DO TEXTO:
Infundido com a essência do silêncio urbano e da poesia musical, o single captura a luta emocional de navegar pela solidão e o peso da introspecção du
Do silêncio urbano à poesia musical: conheça o novo tema do EP Contra Tempo
"Quando a cidade adormece, a música acende o que o silêncio esconde."
Vimara Porto
Ricardo Reis Soares nasceu em Braga e vive em Lisboa. Desde o pequeno teclado Casio que recebeu pelo Natal aos quatro anos de idade, nunca a música deixou de o acompanhar. Muito novo frequentou aulas de piano e mais tarde descobriu na guitarra uma confidente ouvinte das suas histórias. Passou pela Academia Valentim de Carvalho e estudou jazz no Hot Clube de Portugal.
Músico, compositor, traz para as suas canções as suas vivências, fragilidades, a sua interpretação do mundo através dos detalhes e seus personagens reais e fictícios. Prepara o seu primeiro EP Contra tempo que conta, na produção, com o músico Miguel Mâroco.
Neste primeiro projeto, Ricardo dá a conhecer a sua escrita através da forma como compreende o que o rodeia, da sua sensibilidade na observação das coisas mais simples do dia a dia.
Depois da canção “Diz-me quanto tempo” lançada em novembro de 2024, “A noite” é o segundo single a ser revelado do seu EP de estreia. O single foi gravado no estúdio Cuca Monga, no estúdio do Chico, no estúdio de Marvila e em casa, produzido e misturado por Miguel Marôco e masterizado por Gonçalo Bicudo. A canção fala da dificuldade que pode existir em atravessar a noite, principalmente quando a solidão aparece de mãos dadas com o apagar da luz. Os locais mais silenciosos podem tornar-se ensurdecedores. A nossa companhia pode tornar-se a mais inconveniente. Esta canção fala sobre esse sentimento. Sobre a necessidade de fugir do silêncio enquanto as ruas de uma cidade adormecida são percorridas.
O vídeo com letra demonstra precisamente essa viagem noturna pelas ruas da cidade de Guimarães. O vídeo tem fotografia de Vitor Martins, tem realização e edição de Luís Castro e teve Margarida Soares como assistente de produção.
Ao vivo, Ricardo Reis Soares apresenta-se tanto a solo como com a sua banda. Neste momento estão a ser fechadas algumas datas para breve onde irá apresentar não só os dois singles já editados, mas também dará a conhecer as outras canções que vão fazer parte do EP. Uma das datas pode já ser partilhada, um concerto a solo na Cossoul, em Lisboa, no próximo dia 19 de Julho.
Letra:
Sem fazer planos o dia começa quando a noite cai
Quando a luz se espreguiça
Adormece cansada
Encostada à cidade
Se a minha sombra por casa à deriva fala sem saber
Visto o casaco e vou
Reflete o que ficou
Das paredes do meu quarto vazio
Em cada canto enquanto inquieta a lua olha por mim
Arrumo as sobras dos outros
Porque as minhas aos poucos
Estão pesadas demais
Já nem o oiço, o silêncio ensurdece e grita sem saber
Do silêncio urbano à poesia musical: conheça o novo tema do EP Contra Tempo
Gostou do post ou tem sugestões?
✍️ Deixe aqui a sua opiniãoComentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis