Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe Maestro Spok

DO TEXTO: O maestro convidado Spok e o baterista Adelson da Silva apresentam o concerto "A história do Frevo"
Maestro Spok

O maestro convidado Spok e o baterista Adelson da Silva apresentam o concerto "A história do Frevo"

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – receberá o Maestro Spok em uma apresentação musical vibrante que irá contar “A História do Frevo”. O evento gratuito está previsto para quarta-feira, 19 de outubro, às 20h no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí (SP). Os ingressos podem ser retirados via plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Além da presença de maestro Spok, que divide a autoria dos arranjos com maestro Duda e Nilson Lopes, a apresentação também conta com as participações especiais do baterista Adelson Silva e do bailarino (passista) Alisson Lima, que se apresentará durante o frevo de rua “Cocada”, de Lourival Lima, com arranjo de Nilson Lopes.

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a história do frevo poderão assistir às aulas gratuitas ministradas pelos convidados Spok, Adelson da Silva e Alisson Lima na terça-feira (18), das 16h30 às 19h30 nos espaços culturais do Conservatório de Tatuí. Confira a programação abaixo das Master Classes.

O concerto “A História do Frevo” visa promover o Frevo, que recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2012. Derivado da mistura de gêneros como a modinha brasileira (séculos XVII e XIX), com influência da ópera italiana – da quadrilha de origem francesa, do maxixe – gênero brasileiro autônomo, também chamado "tango brasileiro" – da polca, vinda dos salões europeus, o Frevo é o representante máximo do 'sincretismo musical' de nosso país.

Inaldo Spok Cavalcante de Albuquerque

Natural de Igarassu, começou na música aos 13 anos. É considerado o caçula entre os principais maestros do frevo pernambucano. No final dos anos 1980 passou a estudar no Centro de Criatividade Musical do Recife onde teve a oportunidade de trabalhar com os mestres do gênero, como José Menezes, Guedes Peixoto, Nunes, Clóvis Pereira, Duda, Edson Rodrigues, Ademir Araújo.

É há quase vinte anos, instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra. Tem três discos lançados (Passo de Anjo, Ninho de Vespa e Frevo Sanfonado) e um DVD ao vivo, Passo de Anjo Ao Vivo. Spok foi músico integrante das bandas de grandes artistas brasileiros como Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença e Antônio Nóbrega. Já recebeu como convidado em seus shows artistas, como: Sivuca, Léo Gandelman, Lenine, Gal Costa, Edu Lobo, Ney Matogrosso, Wanessa da Mata, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Zé Ramalho, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Emilio Santiago e Paulo Miklos.

Spok criou a SpokFrevo Orquestra em 2001, em Recife (PE), cujo objetivo é divulgar o frevo no Brasil e no mundo. Em 2007, Spok foi convidado pelo Diretor Musical Carlos Fernando para acompanhar todos os artistas que compuseram o álbum duplo em homenagem ao centenário do Frevo "100 anos de Frevo - É de Perder o Sapato". Gilberto Gil, Maria Betânia, Lenine, Luiz Melodia, Maria Rita, Edu Lobo foram alguns dos intérpretes convidados.

Com a SpokFrevo Orquestra, Spok conheceu o mundo. Tamanha experiência o fez ser convidado para ministrar palestras, realizar participações especiais e assim, novos projetos surgiram como a iniciativa junto a Orquestras Sinfônicas, onde tem o espetáculo chamado "A História do Frevo” em que Adelson Silva (baterista) também o acompanha. Para além da música, Spok já coproduziu três projetos cinematográficos: Sete Corações, O Orquestrão – A maior Orquestra de Frevo do Mundo, ambos já lançados, e Do Frevo Ao Jazz, em fase de finalização. A educação é também um marco na sua trajetória.

Na intenção de transformar a vida, história de crianças e adolescente, que vivem em áreas de vulnerabilidade social, o maestro mantém há três anos o Instituto Passo de Anjo, na sua cidade Abreu e Lima (PE). Um Instituto sem fins lucrativos, onde se trabalha a música, a dança, as artes cênicas e o canto.

Marco Almeida Júnior

Bacharel em Euphonium pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado em Regência pelo Conservatório de Tatuí na classe do maestro Dario Sotelo. Iniciou os estudos com o próprio pai, aos 10 anos. Participou como artista convidado de diversos festivais nacionais e internacionais. Atuou como eufonista na Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Como músico convidado, atuou nas principais orquestras sinfônicas do país: OSPA, Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Campinas. Participou, em 2014, da Conferência “The Midwest Clinic” (Chicago/EUA).

Em 2017, atuou como solista convidado da University of Minnesota em Duluth - EUA, a convite do maestro Mark Whitlock. Tem atuado como regente convidado dos grupos: Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica de Nova Odessa, Banda Sinfônica de Sumaré, Banda Henrique Marques, entre outros. Atualmente, é regente titular da Banda Sinfônica de Nova Odessa, Big Band Na Gaveta, Grupo Subjetivo, Rodrigo José Oficial. É professor de Eufônio, Prática de Conjunto/Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí e regente e coordenador da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. É Artista Adam’s Brass Instruments e K&G Mouthpieces.

Sobre a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que conta com mais de 50 integrantes, atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. Ao longo de sua existência, recebeu dezenas de regentes reconhecidos(as) na cena musical, como convidados especiais. Dentre eles, destacam-se Arnald Gabriel, Marcos Sadao e Monica Giardini.

PROGRAMA:
Clarins (fanfarra)
Arranjo: Maestro Duda
Passo de Anjo – Spok/João Lira (frevo de rua)
Arranjo: Spok
Quem Sabe – Carlos Gomes (modinha)
Arranjo: Maestro Duda
Frevo em Goiana – Maestro Duda (frevo de rua)
Arranjo: Maestro Duda
Os Domingos no Poço – Cândido Lira (quadrilha)
Arranjo: Maestro Duda
Dia de Frevo – Maestro Duda (frevo de rua)
Arranjo: Maestro Duda
Capenga – Eugênio Fabricio (frevo de rua)
Arranjo: Maestro Duda
Odeon – Ernesto Nazareth (maxixe)
Arranjo: Maestro Duda
Desculpe-me Nazareth – Fernando/Reinaldo de Oliveira (frevo de rua)
Arranjo: Maestro Duda
Canhão 75 – Nino Galvão (dobrado)
Arranjo:  Maestro Duda
Canhão 75 – Nino Galvão (frevo de rua)
Arranjo: Spok
Folião Ausente – Sivuca (frevo de rua)
Arranjo:  Spok adapt. Nilson Lopes
Relembrando o Norte – Severino Araújo (frevo de rua)
Arranjo:  Maestro Duda
Mexe com Tudo – Levino Ferreira (frevo de rua)
Arranjo:  Maestro Duda
Cabelo de Fogo – Maestro Nunes (frevo de rua)
Arranjo:  Maestro Duda
Cocada – Lourival Oliveira (frevo de rua)
Arranjo:  Nilson Lopes
Participação especial: Alison Lima (passista)
Último Regresso – Getúlio Cavalcanti (frevo de bloco)
Arranjo:  Spok
Frevo Sanfonado – Sivuca (frevo de rua)
Arranjo:  Spok adapt. Nilson Lopes
Sabe Lá o Que é Isso – João Santiago (frevo canção)
Arranjo:  Spok
Último Dia – Levino Ferreira (frevo de rua)
Arranjo:  Spok
É Fazer Chorar – Luiz Bandeira (frevo canção)
Arranjo:  Nilson Lopes

SERVIÇO:
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Maestro Spok - A História do Frevo
Regência e coordenação: Marco Almeida Júnior
Convidado: Maestro Spok
Participação especial: Adelson Silva e Alisson Lima
Data: 19 de outubro de 2022, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Ingressos: https://bit.ly/3vZGIRB

---------------------------------

Master Class com Maestro Spok e convidados
Convidados: Maestro Spok (saxofonista), Adelson (baterista) e Alisson Lopes (passista)
Data: 18 de outubro de 2022, terça-feira
Horário: 16h30 às 19h30
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades:
Patrocinador Safira: Nubank
Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinador Prata: Cipatex, Visa, Eixo SP e Rodovias do Tietê
Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)
Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

🎵🎵🎵

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários