7 tratamentos seguros para serem feitos antes das férias de verão

DO TEXTO: Chegar à praia com a pele (fotoprotegida, claro) iluminada, com viço e exuberante é possível. Uma forma de conseguir isso é cuidar da saúde da pele.

Mulher em tratamento de rosto

Entrar no verão com o pé direito? É possível com as novas técnicas que prometem rejuvenescimento facial e remodelação corporal

São Paulo – 22/11/2022 - O verão está próximo e já começa o tique-taque do relógio (em contagem regressiva) para agilizar os ‘projetos’ faciais e corporais, a fim de entrar na temporada com o pé direito, a barriga tanquinho e a pele impecável. “Alguns tratamentos clássicos do inverno, principalmente aqueles que deixam marcas, vão sendo, pouco a pouco, esquecidos, mas a verdade é que as tecnologias evoluíram tanto que é perfeitamente possível rejuvenescer a pele e tratar o corpo com resultados ótimos, em poucas sessões e sem marcar ou deixar a pele vermelha”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr.*, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Abaixo, consultamos especialistas para mostrar quais são as técnicas que podem ser feitas agora:

HydraFacial para melhora do glow facial: Chegar à praia com a pele (fotoprotegida, claro) iluminada, com viço e exuberante é possível. Uma forma de conseguir isso é cuidar da saúde da pele. Uma das novidades é a recuperação do glow da pele com a experiência HydraFacial, um fenômeno mundial testado por diversas atrizes e celebridades que consiste em melhorar a aparência ao mesmo tempo em que promove uma restauração completa da pele para torná-la mais saudável. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele. Sua tecnologia traz uma ponteira com design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado à tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi*, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. O procedimento é rápido, completamente indolor, não invasivo e sem downtime (tempo de recuperação).

Laser e ultrassom para região dos olhos: Em alta também está a região do olhar, que dá ainda mais destaque ao rosto. O rejuvenescimento da região dos olhos, região da face em que se observa envelhecimento precocemente, é um dos destaques para manter a aparência jovem, segundo a Dra. Cláudia Merlo*, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. “Realizamos laser de Erbium-Yag, que estimula colágeno na camada mais superficial da pele e ultrassom microfocado, que promove sustentação muscular e ligamentar através de estímulo de colágeno e fibrina para manutenção do olhar mais aberto. O Fotona na região dos olhos varia de acordo com grau do envelhecimento. A manutenção é feita uma vez ao ano, e o tratamento da flacidez é individualizado quanto ao número de sessões. Já o ultrassom microfocado se realiza uma vez ao ano”, explica a Dra. Cláudia.

Toxina Botulínica para linhas e rugas: Também nessa época, para combinar com o relaxamento das férias, é bom dar uma folga aos músculos da face. E a toxina botulínica é ideal para isso, já que consiste na aplicação injetável para fins corretivos ou preventivos de um neuromodulador, segundo o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez*, membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons) e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). “A substância promove um bloqueio neuromuscular, impedindo que as sinapses nervosas cheguem ao músculo e se concentrem no local. A remoção dos movimentos musculares da face resulta em uma redução das linhas de expressão e impede que uma ruga dinâmica se torne uma ruga estática”, explica o médico. “Indico a toxina botulínica independentemente da idade, pois algumas pessoas são menos ou mais expressivas, então ao conversar com meu paciente na consulta observo toda mímica sem ele saber que estou realizando essa avaliação. Então, assim que essa força muscular aumenta e as rugas dinâmicas são muito frequentes, já indico o tratamento. Fazemos de duas a três vezes ao ano”, explica a Dra. Cláudia Merlo.

Lipoenxertia para rejuvenescimento: A lipoenxertia envolve dois métodos: a lipoaspiração e o tratamento da gordura retirada para aplicação injetável. (Mas não se preocupe: a lipoaspiração, nesse caso, não é um procedimento tão grande que impeça curtir a praia.) A técnica também é chamada de transferência de gordura, justamente por envolver a retirada de tecido adiposo de uma parte do corpo e a redistribuição para outra. “Pense em uma transferência de gordura como o procedimento ‘Robin Hood’ do mundo cosmético, roubando áreas ricas em gordura de nossos corpos para dar às pobres. Simplificando, a gordura é removida por lipoaspiração de áreas onde não é desejada e, em seguida, tratada e 'colhida' para ser usada para esculpir áreas que podem ter deficiência de volume”, diz o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez. “Através de pequenas agulhas, injetamos a gordura no local desejado, em um procedimento que é feito, quando necessário, sob anestesia local, sendo assim livre de dor ou desconforto”, explica. “Mesmo sabendo que cerca de 50% do material enxertado pode ser absorvido pelo organismo, a quantidade restante é repleta de células-tronco capazes de melhorar a qualidade e o aspecto da pele”, afirma o cirurgião plástico. “No geral, os enxertos de gordura facial tendem a ter uma taxa de aceitação mais alta do que as transferências feitas no corpo”, diz o médico.

T Sculptor para mais músculos: Para quem quer exibir um corpão, a melhor opção para enrijecer e potencializar a eliminação da gordura é o T Sculptor, um aparelho cuja tecnologia simula exercícios físicos de maneira mais intensa. “O T Sculptor é uma tecnologia não invasiva que ao entrar em contato com a pele gera campo eletromagnético focado de alta intensidade capaz de estimular o músculo por meio de contrações contínuas e intensas. São cerca de 36 mil contrações em cada sessão de 30 minutos, proporcionando assim hipertrofia muscular com consequente aumento do volume da musculatura, redução de gordura devido à ampliação do gasto calórico e, dependendo do protocolo realizado, até mesmo aumento da força muscular”, explica o Dr. Abdo Salomão Jr. Entre os programas, há o de hipertrofia muscular e o famoso “HIIT” (treino intervalo de alta intensidade), que acelera a queima dos pneuzinhos.

Atria para redução de gordura localizada e pele mais firme: Em alguns casos, a gordura localizada no abdômen não é a única alteração e aparece juntamente com a flacidez de pele, mesmo quando o músculo já é bem trabalhado, segundo o Dr. Abdo. Em ambos os casos, o ultrassom ultrafocado Atria pode ser usado. “Essa é a única tecnologia a associar scanner de ultrassom com a caneta ultrassônica para gerar dois tipos de efeito térmico com um novo formato de entrega de coagulação radial intermitente, permitindo tratar a gordura localizada e, também, a flacidez dessas regiões de maneira mais rápida, com máxima eficiência e muito menos dor. A vantagem é que os estímulos são diferentes. Enquanto com o scanner temos um ponto de coagulação esférico e localizado, com alta temperatura, a caneta gera um efeito térmico em forma de elipse, difuso e com temperatura menor. As coagulações geradas são responsáveis por reduzir as células de gordura e, também, produzir o chamado skin tightening, quando a pele contrai, ideal para associar quando o paciente também tem flacidez na região”, afirma o Dr. Abdo. 

Emtone para tratar a celulite: Deixar a pele corporal mais lisinha, com melhor textura, afastando o aspecto de casca de laranja, também é possível. Emtone é um dispositivo que fornece simultaneamente energia térmica e mecânica, para emitir radiofrequência e agir nas cinco principais causas da celulite, segundo a Dra. Cláudia Merlo. “A radiofrequência vai agir, primeiro, na redução da gordura; segundo, na ação no septo de colágeno, diminuindo as travinhas da celulite; terceiro pela sua função na pele, na derme, estimulando colágeno e deixando uma pele mais estruturada, mais firme, não tão flácida; quarto pelo benefício na circulação, ao descomprimir os tecidos e melhorar a retenção de líquido da paciente; e, por fim, há um recolhimento de metabólitos e lixos orgânicos que podem ficar em um tecido que está congestionado e inflamado pela celulite”, explica a médica Dra. Cláudia Merlo. O procedimento é realizado em um protocolo rápido, no geral em quatro sessões uma vez por semana. “Esse é um tratamento importante, já que age em todos os graus, de 1 a 4, e todos os tipos de celulite, desde as mais aquosas (com maior edema) até as mais compactas”, explica. “Também podemos associar com injetáveis com substâncias redutoras de gordura se a paciente tem uma gordura um pouco mais importante ou, em caso de flacidez, podemos associar com bioestimuladores injetáveis e laser também”, finaliza a Dra. Cláudia.

                                                               💊💢💊

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior. Instagram: @drabdosalomao

*DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE, Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @dramonicaaribi

*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 8 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA. Instagram: @drpaolorubez

*DRA. CLÁUDIA MERLO: Médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. Diretora da Clínica Cláudia Merlo. Instagram: 


 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários