O Brasil como herança no coração dos pequenos que moram longe

Do Texto: Dedicado a crianças que falam português pelo mundo

Composição: capa do livro "Nina vai ao Brasil" e a autora Renata Formoso

Diretamente da Inglaterra, Renata Formoso convida crianças falantes do português a se reconectarem com as raízes brasileiras

Nina vai ao Brasil e juntinho da vó Teresa conhece as belezas e singularidades do país de herança. Do bolo de rolo, em Pernambuco, ao Chimarrão no Rio Grande do Sul, ela vivencia intensamente a cultura brasileira, que é rica e única. A divertida viagem da brasileirinha que mora na Inglaterra marca o lançamento infantil da autora Renata Formoso, pela Catavento Books.

Dedicado a crianças que falam português pelo mundo – sejam imigrantes, filhos de brasileiros nascidos fora ou os moradores nativos –, o livro é o segundo de uma coleção que incentiva as famílias a manterem em prática a língua de herança. O colorido e as rimas já apareciam em Eu também falo português, o primeiro da coletânea, e voltam agora mais tropicais e cheios de ginga em uma verdadeira celebração à diversidade e riqueza cultural do Brasil.

Partimos para Minas Gerais e paramos em BH (be-a-gá). É assim que chamam
Belo Horizonte, terra do feijão tropeiro e da broa de fubá. (Nina vai ao Brasil, pág. 14)

A história contempla expressões e palavras bem brasileiras, incluindo um pequeno glossário. Além de ampliar o vocabulário, as crianças – que moram ou não no Brasil - podem aprender mais sobre os costumes das diferentes regiões do país, inclusive das que ainda não conhecem. No final, o leitor encontra mais detalhes dos locais visitados por Nina e o depoimento de Carol Barbi, mãe, imigrante e educadora parental, sobre como lidar com despedidas da família que mora longe, seja para imigrar ou visitar.

Renata Formoso vive em Londres, na Inglaterra, com o filho Noah, sua maior inspiração para escrever. Durante a pandemia, enquanto crianças no mundo todo cresciam sem poder viajar para encontrar familiares, a literatura surge como ferramenta de alívio emocional. Por meio da obra é possível conhecer a cultura e sabores de várias regiões brasileiras, lugares que podem fazer parte do itinerário de uma próxima visita ao país.

As ilustrações de Carolina Coroa contribuem ainda mais para sanar a vontade de conhecer ou voltar ao Brasil. Apresentam paisagens turísticas – Avenida Paulista, Corcovado, Pelourinho – e situações cheias de descoberta e afeto, além de um mapa do país com indicação das cidades visitadas por Nina e a avó Teresa.

FICHA TÉCNICA
Título: Nina vai ao Brasil
Autora: Renata Formoso
ISBN/ASIN: 979-8-9865057-2-5
Formato: 20,5 x 20,5cm
Páginas: 32
Preço: R$ 55,70

Sobre a autora: Renata Formoso é brasileira, comunicadora por formação e amante da língua portuguesa. Nascida e criada em Santos (SP), cresceu seguindo seus sonhos até parar em Londres, onde se tornou mãe do Noah — a maior inspiração para escrever. Publicou seu primeiro livro Eu Também Falo Português, em 2020, no qual deu vida à personagem Nina. Juntas seguem incentivando famílias do mundo todo a manter vivo o idioma do coração. @nocaminhoeuteexplico

Sobre a ilustradora: Carolina Coroa é de Belém do Pará, mas não ficou por lá. Comunicadora e designer de moda por formação, já morou em São Paulo, em Berlim e na Irlanda. Tornou-se mãe do Hugo e ilustradora ao mesmo tempo. Agora vive em Londres e, além de ilustradora de livros, trabalha com animação infantil, muitas vezes enquanto viaja pelo universo na nave espacial do Hugo.

Sobre a editora: Com o objetivo de fomentar o amor pela língua portuguesa e cultura do Brasil, a Catavento Books além de livraria e clube de assinatura, agora também tem o próprio selo editorial nos Estados Unidos com venda e distribuição para mais de 50 países. Os livros do selo buscam promover o aprendizado, divertir, incentivar a leitura, destacar a cultura e valorizar autores brasileiros. @cataventobooks - @cataventobooks
Também pode ler:
Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !