Cimeira CPLP 2025: Guiné-Bissau assume presidência

A Guiné-Bissau acolhe a XV Cimeira da CPLP em julho de 2025, destacando a soberania alimentar como prioridade do biénio 2025-2027.
Imagem com o logótipo da XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em 2025 na Guiné-Bissau. Um ramo de oliveira envolve uma mão que sustenta um broto e o mapa da Guiné-Bissau.

Chefes de Estado da CPLP reúnem-se em Bissau com foco na soberania alimentar


Guiné-Bissau vai acolher a XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP


A República da Guiné-Bissau vai acolher a XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 18 de julho de 2025, sucedendo à República Democrática de São Tomé e Príncipe na presidência rotativa da organização internacional, por um período de dois anos.

Para o exercício da Presidência da CPLP, a Guiné-Bissau propõe o lema “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável” para o biénio 2025-2027.

Paralelamente, a 14 e 15 de julho, vai decorrer a V Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP). Recorde-se, o CONSAN-CPLP foi estabelecido enquanto plataforma ministerial (Ministros responsáveis pela área de SAN) e de multi-atores (Governos, Sociedade Civil, Universidades ou Instituições de Ensino Superior, Sector Privado, Parlamentares e Poder Local) para a coordenação das ações desenvolvidas na área de SAN e assessoria aos Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

Calendário das Reuniões Estatutárias
 
- 13 e 14 de julho, L Reunião dos Pontos Focais de Cooperação;
- 16 de julho, 284.ª Reunião Ordinária do Comité de Concertação Permanente (antecedida, a 15 de julho, pela Reunião do Grupo Técnico de Preparação da 284.ª Reunião Ordinária do Comité de Concertação Permanente);
- 17 de julho, XXX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros;
- 18 de julho, XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo. 

Enviar um comentário

Comentários