Concerto e exposição cruzam música de Ravel com a Lisboa fotográfica de Benoliel
"Dois mestres, dois olhares — uma viagem sensorial à Belle Époque lisboeta"
Vimara Porto
No dia 23 de maio de 2025, pelas 17h00, o Palácio dos Lilases – Jardim de Inverno acolhe o concerto “Ravel e Benoliel. Dois Homens, Um Tempo”, uma iniciativa integrada no ciclo “Há Música no Jardim – 30 anos da EMEL”.
Num tributo aos 150 anos do nascimento de Maurice Ravel (1875-1937), a música e a imagem cruzam-se para recriar a atmosfera da Belle Époque, momento marcante da viragem do século. Neste concerto comentado, solistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa interpretam obras do compositor francês, cuja genialidade melódica e capacidade de criar atmosferas exóticas e introspectivas marcaram a história da música ocidental.
A música será acompanhada por uma exposição de fotografias de Joshua Benoliel (1873-1932), um dos mais emblemáticos repórteres da Lisboa desse tempo. A sua lente capta uma cidade em mudança, vibrante e cosmopolita, que dialoga, neste evento, com a sonoridade refinada e imaginativa de Ravel.
Participam neste programa os solistas Ana Ester Santos (harpa), Anabela Malarranha (flauta), Joaquim Ribeiro (clarinete), Alexis Hatch (violino), Tomás Soares (violino), Pedro Muñoz (viola) e Carolina Matos (violoncelo).
Este é o quarto momento do ciclo “Há Música no Jardim”, promovido pela EMEL de entrada livre, para assinalar as suas três décadas de história, celebrando também grandes nomes da música, da literatura e da cultura portuguesa e internacional.
PROGRAMA
17h00
Palácio dos Lilases, Jardim de Inverno
23 de Maio de 2025 (sex)
RAVEL E BENOLIEL. DOIS HOMENS,
UM TEMP0
150 anos do nascimento de Maurice Ravel (1875-1937)
Exposição de fotografias de Joshua Benoliel (1873-1932)
Concerto e exposição cruzam música de Ravel com a Lisboa fotográfica de Benoliel
Gostou do post ou tem sugestões?
✍️ Deixe aqui a sua opiniãoComentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis