Museu Casa de Portinari lança e-book em homenagem ao aniversário de 52 anos da instituição

DO TEXTO: A publicação destaca a trajetória da casa em que Candido Portinari cresceu e passou boa parte de sua adolescência, e sua importância no contexto da hi

Em comemoração aos seus 52 anos, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, acaba de lançar o e-book “A Casa de Portinari”, da museóloga Angélica Fabbri, já disponível para download gratuito no site da instituição.

Disponível para download gratuito, a obra narra a trajetória da casa da família Portinari, transformada em museu na cidade de Brodowski (SP), e destaca a importância da edificação como grande vínculo da vida e obra de Candido Portinari, com sua terra natal

Em comemoração aos seus 52 anos, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, acaba de lançar o e-book “A Casa de Portinari”, da museóloga Angélica Fabbri, já disponível para download gratuito no site da instituição.

A publicação destaca a trajetória da casa em que Candido Portinari cresceu e passou boa parte de sua adolescência, e sua importância no contexto da história do próprio artista e de sua família cuja saga começou nas lavouras de café.  Do primeiro tijolo erguido, passando pela criação do Museu Casa de Portinari, em 1970, até os dias atuais, a obra consolida o lar da família Portinari como o grande vínculo de Candinho com suas raízes em Brodowski (SP).

“A casa museu, um patrimônio a ser reverenciado, guarda algumas singularidades importantes. O pintor, pelos fortes laços com a origem, com a família e com a terra natal, escolheu a casa de Brodowski, onde se descobriu artista e de onde partiu em busca da carreira, para estar sempre que possível, para voltar às origens e ali perpetuar, em suas paredes, a sua arte. O ponto de partida era o ponto de chegada, em sucessivos retornos. Sua casa de Brodowski era o espaço dos afetos, mas também da criação, de muito trabalho. Uma casa ateliê, onde Portinari realizou centenas de obras em suas longas e regulares estadas na terra natal. Uma casa para acolher amigos e transbordar inspiração, para fazer arte”.

Em 1970, a casa da família Portinari foi oficialmente transformada em museu, tendo sua inauguração em 14 de março daquele mesmo ano. Há 52 anos, o Museu Casa de Portinari realiza importante trabalho de pesquisa e diversas ações educativas e culturais, sempre contribuindo para a aproximação da arte de Candido Portinari com um público cada vez maior.

Sobre a autora
Angelica Fabbri é museóloga atuando na área desde 1984. É diretora-executiva da ACAM Portinari, pós-graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESP/SP, com mestrado profissional (MBA) em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, pela FGV-SP, além de ser especialista em Arte Educação e Museu, pela ECA-USP. Foi presidente do COREM 4R por 2 mandatos (2005/2006), vice-presidente por 2 mandatos (2009/2010), filiada ao ICOM desde 1986 e atualmente é membro do Conselho Fiscal do ICOM Brasil.

Visitação
A entrada no local é realizada mediante apresentação do comprovante do Passaporte de Vacinação Completa para todos os visitantes que quiserem acessar a instituição. O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 - Centro, em Brodowski (SP), e está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários