Mediunidade na Umbanda: estudioso revela os fundamentos da prática nos terreiros

DO TEXTO: Diferente do espiritismo, que surgiu a partir dos estudos teóricos de Allan Kardec, a umbanda foi originada na prática, sem que houvesse um aprimorame

Capa do livro "Mediunidade na Umbanda"

Rodrigo Queiroz, filósofo, pesquisador e fundador do Instituto Cultural Aruanda, mostra os caminhos para que médiuns fortaleçam suas convicções em novo livro

De acordo com o filósofo e pesquisador Rodrigo Queiroz, toda pessoa nasce com potencial de se tornar médium e para desenvolver essa mediunidade é preciso estimulá-la, assim como os outros sentidos sensoriais. No caso da umbanda, por exemplo, a principal mediunidade é a incorporação dos guias, como Caboclo, Pombagira, Preto Velho, entre outros.

Diferente do espiritismo, que surgiu a partir dos estudos teóricos de Allan Kardec, a umbanda foi originada na prática, sem que houvesse um aprimoramento teórico. Somente nos últimos anos foram iniciadas pesquisas para suprir esta lacuna na história da religião, das quais decorre Mediunidade na Umbanda.

Rodrigo apresenta no título publicado pela editora Citadel os fundamentos da prática, o desenvolvimento dos médiuns de terreiro como também os métodos de desenvolvimento mediúnicos. Conforme o autor, médium ativo desde 1996, existem cinco passos essenciais para que o umbandista tenha uma mediunidade sólida e saudável, e o primeiro deles é estudar a própria religião.

O médium [...] é o indivíduo que tem capacidade de intermediação com outras realidades e vibrações diferentes da realidade vivida por nós neste plano terrestre.Essas capacidades podem ser sutis ou não; assim como podem ser comuns a algumas pessoas e a outras, não.

(Mediunidade na Umbanda, pg. 33)

Crítico a algumas tradições que sacerdotes mais antigos costumam seguir, Rodrigo Queiroz acredita que estudar os fundamentos da umbanda pode contribuir para aproximar ainda mais as pessoas do terreiro. “Ao desenvolver a mediunidade, para que ela seja direcionada da melhor forma, o indivíduo se resolve, conhece a si mesmo e encontra, a partir desse fato, um caminho espiritual para a sua vida,” explica.

Há mais de 15 anos dedicado à religião, Rodrigo Queiroz é escritor, pesquisador, professor, fundador e presidente do Instituto Cultural Aruanda, criador e diretor da plataforma de educação online Umbanda EAD. Além do livro “Mediunidade na Umbanda”, é também autor do livro “Exu do Ouro” (2017).

FICHA TÉCNICA
Título: Mediunidade na Umbanda
Subtítulo: Descubra os fundamentos da prática e desenvolvimento do médium de terreiro
Autores: Rodrigo Queiroz
Editora: Citadel
ISBN: 978-65-5047-118-7
Dimensões: 15cm x 22cm
Páginas: 176
Preço: R$ 36,58
Onde comprar: Amazon

Sobre o autor: Rodrigo Queiroz é fundador e presidente do Instituto Cultural Aruanda (2004), criador e diretor da primeira plataforma de ensino online da religião, Umbanda EAD (2006), médium ativo desde 1996 e sacerdote. Filósofo de formação, especialista em Psicologia Positiva, une os conhecimentos científicos do desenvolvimento humano com as pesquisas e vivências mediúnicas de terreiro. Atua como mentor pessoal de sacerdotes de umbanda pelo mundo e orienta pessoalmente milhares de médiuns ativamente espalhados por diversos países, aplicando seus saberes e validando uma nova e organizada maneira de viver e espalhar a umbanda mundo afora por meio da sua comunidade online Confraria Umbandalogia. Instagram -| YouTube

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários