12º Festival Pequenas Sessões reúne artistas nacionais e internacionais

DO TEXTO: Destaques do mundo da arte e da música instrumental experimental são as atrações do Festival
Cena alusiva ao Festival Pequenas Sessões

Destaques do mundo da arte e da música instrumental experimental são as atrações do Festival

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e a MGS apresentam: Pequenas Sessões - 12ª edição - 2022. Realizado desde 2008, o Festival Pequenas Sessões volta para atingir novos patamares importantes no cenário artístico brasileiro. Essa experiência vai além das apresentações musicais e oferece ao público novas oportunidades de se envolver com a produção de artistas locais, nacionais e internacionais, em outras abordagens e experimentações artísticas. Neste ano, o festival será realizado entre os dias 14 e 20 de novembro em dois locais: a Galeria de Arte Mama/Cadela e o Galpão Cine Horto. Além de estarem localizados ambos na região leste da capital, os dois lugares são considerados importantes espaços para a comunidade artística, abrigando diversas manifestações do gênero. Além da programação presencial, o festival ainda irá disponibilizar a modalidade de participação virtual no evento, possibilitando atingir o público de outras cidades e regiões.

Em todas as edições, o símbolo do festival, representado pela figura de um passarinho, é recriado por uma/um artista convidado. Para este ano, coube à ilustradora e quadrinista baiana, Flávia Carvalho, desenvolver a versão da mascote. Inspirada pelos sons da natureza e relatos repletos de afetividade e memórias, ela criou uma imagem que dialoga bem com o conceito desta edição. “Tive vontade de ilustrar essa música que brota, feito a natureza e que flui por dentro da gente”, exalta a artista.

Esta edição do festival Pequenas Sessões é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e idealizado pelo músico Daniel Nunes, integrante da banda Constantina e projeto Lise, e realizado através de seu selo musical La Petite Chambre Records. O festival visa apresentar ao público mineiro, artistas inovadores cujas obras extrapolam gêneros musicais e que utilizam diferentes tecnologias de produção. “A proposta é oferecer estrutura e criar oportunidades a produtores de conteúdo artístico experimental e, ao mesmo tempo promover um intercâmbio de experiências em formato de festival ocupando um espaço que precisava ser ecoado na produção artística e cultural”, explica Daniel.

A liberdade criativa sempre esteve ao norte do festival. Pequenas Sessões era um projeto que teve o seu início dedicado à experiência da música instrumental e, que nesta 12ª edição, abre as portas para novas intervenções artísticas e performáticas, despertando novos olhares e escutas para a cidade. Nesta edição, o festival abre espaço para a dança e performances com apresentações do grupo chileno Mundomoebio, conhecido por várias apresentações mundo afora. “O festival começa a abrir portas para as outras artes. Penso que a música ou o som interagem com outros fazeres artísticos. O som assim como a música provocam sentidos nas pessoas e é importante sensibilizar essas percepções nesta edição”, conclui o produtor.

Nomes importantes no cenário artístico como o grupo chileno Mundomoebio, a paulista Paola Ribeiro, o rondoniano Ramon Alves, o paulista multi-instrumentista autodidata Eddu Ferreira, a argentina, artista sonora, musicista e compositora Verónica Daniela Cerrotta e o instrumentista mineiro Lucas Mafra, fazem parte da programação que aposta mais uma vez em uma curadoria que agencia vivências e compartilhamentos de experiências, com encontros artísticos inéditos e enriquecedores para o público.

Outra novidade o Festival deste ano é a sessão “Pequenas Sessões para Pequenxs Ouvintes” do selo LPC (La Petite Chambre Records), que acontecerá no Galpão Cine Horto no dia 20 de novembro a partir das 15h. Pela primeira vez a produção do Festival colocou em prática uma ação de música e arte experimental destinada às infâncias, que propõe uma grande aventura nas inquietações e curiosidades que as sonoridades podem despertar nos sentidos das crianças. “Acredito na abertura artística para as crianças como uma amplificação da vivência do sensível. A relação com os sons é super importante para o desenvolvimento afetivo infantil”, destaca Daniel. A “Pequenas Sessões para Pequenxs Ouvintes - LPC” será conduzido pelo experiente e renomado Lucas Mafra, um “inventador” dos sons que propõe a construção de sintetizadores e a transformação de brinquedos eletrônicos para interações musicais.

Uma experiência imersiva de reconhecimento e criação coletiva é a proposta da Residência Artística “CORPO-SOM-IMAGEM” que abre espaço para o convívio e a criação entre seis artistas, o grupo chileno Mundomoebio e o artista digital mineiro André Veloso, entre os dias 14 e 17 de novembro na galeria de arte Mama/Cadela em Santa Tereza em um processo. A origem deste espaço significa redescobrir a existência do festival e, nesse sentido, a cada edição, investiga as possibilidades de co-criação coletiva, essência do festival. No dia 18 de novembro, o grupo chileno Mundomoebio e o mineiro André Veloso apresentam às 19h o resultado do processo de imersão vivenciado ao longo da semana, convidando o público a passear pelos vários cômodos da antiga casinha localizada no bairro Santa Tereza. Essa apresentação é gratuita e também será transmitida através de streaming pelo site do festival: www.2022.pequenassessoes.net

Com o foco na criatividade e nos processos de desenvolvimento da criação artística, o festival promoverá seminários gratuitos pelo site do festival: www.2022.pequenassessoes.net, do dia 14 a 17 de novembro de 19h30 às 21h20. Os seminários terão apresentações sobre os processos criativos e experiências vividas por parte dos artistas para o público estimulando também um espaço de trocas e conhecimentos. A cada dia, uma/um artista e um assunto diferente para provocar aos interessados um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, “para esta edição, faremos palestras nas quais artistas compartilharão parte de seus processos de criação e vivências nos variados ambientes artísticos”, explica o produtor Daniel Nunes. Os seminários terão tradução em libras.

Uma verdadeira troca entre artistas e público é o que propõe a Sessão LPC (La Petite Chambre). A ação que acontece no dia 19 de novembro às 21h30 e no dia 20 de novembro às 18h no Galpão Cine Horto, propõe uma ocupação reunindo nove artistas nacionais e internacionais que performarão ao mesmo tempo nos diversos ambientes do antigo prédio que abrigou um cinema na década de 50. O intuito é fazer com que o público se desloque por todo o espaço para assistir e/ou passear pelas performances que se interessar durante o evento. “Esta proposta amplia a ideia de um tempo determinado de performance para cada artista e compõe outras formas possíveis de performances ao vivo. Uma reunião de artistas que nunca se encontraram em palco fazendo arte juntes”, explica Daniel Nunes. “A arquitetura do Galpão Cine Horto favorece uma possibilidade de interações e interferências entre esses artistas, devido a estes espaços serem “vazados” arquitetonicamente uns nos outros. É o local perfeito para promover essa interação entre artistas e também com o público”, conclui. Espera-se que todos os espetáculos interatuem entre si de maneira a gerar uma experiência inédita para público e artistas. Além da plateia em movimento, também figura a possibilidade de convidades sonores se movimentarem pela sala interagindo abertamente entre si ao longo das performances. Além das convidades sonoras, o Coletivo Prisma, coletivo de iluminadorxs cênicos, acompanhará as performances criando instalações e iluminação artística específica para os distintos ambientes do Cine Horto.

SERVIÇO:
12º Festival Pequenas Sessões
Data: 14 a 20 de novembro
Locais:
- Mama/Cadela – Galeria de Arte (Rua Pouso Alegre, 2048 – Santa Tereza)
- Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613 – Horto)
- Virtual (Seminário) – www.pequenassessoes.net

Residência Artística “corpo-som-imagem”
Local: Mama/Cadela – Galeria de Arte (Rua Pouso Alegre, 2048 – Santa Tereza)
Dias: 14 a 18 de novembro.
Abertura de processo ao público: 18 de novembro
Hora: 19:00.
Entrada: gratuito
Artistas residentes: MundoMoebio [CL_VAP] & André Veloso [BR_MG]

Seminário
Local: streaming transmitido diretamente do site.
Dias: 14 a 17 de novembro.
Hora: 19:30 até 21:20
Entrada: gratuita
Tradução em libras

14/11 - segunda
A Preservação Da Memória A Partir Do Som
Por Bianca Tossato [BR_RJ] e Verónica Cerrotta [AR_BR]

15/11 - terça
O grupo Mundomoebio e a produção cultural no contexto chileno.
Por MundoMoebio [CL_VAP]

16/11 - quarta
E N T R E – corpo/voz, ressonância e lugar
Por Paola Ribeiro [BR_SP]

17/11 - quinta
Pro Helvetia e intercâmbios culturais
Por João Paulo Quintella [BR_RJ]

Pequenas Sessões para Pequenxs Ouvintes
Local: Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613 – Horto)
Dia: 20 de novembro.
Hora: a partir das 15:00.
Entrada: gratuita
Artista: Lucas Mafra [BR_MG]

Sessões LPC
Local: Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613 – Horto)
Dias: 19 e 20 de novembro.
Hora:
dia 19/11 - 21:30
dia 20/11 – 18:00
Entrada: R$ 20,00
Artistas:
Eddu Ferreira [BR_SP], Flavia Goa [BR_RJ], Johnny Herno [BR_MG], Luiza Rozza [BR_MG], Nathalia Fragoso [BR_MG], Paola Ribeiro [BR_SP], Paulo Santos [BR_MG], Prisma Cênico [BR_MG], Ramon Alves [BR_RO] e Verónica Daniela Cerrotta [AR_BR]. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários