Saiba como evitar e tratar queimadura, ressecamento, rachaduras e fissuras nos lábios no verão

DO TEXTO: Segundo a dermatologista, por prevenção, o recomendado é fazer uma hidratação constante e frequente, com formulações ricas em vitaminas e antioxidante

Lábios de mulher.


Contato com alimentos, bebidas, saliva e maquiagens podem influenciar no aparecimento de ressecamento labial, mas os principais danos provêm de queimadura solar ou por desidratação

São Paulo – 14/12/2022 - A porção dos lábios que fica exposta ao meio ambiente é formada por um tecido extremamente sensível, por isso o meio ambiente tem grande influência no aparecimento de ressecamento, rachaduras e fissuras labiais. “Tanto o frio quando a exposição solar no calor pode causar queimaduras, mas elas são diferentes. Quanto maior é a área de exposição dos lábios (lábios carnudos), maior a tendência aos lábios ficarem ressecados. Isso ainda é pior nas pessoas que tem esse tipo de lábios e são claras, mas ocorre também nos indivíduos de pele mais escura. Além das baixas temperaturas, o sol é outro agressor importante. A queimadura causada pelo sol muda a estrutura celular; o lábio também começa a ficar mais ressecado, descamativo, com surgimento de fissuras e rachaduras. Um dos cânceres de pele mais comuns na região da face é na região dos lábios e o mais comum deles é o carcinoma espinocelular. Já o frio causa um tipo de queimadura que é por desidratação. Nos períodos de baixa temperatura, há uma diminuição da produção natural das glândulas que lubrificam a região, então existe um maior ressecamento porque a pele fica realmente menos hidratada e lubrificada, com a área mais atrófica. A regeneração deve ser feita da mesma maneira”, afirma a dermatologista Dra. Mônica Aribi*, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga.  

A médica explica que essa região, por ser delicada e fina, também sofre influência de outros fatores: “Além de usarmos muito movimento da musculatura, a mucosa oral entra em contato com alimentos, bebidas, saliva, cosmético, principalmente batons que nem sempre têm pigmentos naturais e contêm conservantes alergênicos. Então é um local que devemos, sim, tratar com muito cuidado, com produtos específicos”, acrescenta.

Segundo a dermatologista, por prevenção, o recomendado é fazer uma hidratação constante e frequente, com formulações ricas em vitaminas e antioxidantes. “Os produtos específicos para hidratação local também podem conter filtros solares para evitar que haja danos pela exposição ao sol”, enfatiza. Outra dica é evitar passar a língua na região dos lábios, o que provoca uma diminuição do pH, já que a saliva tem pH mais ácido e piora ainda mais o ressecamento. “Há aquela sensação imediata de umedecimento da região, mas logo depois, acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local”, afirma.

Ao perceber desconforto, o hidratante labial deve ser usado de duas a três vezes ao dia, segundo a médica, ou optar pela escolha de batons que sejam de marcas conhecidas com uma rotulagem hipoalergênica, testado dermatologicamente, e produtos de boa procedência. Quando há ressecamento, a dermatologista ressalta que sempre aconselha aos pacientes a nunca remover as ‘pelinhas’, nem fazer esfoliação na região dos lábios com grânulos agressivos. “Quando houver persistência do ressecamento, apesar de todos os cuidados recomendados, deve se procurar um dermatologista para avaliação clínica mais especifica para descartar outros diagnósticos diferenciais e buscar formas de tratamento mais assertivas para o caso em questão. No caso das queimaduras por radiação solar, a ajuda médica pode se fazer necessária”, diz a Dra. Mônica.

Tratamentos labiais a laser podem melhorar a qualidade da pele da região, segundo a médica. Existem procedimentos também que utilizam a tecnologia de sucção à vácuo, como é o caso do HydraFacial Perk Lábios. “Ele confere lábios hidratados, revitalizados e levemente volumizados. Por meio da exclusiva tecnologia roller-flex, de sucção à vácuo, ele promove uma limpeza e esfoliação suave enquanto deposita na pele da região um poderoso sérum nutritivo e hidratante, que, após o tratamento, é levado pelo paciente para ser aplicado em casa, assim contribuindo para prolongar e melhorar gradualmente os resultados do procedimento”, afirma a dermatologista. “O Sérum utilizado traz ingredientes como o óleo de hortelã-pimenta, que possui ação anti-inflamatória e antioxidante, e os extratos de peônia, que hidrata e acelera a renovação da pele, e aloe vera, que é rico em Vitamina E e C, assim atuando como antioxidante e calmante” explica.

Por fim, a médica enfatiza que outro composto que devemos ficar de olho é o cigarro: “Além de poder causar dermatite de contato, ele aumenta a temperatura local e esse é um fator predisponente à formação de células cancerígenas. O cigarro também diminui a irrigação local, provoca degradação do colágeno e dá origem às linhas em código de barra que surgem como rugas ao redor dos lábios”, finaliza.

                                                               💢💢💢

DRA. MÔNICA ARIBI*: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE, Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @dramonicaaribi

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários