DO TEXTO:
O concerto é o resultado do trabalho desenvolvido durante a residência artística de Jazz que está a decorrer de 14 a 18 de outubro, com os Professores
O Hot Clube de Portugal é o mais antigo clube de Jazz de Portugal e da Europa
O Centro Cultural Português em Luanda tem o prazer de convidar todos os amantes da música Jazz para assistir à apresentação do concerto de encerramento, da residência artística Camões Hot Jazz, com os participantes da 3ª edição, no dia 18 de outubro, às 18h00, no Auditório Pepetela do Camões - Centro Cultural Português em Luanda.
O concerto é o resultado do trabalho desenvolvido durante a residência artística de Jazz que está a decorrer de 14 a 18 de outubro, com os Professores Bruno Santos e Gonçalo Marques, do Hot Clube Portugal, e um grupo de jovens músicos angolanos. Esta iniciativa foi criada para promover o intercâmbio de experiências entre os participantes, bem como, o aprofundamento de técnicas e conhecimentos em torno do género musical Jazz.
Bruno Santos e Gonçalo Marques tem estado a trabalhar um repertório dos grandes clássicos do cancioneiro norte-americano recorrendo a instrumentação variada, guitarras, baixos, bateria, trompete, piano, flauta, violino e voz.
O Hot Clube de Portugal é o mais antigo clube de Jazz de Portugal e da Europa e desenvolve a sua atividade desde 1948. Em 1977 abriu a Escola de Jazz Luiz Villas-Boas pela mão de um dos seus fundadores, o baixista Zé Eduardo.
Gonçalo Marques é diretor pedagógico e professor da Escola do Hot Clube de Portugal (escola que frequentou enquanto aluno) e na Escola Superior de Música de Lisboa. Tem estado também muito envolvido no ensino do Jazz aos mais novos, não só no HCP, mas também noutras instituições (CCB, Gulbenkian). Os seus discos mais recente recentes são o “Se não aconteceu” dos Marmota (duo que co-lidera com o guitarrista André Matos), e "Birds and Cages" (com o seu quarteto constituído por Jacob Sacks no piano, Masa Kamaguchi no contrabaixo e Jeff Williams na bateria). É licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e em Jazz Performance pela Berklee College of Music de Boston.
Bruno Santos ingressa no Hot Clube de Portugal em 1988, onde estuda com Mário Delgado, João Moreira, Pedro Moreira, Bernardo Moreira entre outros. Em 2000 começa a lecionar na Escola do HCP, assumindo a direção pedagógica, entre 2009 e 2022. Neste mesmo ano estreou a rubrica semanal “ao vivo e a cordas”, também na Antena 2, com vários convidados como: Afonso Pais, Mário Laginha, Carlos Barretto, Mário Delgado, Nelson Cascais, Bernardo Moreira, Maria João, José Peixoto, Rão Kyao, João Paulo Esteves da Silva, entre muitos outros.
Além de contacto regular com músicos nacionais, tem-se apresentado, também, com alguns músicos estrangeiros como: Donald Harrison, Herb Geller, Julien Arguelles, Paulinho Braga, Jesse Davis, Peter Bernstein, Omer Avital, Benny Golson, John Ellis, Seamus Blake, Guillermo Klein, Miguel Zénon, Jerry Gonzalez.
O projeto cultural da Residência Jazzística – Camões Hot Jazz conta com o apoio do parceiro institucional BFA, Delta Q e Águas do Bom Jesus.
O Hot Clube de Portugal é o mais antigo clube de Jazz de Portugal e da Europa
Gostou do post ou tem sugestões?
✍️ Deixe aqui a sua opiniãoComentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis