Sebrae inaugura ponto de apoio no WTC Lisboa

DO TEXTO: Portugal é visto como a porta de entrada das empresas para a Europa.
Equipa do Sebrae na inauguração do ponto de apoio no WTC Lisboa.

Iniciativa visa o contato com potenciais parceiros para a internacionalização dos pequenos negócios. Portugal é visto como a porta de entrada das empresas para a Europa


Por Daniel Marinho, direto de Lisboa

As micro e pequenas empresas brasileiras interessadas em internacionalizar seus negócios agora têm endereço em Portugal. Por meio de parceria com o World Trade Center Lisboa, o Sebrae inaugurou um ponto de apoio, em Lisboa, que acolherá negócios empreendedores visando facilitar o engajamento com parceiros locais, fomentar ações de promoção comercial e o intercâmbio de experiências e investimentos. A inauguração do escritório teve a presença de Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal; Carlos Melles, presidente do Sebrae; Luciano Menezes, CEO do WTC Lisboa; Vitalino Canas, presidente do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE); e dezenas de autoridades e representantes do ecossistema Sebrae.

A presença institucional do Sebrae em Portugal também dará apoio ao softlanding para as empresas do Programa Inova Amazônia, à articulação com atores locais relacionados à Educação Empreendedora; interação com entidades e associações municipais para trocas de experiências. A iniciativa faz parte da estratégia de atuação do Sebrae com foco em Portugal, visando estimular a inserção das micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional, em sinergia com o propósito de disseminar a cultura empreendedora, estimular empresas competitivas e sustentáveis e fomentar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

Em seu discurso, Luciano Menezes, CEO do WTC Lisboa, afirmou que essa data é muito especial por apenas 60 dias após o lançamento do empreendimento ter o privilégio de receber o Sebrae como membro do ecossistema. “Celebramos hoje com muita alegria uma parceria inédita, de uma magnitude enorme. Nosso propósito é ajudar empresas a fazer as conexões certas para viabilizar novos negócios. O Sebrae participou de minha vida e de todo empresário brasileiro. Ter a oportunidade de dar uma janela para que startups possam pisar em Portugal e se multiplicarem para todas as cidades onde temos presença é muito especial”.

Em sua fala, Carlos Melles, presidente do Sebrae, enfatizou o peso do Sistema Sebrae na economia brasileira e a importância das micro e pequenas empresas para a sustentabilidade de 90 milhões de brasileiros. Ele abordou também a ligação histórica entre Brasil e Portugal, além das suas semelhanças culturais, como sermos um povo acolhedor. “Nós vendemos esperança e sonho. Hoje sabemos que estamos no local certo, na hora certa e com o parceiro certo. Vamos descobrir juntos como podemos potencializar nossas forças para que os empreendedores brasileiros tenham sempre mais sucesso”.

Melles também explicou que após seu cinquentenário, o Sebrae fez uma análise de sua trajetória de vida e dos desafios para os próximos 50 anos. Citou as iniciativas implementadas para preparar o empreendedor brasileiro a dar um salto internacional, como a digitalização, a capacitação em temas relevantes para a expansão estrangeira, a campanha de valorização do pequeno negócio e a parceria com a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), para benchmarking em inovação. O presidente do Sebrae mencionou ainda o termo de cooperação assinado entre o Sebrae e o Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) visando facilitar a troca de boas práticas e tecnologias voltadas ao aprimoramento de políticas públicas em prol dos pequenos negócios.

Sobre o WTC
O WTC é um espaço criado com o propósito de desenvolver negócios ao redor do mundo. Contempla 320 unidades, em 92 países contando com cerca de 15 mil colaboradores. O WTC Lisboa é um projeto de 70 mil metros quadrados, com cinco torres, um hotel, um centro de convenções e um supermercado. Foi lançado há dois meses e já possui 70% de ocupação e cerca de 300 empresas portuguesas como membros do WTC Business Club cujo objetivo é realizar negócios internacionalmente.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários