Entenda a importância da rede de apoio à saúde mental

DO TEXTO: O ser humano é um ser de relacionamentos e isso faz com que a rede de apoio seja tão importante em todos os aspectos da vida, desde o observar e, às v

Mulher praticando exercícios físicos em casa


Psiquiatra do CEJAM explica o conceito e como apoiar indivíduos que estão em sofrimento psíquico

Cuidar da saúde mental é essencial para que uma pessoa consiga lidar, de forma saudável, com diferentes emoções. Nesse sentido, a psiquiatra Juliana Mokayad Hanania de Azevedo, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil M’Boi Mirim, gerenciado pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, exalta a importância da “rede de apoio” à manutenção do equilíbrio.

Ela explica que o termo é um nome abrangente para todo o suporte que uma pessoa pode contar ao longo da vida e, mais especificamente, nos tratamentos.

“A rede de apoio é constituída tanto pelas pessoas com as quais convivemos, como pela equipe que compõe o tratamento e as instituições envolvidas, na saúde, socialmente, religião e esportes”, reitera.

O ser humano é um ser de relacionamentos e isso faz com que a rede de apoio seja tão importante em todos os aspectos da vida, desde o observar e, às vezes, até detectar, antes mesmo que o próprio indivíduo possa fazer, o início de alterações do comportamento, dar suporte no processo do adoecimento em si, apoiar o tratamento e mantê-lo pelo tempo que for necessário.

“Perceber que não há uma convivência social apropriada dentro das capacidades de cada estrutura de personalidade já é um sinal que chama a atenção. Detectando já um déficit a partir de um isolamento progressivo, já nos dá a possibilidade de uma descoberta precoce de um possível transtorno psiquiátrico”, pondera.

Existem outros indícios que levam o indivíduo a perceber sinais de um adoecimento e, a partir disso, é um momento para solicitar auxílio da rede de apoio: mudanças nos padrões de comportamento, fisiológicos de sono, apetite e energia para realização das atividades da rotina são fortes indicativos de que alguma situação de adoecimento está se instalando.

A médica ressalta que a apresentação dos transtornos mentais em crianças e adolescentes é atípica. “Os sinais e sintomas, muitas vezes, são mais inespecíficos, o que dificulta a suspeita precoce de que algo está ocorrendo. O mais importante é não minimizar e/ou banalizar as queixas que possam surgir, mudanças de comportamento e agitações. Toda mudança de comportamento precisa ser investigada”, afirma.

Os adolescentes naturalmente passam por mudanças, frequentemente mais isolados, reservados com a família, passam muito tempo nas telas, e esse é um comportamento “uniforme” na atualidade.

Porém, conforme a especialista, chorar sem que haja qualquer motivo, emagrecimentos ou ganho de peso abruptos, maior hostilidade, irritabilidade e perda de desempenho escolar são sinais de atenção que precisam ser acompanhados e investigados.

“Nunca devemos caracterizar essas alterações como ‘frescura ou preguiça’, antes de que seja avaliado pelos profissionais habilitados”, finaliza.

CAPS e CVV

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde de caráter aberto, sem agendamento, e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

As equipes de atendimento são formadas por multiprofissionais que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, o CEJAM gerencia o CAPS Infantojuvenil II M’Boi Mirim, CAPS Álcool e Drogas III Jardim Ângela e CAPS Adulto II Jardim Lídia.

Já o Centro de Valorização da Vida (CVV), instituto que apoia emocionalmente todas as pessoas que acessam o serviço, realiza atendimento 24h por dia, com voluntários que se revezam para conversar por telefone (188), e-mail ou chat.

                                                                               ✳✳✳

Sobre o CEJAM   
O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.
Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários