Cine Café exibe Mazurka, obra-prima do cinema alemão, produzida em 1935

DO TEXTO: Ambientado em um tribunal, o enredo acompanha os desdobramentos do julgamento, revelando em flashback segredos do passado da protagonista e...
 Cena do filme "Mazurka".


Uma obra que, passados quase 90 anos, ainda é capaz de emocionar plateias


Ao longo do mês de abril, o Sesc Sorocaba, por meio do projeto Cinecafé, apresenta a mostra gratuita "Nostalgia Cinematográfica - Uma Experiência em 16mm", uma celebração ao cinema analógico e oferece aos espectadores a oportunidade de vivenciar a magia do cinema de película com exibições de cópias do acervo da produtora Cine 16.

Nesta quarta-feira, 16 de abril, às 19h, a mostra promoverá uma rara sessão com o intemporal Mazurka, uma obra que, passados quase 90 anos, ainda é capaz de emocionar plateias.

O filme narra a história de uma mulher, interpretada pela atriz Pola Negri, que comete um assassinato e é levada a julgamento.

Ambientado em um tribunal, o enredo acompanha os desdobramentos do julgamento, revelando em flashback segredos do passado da protagonista e explorando suas motivações por trás do crime. Com tensão crescente e reviravoltas emocionantes, "Mazurka" oferece uma exploração profunda da natureza humana, justiça e compaixão.

Para o curador da mostra, Alex Zen, a oportunidade para assistir Mazurka é única porque se trata de uma obra nunca lançada no Brasil em plataformas domésticas. “A cópia em 16mm que será exibida é a única que se tem notícia no Brasil, e graças a ela estamos promovendo um movimento de redescoberta do filme” afirma Zen.

Após a sessão, haverá um bate-papo sobre o filme com a antropóloga e crítica de cinema Isabel Wittmann.

FILME 16MM
Em 2024, o formato de filme 16mm completa 101 anos. Lançado pela Kodak em janeiro de 1923 como uma alternativa mais acessível ao 35mm, o 16mm tornou-se revolucionário nas décadas seguintes devido à sua portabilidade e baixo custo, permitindo a exibição de filmes em espaços alternativos e democratizando o acesso aos equipamentos cinematográficos.

CINEPIANO TONY BERCHMANS
Tony Berchmans oferece uma experiência audiovisual única ao improvisar trilhas sonoras ao vivo para os filmes exibidos. Sua técnica representa uma nova forma de apreciar obras cinematográficas antigas.

SERVIÇO - MOSTRA "NOSTALGIA CINEMATOGRÁFICA - UMA EXPERIÊNCIA EM 16MM"
Data: 02 a 30 de abril de 2024
Local: Teatro do SESC Sorocaba/SP
Endereço: Rua Barão de Piratininga 555
Entrada franca - convites começam ser distribuídos com uma hora de antecedência
Contato: (15) 3332-9933

PRÓXIMAS EXIBIÇÕES
23/04 (terça-feira), 19h | 12 anos
"O Refúgio de Emma (Skyggen af Emma, Suécia, 1988)
Direção de Søren Kragh-Jacobsen, com Line Kruse, Börje Ahlstedt, Erik Wedersøe

Sinopse: Ambientado em 1932, este drama emocionante mergulha nas complexidades familiares e nas lutas internas de uma criança em busca de compreensão e afeto. Com uma narrativa cativante e performances poderosas, "O Refúgio de Emma" oferece uma reflexão profunda sobre os laços familiares e as profundezas do amor e da solidão. Este filme sueco de 1988 continua a tocar os corações dos espectadores com sua história atemporal e emotiva.

30 (terça-feira), 19h | 12 anos
Mãe (Mat, URSS, 1926)
Direção de Vsevolod Pudovkin, com Vera Baranovskaya, Nikolai Batalov
Trilha sonora executada ao vivo por CINEPIANO TONY BERCHMANS

Sinopse: obra-prima do cinema silencioso russo. Baseado no romance de Maxim Gorky, o filme segue a jornada emocional de uma mãe trabalhadora durante as revoltas de 1905. Confrontada com a brutalidade do regime czarista, testemunhamos sua transformação em uma figura poderosa da revolução. Com imagens intensas e uma narrativa emocionante, "A Mãe" ajudou a moldar a linguagem cinematográfica e a elevar o cinema a uma forma de arte respeitada e influente.

O pianista Tony Berchmans irá executar ao vivo sua própria trilha sonora para o filme, em perfeito sincronismo com a diferentes emoções ao longo da narrativa cinematográfica.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários