Horto Florestal e Floresta Cantareira oferecem programação especial em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica

DO TEXTO: Além da biodiversidade presente nos parques, a floresta é importante para a regulação do clima da região
No país, restam apenas 12,4% da floresta original da Mata Atlântica. Importante ressaltar que o bioma é o lar de diversas espécies e animais que só existem neste ecossistema e a floresta está presente em 17 estados brasileiros

A data é uma homenagem ao Padre José de Anchieta que, no dia 27 de maio 1560, assinou a Carta de São Vicente, documento que descrevia, pela primeira vez, a biodiversidade e riqueza das florestas tropicais do Brasil.


Administrados pela Urbia Águas Claras desde abril deste ano, espaços realizarão visitas guiadas gratuitas no fim de semana

Ótima oportunidade para descansar e ter contato com a natureza, os parques Alberto Löfgren – Horto Florestal e a Floresta Cantareira, localizados na Zona Norte de São Paulo, prepararam uma programação especial para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado na próxima sexta-feira (27).

Entre os dias 27 e 29 de maio (de sexta-feira a domingo) os visitantes dos parques poderão conhecer a história dos locais e a importância das áreas verdes em ambientes urbanos por meio de trilhas guiadas gratuitas. As saídas ocorrerão em dois horários às 10h e às 15h. Os pontos de partidas são o Portão 1 do Horto Florestal e a entrada do Núcleo Pedra Grande da Floresta Cantareira.

Dia Nacional da Mata Atlântica

A data é uma homenagem ao Padre José de Anchieta que, no dia 27 de maio 1560, assinou a Carta de São Vicente, documento que descrevia, pela primeira vez, a biodiversidade e riqueza das florestas tropicais do Brasil.

No país, restam apenas 12,4% da floresta original da Mata Atlântica. Importante ressaltar que o bioma é o lar de diversas espécies e animais que só existem neste ecossistema e a floresta está presente em 17 estados brasileiros, como Alagoas, Minas Gerais, Paraná e, em especial, São Paulo, onde a Floresta Cantareira e o Horto Florestal têm grande responsabilidade na composição de grande parte da Mata Atlântica.

Além da biodiversidade presente nos parques, a floresta é importante para a regulação do clima da região, que se beneficia com o efeito albedo, e faz com que a temperatura ao redor destes lugares seja por volta de 4° graus inferiores à do centro de São Paulo.

SERVIÇO:
Horto Florestal
Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h30 às 18h
Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo/SP
Entrada: gratuita
Floresta Cantareira
Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo e feriados, das 8h às 17h, com entrada até as 16h.
Endereço: Rua do Horto, 1799 - Horto Florestal  – São Paulo/SP
Entrada: o ingresso custa R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada. Podem ser adquiridos na bilheteria situada na entrada do parque ou via Urbia Pass (urbiapass.com.br).

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques Urbanos nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e recentemente foi vencedora da licitação de concessão das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, onde a assunção do espaço deverá acontecer em breve.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários