Instituto Crescer Legal inicia novas turmas do curso de gestão rural e empreendedorismo

Cerca de 150 jovens vão ter sua primeira oportunidade de trabalho por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Rural.

Cerca de 150 jovens vão ter sua primeira oportunidade de trabalho por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. As atividades iniciam nos próximos dias em Cerro Branco, Canguçu, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul. 

Março 2022 – O Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal inicia o ano de 2022 oferecendo mais de 150 bolsas de jovem aprendiz para estudantes do meio rural. As atividades contemplam sete municípios gaúchos: Cerro Branco, Canguçu, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul. 

“Em 2022, estamos também ampliando a área de atuação com quatro novos municípios, o que nos alegra muito. Sem dúvidas será um ano muito proveitoso de aprendizado para toda a família Crescer Legal”, afirma a gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf. 

O início das atividades presenciais seguirá o calendário ajustado com cada município parceiro. No dia 02 de março, em Passo do Sobrado e Progresso, no período da tarde. No dia 03 de março, Paraíso do Sul, São Lourenço do Sul e Rio Pardo, também à tarde. E no dia 07 de março, em Cerro Branco (manhã) e Canguçu (tarde). 

Desde 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou 596 jovens rurais gaúchos, e é considerado pioneiro por proporcionar uma forma inovadora de aplicação da Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo. Eles recebem salário proporcional e, ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto Crescer Legal. 

Com a validação do Ministério do Trabalho, o programa conta com parcerias com os municípios para a oferta de espaço físico, alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes nas comunidades onde vivem. 

RECONHECIMENTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma em 2015 e já conta com dois reconhecimentos nacionais. Em dezembro de 2020, foi homenageado na 17ª edição do Prêmio Innovare, na Categoria Justiça e Cidadania, pelo método inovador da aprendizagem profissional rural como alternativa no combate ao trabalho infantil. E em novembro de 2021, o Instituto conquistou o primeiro lugar no Prêmio Brasil Amigo da Criança, na categoria Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em reconhecimento às melhores práticas na promoção e fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes. 

Foto: Junio Nunes 

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !