Dores fortes de cabeça? Faça o teste e saiba se você pode ser candidato à cirurgia de enxaqueca

DO TEXTO: Pouco invasiva, a cirurgia tem o objetivo de descomprimir e liberar os ramos dos nervos trigêmeo e occipital envolvidos nos pontos de dor. Os ramos...

Paciente com dores de cabeça.

 

Problema afeta 15% dos brasileiros


A seguir, você encontrará perguntas relacionadas a sintomas e fatores associados à enxaqueca, que podem ajudar a guiar na escolha pelo tratamento cirúrgico

São Paulo – abril 2024 - Você conhece a cirurgia da enxaqueca? Respaldada por diversos estudos, inclusive de universidades como Harvard, a cirurgia é feita por diversos grupos de cirurgiões plásticos ao redor do mundo. “Ela também é realizada em mais de uma dezena das principais universidades americanas, como Harvard. Os resultados positivos e semelhantes das publicações dos diferentes grupos comprovam a eficácia e a reprodutibilidade do tratamento”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez*, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA e especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University. “Pouco invasiva, a cirurgia tem o objetivo de descomprimir e liberar os ramos dos nervos trigêmeo e occipital envolvidos nos pontos de dor. Os ramos periféricos destes nervos, responsáveis pela sensibilidade da face, pescoço e couro cabeludo, podem sofrer compressões das estruturas ao seu redor, como músculos, vasos, ossos e fáscias. Isto gera a liberação de substâncias (neurotoxinas) que desencadeiam uma cascata de eventos responsável pela inflamação dos nervos e membranas ao redor do cérebro, que irão causar os sintomas de dor intensa, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som”, diz o Dr. Paolo Rubez, idealizador do Migraine Surgery Academy, que ensina e estimula cirurgiões plásticos de todo mundo a realizarem as cirurgias de enxaqueca a fim de beneficiar mais pacientes com o tratamento. Abaixo, o teste pode ajudar a indicar se já é hora de você procurar esse procedimento:

Perguntas:

1.Você experimenta crises de enxaquecas mais de duas vezes por mês?
- Sim
- Não

2.A enxaqueca afeta significativamente suas atividades diárias e qualidade de vida?
- Sim
- Não

3.Você já tentou várias abordagens de tratamento, como medicamentos, mudanças no estilo de vida e terapias, sem resultados satisfatórios?
- Sim
- Não

4.A enxaqueca está associada a sintomas incapacitantes, como náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som?
- Sim
- Não

5.Você foi diagnosticado(a) por um neurologista como portador(a) de enxaqueca crônica?
- Sim
- Não

6.Você está disposto(a) a considerar opções cirúrgicas para aliviar os sintomas da enxaqueca?
- Sim
- Não

Resultado do Teste:

- Se você respondeu ‘sim’ em menos de duas perguntas: A cirurgia de enxaqueca pode não ser a opção mais indicada neste momento. Recomenda-se continuar explorando outras abordagens de tratamento com o auxílio de um profissional de saúde.

- Se você respondeu ‘sim’ em duas a quatro perguntas: Existem alguns sinais de que a cirurgia de enxaqueca pode ser uma opção a ser considerada. É essencial discutir suas opções com um neurologista ou cirurgião especializado para uma avaliação mais aprofundada.

- Se você respondeu ‘sim’ em cinco ou seis perguntas: Sua pontuação sugere que a cirurgia de enxaqueca pode ser uma opção válida. Recomenda-se agendar uma consulta com um especialista para discutir detalhes sobre o procedimento, benefícios e potenciais riscos.

Segundo o médico, a cirurgia para enxaqueca pode ser feita em qualquer paciente que tenha diagnóstico de Migrânea (Enxaqueca) feito por um neurologista, e que sofra com duas ou mais crises severas de dor por mês que não consigam ser controladas por medicações; ou em pacientes que sofram com efeitos colaterais das medicações para dor ou que tenham intolerância a estas medicações; ou ainda em pacientes que desejam realizar o procedimento devido ao grande comprometimento que as dores causam em sua vida pessoal e profissional. O Dr. Paolo Rubez enfatiza que as cirurgias são realizadas em ambiente hospitalar e sob anestesia geral e em alguns casos sob anestesia local. “A duração da cirurgia, para cada nervo, é de cerca de uma a duas horas, e o paciente tem alta no mesmo dia, ou no dia seguinte, para casa”, finaliza o médico.


🩺 🩺 🩺

*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 12 Observerships em Cirurgias Plásticas Faciais, nos EUA, sendo 8 com o Dr. Bahman Guyuron em Cleveland. É idealizador do Migraine Surgery Academy, que ensina e estimula cirurgiões plásticos de todo mundo a realizarem as cirurgias de enxaqueca a fim de beneficiar mais pacientes com o tratamento. Instagram: @drpaolorubez

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários