DO TEXTO:
Dividido em diferentes seções, a publicação percorre temas como a memória das águas, a travessia atlântica e as relações entre corpos e territórios
A memória das águas, a travessia atlântica e as relações entre corpos e territórios costeiros
O lançamento de Linha-Mar será realizado no ateliê de Rafael Segatto Barboza da Silva, localizado na zona portuária de Vitória (ES), um espaço simbólico para o projeto e cenário da gravação do M'PEMBEIRO – o navio com vida, um dos filmes da plataforma NADO
Vitória, fevereiro de 2025 - No próximo dia 17 de fevereiro, Rafael Segatto Barboza da Silva lança seu mais recente livro, Linha-Mar, em um evento especial no ateliê do artista, localizado em Vitória, Espírito Santo. A publicação representa um marco significativo em sua trajetória, com reflexões profundas sobre o mar como espaço de memória, identidade e resiliência, além de integrar sua pesquisa mais ampla sobre corpos, territórios e ancestralidade.
O livro Linha-Mar faz parte do NADO – Experimentos para Corpos D’água, uma plataforma multidisciplinar de arte contemporânea que, apesar de nascer no Espírito Santo, se estende nacionalmente pelas temáticas que aborda. A obra contou com o acompanhamento de especialistas de renome, como Gleyce Heitor, diretora de educação do Instituto Inhotim, e Ariana Nuala, curadora do Museu Afro-Brasil, que contribuíram para a construção do pensamento crítico e estético do livro.
O projeto teve seu primeiro momento no ano passado, quando foram realizados três filmes e a exposição Linha-Mar, no Museu do Pescador, além de outras ações artísticas e educativas. O livro agora lançado aprofunda essa trajetória, focando na exposição e nos filmes produzidos, explorando suas conexões e desdobramentos.
Dividido em diferentes seções, a publicação percorre temas como a memória das águas, a travessia atlântica e as relações entre corpos e territórios costeiros. “As águas carregam histórias e resistências, funcionando como um arquivo vivo, um território de conexão entre tempos e experiências”, reflete Rafael Segatto em um dos trechos do livro.
Em uma das seções, o leitor encontra uma conversa transcrita entre o artista e a curadora Ariana Nuala, aprofundando não só na trajetória de Rafael, mas em reflexões sobre ancestralidade e pertencimento. A investigação se expande para dimensões simbólicas, históricas e políticas, examinando como as águas são marcadores de memória e identidade.
Por meio de uma combinação entre textos, imagens e registros de performances, o artista examina as conexões entre a travessia atlântica, as práticas de resistência e a dimensão espiritual das águas. Rafael analisa ainda os impactos ambientais e as mudanças que transformam os territórios litorâneos, questionando a interferência humana e seus desdobramentos.
A publicação também dialoga com questões ambientais e globais. “Vivemos um momento de transformação acelerada e entender as águas como território é essencial para pensar nosso futuro”, afirma Gleyce Heitor em um dos textos que compõem a obra. A urgência de políticas culturais e ambientais é evidenciada no livro do artista, que propõe diálogos entre arte, ecologia e justiça social. O livro resgata saberes ancestrais que oferecem alternativas para um futuro mais sustentável e propõe uma reflexão sobre a relação entre arte e justiça ambiental.
Destacando a importância da preservação dos oceanos e de suas comunidades tradicionais, a obra também reflete sobre os impactos da modernidade colonial nos territórios costeiros.
O livro foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Espírito Santo, um dispositivo recente que fortalece a produção cultural no Estado, possibilitando que projetos inovadores como NADO se concretizem. Essa legislação tem sido fundamental para o crescimento da cena artística capixaba, promovendo iniciativas que ampliam o diálogo entre arte, território e políticas culturais.
Evento de lançamento
O lançamento de Linha-Mar será realizado no ateliê do artista, localizado na zona portuária de Vitória. Esse espaço é simbólico para o projeto, pois também foi o cenário da gravação de M'PEMBEIRO, um dos filmes da plataforma NADO.
“Esse território tem um papel central na construção do projeto, pois concentra camadas de histórias, de fluxos e deslocamentos que dialogam com as questões abordadas no livro”, explica o autor. O evento contará com uma sessão de autógrafos e um bate-papo especial sobre os temas abordados na obra, além de exibição dos filmes LINHA-MAR, ABANDONAR A TRAVESSIA e M'PEMBEIRO. Será
um momento de celebração e compartilhamento, reunindo artistas, pesquisadores e amantes das artes visuais.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site oficial
SERVIÇO:
Lançamento do livro Linha-Mar, de Rafael Segatto Barboza da Silva
Data: 17 de fevereiro de 2025
Horário: a partir das 19h
Local: Ateliê do artista Av. Jerônimo Monteiro, 240 - Centro de, Vitória - ES, 29010-002. Sala 811, Vitória - ES
1 - Cole ou digite uma palavra, uma frase, ou um título e dê enter.
.....................................................................
2 - Confira os posts do blogue com base na sua pesquisa e clique nas setas (avançar/recuar) para os ver ou rever.
3 - Clique no post que pretende.
...................................
4 - Clique no texto que pesquisa para ver tudo em tamanho grande nas nossas páginas.
A memória das águas, a travessia atlântica e as relações entre corpos e territórios costeiros
Comentários
Enviar um comentário