AL Guitar Duo estreia “Reencontro”, tributo ibérico em cordas

Com lançamento marcado para 30 de maio, o álbum explora a intersecção de estilos como flamenco, jazz e música clássica, ao mesmo tempo que incorpora e
Capa do álbum Reencontro.

Um álbum que une flamenco, jazz e tradição portuguesa com alma e virtuosismo

"Quando a guitarra fala, ouve-se a alma do sul ibérico."
Vimara Porto

AL Guitar Duo lançam o Primeiro Álbum de Estúdio: Reencontro - Uma homenagem cultural às tradições do sul da Península Ibérica.

O duo de guitarra clássica AL Guitar Duo, composto por André Ramos e Luís Fialho, vai lançar o seu primeiro álbum de estúdio, Reencontro, uma obra que celebra a fusão musical entre a Andaluzia e Portugal. Este álbum reflete a mestria dos dois músicos, que unem influências do flamenco, jazz, música clássica e da música mediterrânea com elementos profundamente enraizados na cultura portuguesa, como a guitarra portuguesa e o acordeão. 


O álbum estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 30 de Maio.


Acerca do Álbum:

1. Reencontro (com Pedro Jóia) – Esta música que dá o nome ao álbum, conta com a participação especial do renomado guitarrista Pedro Jóia. A música será acompanhada de um videoclipe que nos mostrará as etapas e técnica de cada um dos instrumentistas.


2. Água da Terra - Uma música que nos transporta ao oceano com as suas ondas e transições sonoras, acompanhadas sempre pela técnica e emoção.


3. Rumbassa (com Ivo Martins na percussão) – Primeiro single do álbum, lançado nas plataformas digitais a 22 de abril de 2025. Rumbassa marca um passo musical ousado, enraizada na alma do flamenco, mas com um toque de rumba moderna.


4. Alvorada (com Rosa Escobar na viola de arco) – Uma peça serena e envolvente com nuances clássicas. A viola de arco de Rosa Escobar adiciona um elemento mais clássico e, ao mesmo tempo, mediterrâneo de subtileza distinta.


5. Viagem 87– Segundo single a ser lançado em plataformas digitais. Evoca a sensação de descoberta e movimento, com uma certa melancolia providenciada pelo dedilhado das guitarras.


6. Bossa Raiana – Uma fusão de bossa nova com flamenco e um certo som português, algo que não se explica, mas sente-se.


7. Madalena (com Ricardo J. Martins na guitarra portuguesa) – Um tributo à tradição lusa com toques contemporâneos. A guitarra portuguesa de Ricardo transporta-nos  para o sempre presente fado, sem que este se sobreponha, mantendo-se sempre em harmonia.


8. Dlya Leny (com João Frade no acordeão) – Uma homenagem intimista enriquecida pela sonoridade do acordeão algarvio de João Frade. 


Reencontro é o primeiro registo discográfico do duo, que desde 2018, ano da sua formação no Algarve, tem conquistado diversos palcos com apresentações marcadas por composições originais e versões criativas de temas portugueses e internacionais. Ambos os músicos possuem formação académica em música, refletindo-se numa execução técnica refinada e emotiva.

O álbum conta com participações de músicos consagrados como Pedro Jóia, João Frade, Ricardo J. Martins, Ivo Martins e Rosa Escobar. Além disso, as influências musicais transitam entre o flamenco, jazz e música mediterrânea, sempre mantendo uma forte conexão com as raízes lusitanas.

Emergindo da rica paisagem musical de Portugal, AL Guitar Duo conquistou um nicho com a sua narrativa instrumental e homenagem cultural às tradições do sul da Península Ibérica.
Com Reencontro, o duo não apenas celebra a sua trajetória até aqui, mas também oferece ao público música rica em identidade cultural e  diversidade musical.

“Reencontro” – AL Guitar Duo ft. Pedro Jóia

"Reencontro" no Centro Cultural António Aleixo em Vila Real de Santo António a 24 de Maio às 21h30.

AL Guitar Duo  na web:
Enviar um comentário

Comentários