Dayana Trindade transforma vivências em arte durante viagem a Portugal

As reflexões de Dayana durante as suas viagens estão documentadas num diário disponível no seu Instagram, mostrando o profundo impacto que Portugal te
Dayana Trindade posando em vários locais de Portugal exibindo seus trabalhos artísticos inspirados nas paisagens.

Residência artística entre Leiria e o Porto inspira nova coleção da artista


"Portugal deixou de ser apenas paisagem — virou pincelada na alma."
Vimara Porto


O resultado das novas técnicas de pintura, será apresentado em breve, durante a Pantanal FIP


A artista plástica Dayana Trindade participou de uma residência artística em Portugal, realizada entre os dias 5 e 14 de maio, em diversas cidades do país.

A residência, intitulada "Influências Externas no Processo Criativo", foi organizada pela Eurarts Gallery e teve como objetivo promover a troca cultural e artística entre a artista e o contexto local.

"Mergulhei em uma jornada de descoberta e inspiração. As experiências e influências que vivenciei ao longo desses dias me permitiram desenvolver um processo criativo único e pessoal. A partir das paisagens deslumbrantes, da arquitetura histórica e da cultura vibrante de Portugal, eu criei obras de arte que refletem a essência desse país”, afirma Trindade.

Durante a residência, Dayana Trindade realizou uma série de atividades e visitas a locais emblemáticos de Portugal, incluindo:

- Leiria: Cartografia das influências e observação da arquitetura e do cotidiano local.

 - Nazaré: Imersão cultural e visita ao mercado municipal e à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

- Algarve: Visita à escultura de atum do artista João Jesus e caminhada pelas falésias avermelhadas.

- Porto: Visita ao Museu de Arte Contemporânea Serralves e ao Centro Histórico da cidade.

- Aveiro: Visita ao Centro Histórico e observação dos canais navegáveis.

Para a artista, a participação em oficinas e workshops, como a oficina de aquarela com pintura de azulejos, foi fundamental para o processo criativo. Foi uma oportunidade de experimentar novas técnicas e materiais, e de incorporar elementos da cultura portuguesa nas obras.

“O resultado dessa jornada desencadeará um novo conjunto de obras que fará parte de uma coleção que será apresentada em uma exposição individual ainda em 2025. São peças que refletem a minha visão artística, mas também a riqueza cultural e histórica de Portugal. Estou ansiosa para compartilhar esse trabalho com o público e continuar explorando as possibilidades criativas que essa experiência me proporcionou”, diz Dayana.

A próxima exposição que a artista plástica deve expor, será na FIT Pantanal, realizada de 5 a 8 de junho em Cuiabá, e na FIPE em Cáceres, também em Mato Grosso.

A artista fez um diário relatando todas as experiências vividas, que estão disponíveis no Instagram: @daytrindadeartes 
Enviar um comentário

Comentários