE MÚSICA
Conferência Metamorfoses do Concerto Barroco, por Cristina Fernandes
6 mar, 18h30 | Sala Lopes-Graça

CICLO SEXTA MAIOR - ORQUESTRA
Sinfonia n.º 41 «Júpiter» de Mozart
London Mozart Players
10 abr., sexta-feira, 20h00 | Pequeno Auditório | M/6

NOTAS DE MÚSICA
Conferência A sinfonia em finais do século XVIII: aspetos históricos e estilísticos, por Luís M. Santos 
10 abr, 18h30 | Sala Lopes-Graça

CICLO SEXTA MAIOR - MÚSICA RENASCENTISTA
Sobre a beleza: da música renascentista à música dos nossos dias
Huelgas Ensemble
22 maio, sexta-feira, 20h00 | Pequeno Auditório | M/6

NOTAS DE MÚSICA
Conferência O belo em som: viagem através dos séculos, por Manuel Pedro Ferreira 
22 mai, 18h30 | Sala Lopes-Graça

CICLO SEXTA MAIOR - MÚSICA BARROCA E DANÇA
Da Desordem das Paixões
Os Músicos do Tejo e Sofia Dias & Vítor Roriz
26 e 27 jun., sexta-feira, 20h00; Sábado, 19h00 | Grande Auditório | M/6
 
NOTAS DE MÚSICA
Conferência Da Desordem das Paixões, por Paulo Pires do Vale 
26 jun, 18h30 | Sala Lopes-Graça

Enviar um comentário

Comentários