Nada existiu, então por que a saudade?

DO TEXTO: Isso acontece com você? Sentir saudade das coisas que não viveu.

Fotocomposição: para lá da porta.

É engano pensar que só existe saudade do que aconteceu

Por: Rosângela Aguiar (*)

Você já sentiu saudade de coisas que não viveu?

É intrigante isso, mas vez ou outra sinto tanta saudade das madrugadas que pensei em acordar e cuidar do meu filho – filho este que não nasceu. Parece loucura isso em mim e de tanto idealizar isso, parece que minha mente imprimiu uma certa realidade e sinto saudade dos filhos que não nasceram.  Isso acontece com você? Sentir saudade das coisas que não viveu.

Tem uma frase de Ita Portugal, que nos afirma que isso é possível e não é loucura. Ele diz: “é engano pensar que só existe saudade do que aconteceu. Existe saudade daquilo que quase ocorreu, do que a gente sonhou e não realizou. Do que ficou pelo caminho por falta de insistência. Essa saudade é dolorida e tem gosto indefinido”.

Por outro lado, como fazemos com que a saudade não se torne algo prejudicial para nós? Aceitando quem somos e as escolhas que fizemos, acrescentando novas experiências, viver coisas novas e olhar o hoje com positividade. Outra coisa, pense que a saudade é uma coisa boa. Sem ela, essa falta qualquer àquela situação não significou nada e tudo na vida acrescenta uma experiencia, tudo que existiu ou não, e devemos tirar proveito de todas as coisas.

Portanto,
Deixe a saudade bater
Deixe-a no peito arder
É inquieta essa verdade
Mas é essa saudade
Que aquece qualquer idade.

💠💠💠

(*) Rosângela Aguiar - Enfermeira, professora universitária, palestrante, mestre em Desenvolvimento Humano e autora da obra “Abrace: poemas e frases”, pela Literare Books International

💢💢💢

Cesária Evora - Sodade




POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários