Brasileiro escreve livro de contos usando ChatGPT

DO TEXTO: É uma parceria entre o conhecimento humano e artificial, onde ambos aprendem um com o outro constantemente, visando atingir conquistas cada vez melhor

Autor Claudio Santana e capa do e-book "Os Contos de Anacrôn".


Com 50 histórias curtas, e-book já está disponível na Amazon

Quem não ama uma boa história? Seja verídica ou fantasiosa, toda narrativa nos cativa, mexe com nossa imaginação e deixa sua marca – trazendo, até mesmo, lições valiosas a serem aprendidas. Se aventurando nesse universo, Claudio Santana, escritor, polímata, futurista e executivo da área de melhoria contínua e inovação, acaba de produzir uma obra de 50 contos inteiramente cocriada com a inteligência artificial do ChatGPT em cerca de 97 horas. Os Contos de Anacrôn, como foi nomeada, já está disponível para compra na Amazon no link a seguir: bit.ly/3Hnq7fa

Se aventurar na escrita não foi uma novidade para ele. Já autor de um livro de poesias e dois livros técnicos, ele viu a oportunidade de criar sua obra de contos quando descobriu a ferramenta. “Tinha várias ideias de histórias pequenas com morais filosóficas e outras de senso comum no final. Então, decidi testar essa inteligência artificial e começar a montar os contos com as ideias propostas”, relata.

O processo foi surpreendente. Ao descrever a ideia central do conto em poucas linhas e o desfecho inicialmente esperado, o ChatGPT criava uma história completa utilizando essas frases chaves destacadas. Nem sempre o relato desenvolvido fazia 100% sentido narrativamente, mas, com pequenos ajustes, era possível desenvolver resultados incríveis. Até mesmo, com perspectivas inusitadas e mais interessantes do que havia imaginado no começo.

Do seu lado, a criatividade dos contos é inserida na plataforma. Do outro, a IA cria uma história se baseando nas informações compartilhadas. É uma parceria entre o conhecimento humano e artificial, onde ambos aprendem um com o outro constantemente, visando atingir conquistas cada vez melhores. “Percebi que quando inseria muitos detalhes, a ferramenta acabava não gerando propostas tão atraentes. Mas, quando comecei a inserir poucas palavras mais assertivas, os contos surgidos eram fascinantes, precisando apenas revisar e adaptar alguns detalhes para finalizar”, compartilha.

Para ilustrar todos esses contos, a inteligência da DALL-E também foi utilizada. Nela, a mesma premissa do ChatGPT se aplica: com uma descrição do esperado, a ferramenta desenvolve algumas sugestões de imagens que contém as ideias centrais relatadas. Assim como na outra, nem sempre as fotos apresentam completamente o que foi imaginado – o que demandou um maior desafio de testar diferentes expressões até que esta IA elaborasse uma ilustração parecida com o imaginado.

É claro que muito ainda precisa ser evoluído, mas o livro cocriado com essa ferramenta já abre muitas portas. Para Santana, ter concluído essa obra é apenas a ponta do iceberg, e nos dá a ideia do quanto a IA pode nos ajudar em diversas tarefas do nosso dia a dia pessoal e profissional, simplificando muitas atividades e as tornando mais assertivas para nossos propósitos.

E, nada melhor do que falar sobre suas expectativas usando o próprio ChatGPT – claro, que com algumas palavras-chaves inseridas. “A inteligência artificial tem potencial de revolucionar os negócios e impactar a forma pela qual iremos interagir com ela, seja evitando tarefas repetitivas do nosso cotidiano ou agilizando outras. Novas portas da criatividade humana podem surgir a partir dessa relação, permitindo que possamos aprender com a máquina e que ela própria aprenda com a gente. Muito ainda precisa ser construído, mas o mercado certamente irá se ajustar à IA e atingir feitos inimagináveis com essa parceria”, finalizam os autores, humano e artificial.

SERVIÇO:
Os contos de Anacrôn

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários