Julinha estreia carreira solo com lançamento do single "Besta pra Rir"

DO TEXTO: Entre sintetizadores e convidados especiais, Billy Crocanty fortalece sua voz de autor, assinando a produção musical do trabalho ao lado de Pedro Tiê.
Em seu trabalho de estreia, Julinha traz referências da cultura viva da infância/adolescência em Riachão do Jacuípe, entre o aboio vaqueiro, o samba de roda e as quadrilhas de São João, a contação de histórias e as ladainhas das trezenas de Santo Antônio.

Música autoral traz mistura rítmica dançante e enérgica com influências do coco, carimbó e embolada

Um mantra dos emocionados assumidos, envolvido na mistura rítmica dançante e enérgica do coco, carimbó e embolada, é assim que a cantora e compositora baiana Julinha define "Besta pra Rir", seu primeiro single da carreira solo. A música já está disponível em todas as plataformas digitais e o clipe acaba de ser lançado com inspiração nas memórias imateriais de sua terra natal, Riachão do Jacuípe (BA).  A música tem produção assinada por Paulo Mutti e Jalmy, através do Selo Benzza Music, com distribuição da Tratore. Mais informações podem ser acompanhadas pelo instagram @julinhacarvalho.

Em seu trabalho de estreia, Julinha traz referências da cultura viva da infância/adolescência em Riachão do Jacuípe, entre o aboio vaqueiro, o samba de roda e as quadrilhas de São João, a contação de histórias e as ladainhas das trezenas de Santo Antônio. A letra escrita há 5 anos também revela um pouco de sua personalidade. "As emoções sempre mexeram muito comigo, desde criança eu escutava 'oh menina besta pra rir', ao mesmo tempo de 'essa menina é uma manteiga'. Por algum tempo achei que isso poderia ser uma fraqueza e essa música veio no momento que entendi essa minha sensibilidade como um talento", conta a artista. Sobre as influências na cultura popular brasileira ela destaca "é como eu gosto de me expressar: ritmo dançante, letra cativante e presença forte".

O clipe conta com produção de inspiração rural e revela traços da sua personalidade e dos costumes presentes no interior baiano. Com roteiro escrito por Camila Ribeiro, o vídeo foi executado pela Marias Produtora e gravado na Fazenda Realeza, onde nasceu sua mãe, na zona rural de Riachão. Neste espaço, a artista repassa suas vivências ao lado da família, que participa do clipe. 

Confira o clipe aqui:

Em sua trajetória Julinha já participou como backing vocal do grupo de Samba Junino “Samba do Vai Kem Ké”, com o Maestro Augusto Conceição à frente da banda, fez diversos shows em Salvador e cidades do interior, além de participação na SIM São Paulo de 2019, com show case na Casa Barbosa, junto à “Noite Bahia”. Como primeira formação também atua enquanto publicitária na criação de jingles que circulam por todo território baiano.

Com esse tino e compasso sempre acentuado, a artista tem aprofundado sua relação com a música no Bacharelado em Música Popular da Universidade Federal da Bahia, estabelecendo trocas musicais não apenas acerca de seu instrumento de entrada que é sua voz, mas também se aproximando cada vez mais da execução de outros, como instrumentos percussivos, cordas (cavaquinho, banjo, violão), teclado, sanfona e rabeca. 

Agora em sua fase solo, seu estilo fica evidente não apenas pelas composições próprias carregadas de memórias imateriais de um lugar, como também por ceder espaço ao diferente e ao novo. Aprendeu a admirar dos mais canônicos da música popular brasileira, aos cantores anônimos de bares, músicas dançantes e “bregas”. Sua musicalidade absorve pitadas do coco, do samba duro, e da lambada. Suas letras falam das personas, maneiras e signos incrustados e redesenhados em sua memória. Julinha nos apresenta agora o resultado de uma escuta decantada, com versos marcantes e sonoridade contagiante.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:
Single e clipe "Besta pra rir" de Julinha
Nas principais plataformas de streaming
Acompanhe em: @julinhacarvalho. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários