Especialista dá dicas para obter resultados positivos em entrevistas de emprego

DO TEXTO: Uma postura ativa e aberta requer uma narrativa que transpareça a sua autoconfiança

Profissionais em busca de recolocação no mercado encontram dificuldades de encontrar oportunidades de emprego e até conseguir uma entrevista inicial passa a ser um desafio. Conseguir uma entrevista é uma grande oportunidade e o desempenho pode ser determinante para a conquista da vaga..

Conseguir uma entrevista é uma grande oportunidade e o desempenho pode ser determinante para a conquista da vaga

Profissionais em busca de recolocação no mercado encontram dificuldades de encontrar oportunidades de emprego e até conseguir uma entrevista inicial passa a ser um desafio. Conseguir uma entrevista é uma grande oportunidade e o desempenho pode ser determinante para a conquista da vaga.

De acordo com Valeria Mota , Gerente Executiva de Seleção do grupo MRH, o candidato precisa se preparar e montar um plano de ação para este momento, que pode ser decisivo para a permanência no processo seletivo. “O profissional deve pensar como conectar suas ideias com a demanda da empresa e como elucidar os pontos que conversem com a vaga que está sendo aplicada”, explica. 

Outras ações devem ser levadas em consideração e Valeria Mota lista algumas que devem ser adicionadas no planejamento para entrevistas presenciais e remotas. 

1- Adote uma postura aberta

Mantenha contato visual com o entrevistador, Evite excesso de gesticulações, fale com o tom de voz calmo e tranquilo. Uma boa dica é trabalhar a respiração, melhorando o raciocínio e minimizando a ansiedade. 

2- Tenha uma narrativa concreta

Uma postura ativa e aberta requer uma narrativa que transpareça a sua autoconfiança. É relevante que o candidato analise o próprio currículo, ressaltando pontos positivos, resultados de projetos, assim como habilidades e conhecimentos.

3- Pesquise sobre a empresa

Pesquise sobre a empresa e tente levantar o máximo de informações possíveis procurando entender quais são os desafios atuais, perspectivas e valores da empresa.

Entrevistas online

O regime remoto se tornou uma alternativa para as empresas desde que a pandemia começou e, assim como na dinâmica laboral, os processos seletivos também migraram para as plataformas on-line. De acordo com Valéria , desde 2020, 85% das seleções passaram a ser remotas.

Mesmo de forma online, o recrutador continua analisando criteriosamente o candidato. Por isso, adotar algumas posturas e precauções continua sendo importante.

Escolha um bom local

Lembre sempre que o foco da entrevista é você. Logo, evite chamar atenção para outros pontos, como paisagens, móveis, outras pessoas passando ao fundo e ruidos.  

Olhe para a câmera

Quando estiver falando, olhe diretamente para a câmera, gerando contato visual.

Vista-se de forma adequada

A entrevista online não se torna menos formal. Por isso, busque vestir-se de acordo com a proposta da empresa. 

Cheque sua conexão com a internet

Um dos pontos mais importantes é garantir uma boa conexão com a internet. Faça isso com antecedência escolhendo aparelhos e lugares que tenham melhor desempenho. 

Sobre o Grupo MRH
Maior grupo de gestão de pessoas e serviços do Nordeste, a MRH é conveniada exclusiva dos MBAs, cursos e pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Também é referência em gestão de arquivos físicos, digitais e em locação de mão de obra. Com mais de 150 profissionais, a MRH tem presença internacional, através da NPA The Worldwide Recruiting Network (rede internacional de recrutamento e seleção), presente em todo o território nacional por meio da rede de parceiros Rh Nacional. Além da matriz em Fortaleza, a MRH conta com unidades próprias nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários