As Horas: Conversas que Marcam o Tempo no CCB

Podcast do CCB moderado por Inês Meneses, com artistas e pensadores. Ouça na RTP Play, Apple Podcasts e Spotify.
Cartaz alusivo ao Podcast As Horas, no Centro Cultural de Belém, com moderação de Inês Meneses.

Um podcast onde arte, memória e identidade se encontram ao microfone do CCB


Podcast As Horas
Moderação de Inês Maria Meneses
Uma parceria do CCB e da Antena 1 disponível na RTP Play, Apple Podcasts e Spotify

"Quando a criação se revela na primeira pessoa."
Vímara Porto

As Horas é o podcast moderado por Inês Maria Meneses que, ao longo da temporada 2024-2025, juntou a Antena 1 e o Centro Cultural de Belém. Em cada episódio, ouvimos quem são e o que trazem consigo os convidados que, mês após mês, passaram pelo CCB. Pelo microfone passaram artistas, curadores, comunicadores e historiadores — todos com algo a dizer sobre a obra ou o espetáculo que os move e sobre temas como memória, arte, política ou identidade. Em comum, o momento decisivo: a hora em que tudo mudou e começou a fazer sentido.

O último episódio, com o encenador e ator Jorge Andrade e a atriz Rita Blanco, fica disponível a partir de hoje. O podcast As Horas pode ser ouvido nas plataformas digitais RTP Play, Apple Podcasts e Spotify:

Julho 2025
Jorge Andrade e Rita Blanco

Por que razão o teatro volta tantas vezes aos clássicos? O que traz essa dimensão a um texto? A intemporalidade? A validação da crítica? A atriz Rita Blanco e o encenador e ator Jorge Andrade juntam-se a esta última edição de As Horas onde a tragédia e a comédia se encontram.

Junho 2025
Aldina Duarte e Filipe Raposo

Uma reflexão sobre a liberdade criativa em contextos de incerteza. A partir dos seus projetos recentes os convidados abordam o papel do artista na sociedade contemporânea e a responsabilidade coletiva.

Maio 2025
Delfim Sardo e Luciana Fina

A conversa sobre a cineasta Chantal Akerman, a propósito da exposição Travelling, patente no MAC/CCB. Curadoria, criação e a atualidade de uma obra que continua a marcar o pensamento artístico contemporâneo.

Abril 2025
Olga Roriz e José Maria Pimentel

A propósito dos 30 anos da Companhia Olga Roriz e da apresentação da peça A hora em que não sabíamos nada uns dos outros, no CCB, falam sobre dança, política e redes sociais.

Março 2025
Maria do Rosário Pedreira e a Filipa Leal

No Dia Mundial da Poesia, o CCB, em parceria com a Antena 1, grava um podcast especial com Inês Maria Meneses à conversa com as curadoras Filipa Leal e Maria do Rosário Pedreira.

Fevereiro 2025
Paulo Ribeiro e Luís Tinoco

Paulo Ribeiro, coreógrafo, e Luís Tinoco, compositor de música erudita e Prémio Pessoa 2024, discutem como a música e o corpo transcendem o tempo, relacionando pessoas entre si e refletindo a elevação da arte.

Janeiro 2025
Luísa Costa Gomes e Tiago Rodrigues

O teatro como veículo para a crítica social e política, a reflexão sobre o seu papel na transformação da sociedade e na promoção do debate público.

Dezembro 2024
Nuria Enguita e Marco Martins

A diretora artística do MAC/CCB e o cineasta exploram a intimidade como experiência partilhada e permeável, revelando tensões, desejos e afeições que moldam a interioridade e transformam o privado em ato político.

Novembro 2024
Joana Craveiro e Rui Tavares

A preservação da memória e as novas formas de nos relacionarmos com a História são o mote para a conversa com a antropóloga, investigadora e diretora artística do Teatro do Vestido e o historiador e político.

Outubro 2024
Aida Tavares e Ricardo Araújo Pereira

Aida Tavares chegou ao CCB numa 6ª feira, 10 dias antes do Natal de 2023. Ricardo Araújo Pereira estreou-se no CCB, 20 anos antes, a 25 de setembro de 2003. A meio do caminho cruzaram-se. A primeira vez de ambos no CCB. 
Enviar um comentário

Comentários