Corte orçamentário do Governo não deve afetar o Programa Farmácia Popular

O orçamento do Farmácia Popular será maior em 2024, com R$ 3,4 bilhões previstos, um aumento de 37% em relação a 2022.
Medicamentos e brasão do Brasil.

 

Distribuição gratuita de absorventes foi implementada para pessoas em situação de vulnerabilidade


Reportagem, Janary Damacena
Agência Voz

A população que retira medicamentos pelo Programa Farmácia Popular não será atingida pelo recente corte orçamentário anunciado pelo Governo Federal, que deve afetar alguns programas. A informação é do Ministério da Saúde esclarecendo que mesmo com corte, o orçamento do Farmácia Popular será maior em 2024, com R$ 3,4 bilhões previstos, um aumento de 37% em relação a 2022.

De acordo com a pasta, caso seja necessário, o governo poderá ajustar o valor até o final deste ano, realocando recursos. Desta forma, o programa vai continuar fornecendo medicamentos, absorventes e fraldas geriátricas gratuitamente ou a preços reduzidos. Isso porque desde junho de 2023, todos os beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso gratuito a todos os itens do programa, e cidades atendidas pelo Mais Médicos agora têm prioridade para novas farmácias.

Além disso, a distribuição gratuita de absorventes foi implementada para pessoas em situação de vulnerabilidade. Atualmente, 95% dos produtos do Farmácia Popular são gratuitos, incluindo medicamentos para colesterol alto, doença de Parkinson e glaucoma. Esse compromisso com a saúde pública segue firme, com a previsão de novos aportes para 2024 e 2025.
Enviar um comentário

Comentários