O título deste texto é de um trecho da música As canções que você fez pra mim(Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1968). Esta frase nos remete a muitas reflexões sobre os dias atuais.
Por mais que queiramos ser otimistas, ficamos preocupados com tudo o que vem ocorrendo. São guerras inexplicáveis, é a natureza sendo agredida, é a família se degradando, são os políticos e agentes públicos se corrompendo, são banqueiros gananciosos aumentando os seus lucros de forma exorbitante, são empresários tratando de forma indigna o trabalhador, é a saúde precária, a educação em decadência, a segurança nos deixando cada vez mais inseguros.
Vivemos sobressaltados, estamos perdendo o nosso direito de ir e vir, ficamos prisioneiros em casa, enquanto a bandidagem toma conta das ruas e muitas vezes dos nossos lares. As leis criadas para proteger e amparar o cidadão estão sendo aplicadas para proteger a quem não merece o benefício. Só resta ao cidadão comum se apegar a alguma religião e pedir a proteção divina.
Outra coisa que nos tem deixado apreensivos em relação ao futuro é o avanço da tecnologia. Inquestionável são os benefícios conseguidos como a precisão, a agilidade, o conforto e a praticidade na execução das tarefas. Mas também tem seus pontos negativos. Um deles é o afastamento das pessoas do salutar contato pessoal, onde podíamos sentir mais facilmente a sinceridade e o afeto nos gestos e na entonação das palavras proferidas. Outro fator negativo é a utilização desse recurso para a prática de atos ilícitos, além de provocar uma dependência cada vez maior a esses equipamentos eletrônicos.
Um ponto que também merece ser ressaltado é a forma de julgamento que algumas pessoas fazem sobre a condição social das pessoas. Leva-se em conta mais fortemente a aparência física e a ostentação de bens materiais. A educação, o conhecimento, a habilidade, a conduta, o respeito e a moral são valores que não estão sendo priorizados, diante de uma seleção de emprego, prevalecendo muitas vezes outros requisitos para a escolha, de que é exemplo conhecido QI - Quem Indica.
Temos visto também o comportamento de pessoas inescrupulosas tentando levar vantagem em tudo, procurando enganar pessoas de boa índole na tentativa de conseguir seus objetivos de forma mais rápida e mais fácil.
Esse choque de realidade é um grito de alerta. Mesmo diante de tantas coisas desagradáveis vamos continuar fazendo a nossa parte na busca por dias melhores.
Dias melhores – RC e Jota Quest
*Carlos Marley,
nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...
A segurança nos deixando cada vez mais inseguros
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis