Em comemoração aos seus 52 anos, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, acaba de lançar o e-book “A Casa de Portinari”, da museóloga Angélica Fabbri, já disponível para download gratuito no site da instituição.
A publicação destaca a trajetória da casa em que Candido Portinari cresceu e passou boa parte de sua adolescência, e sua importância no contexto da história do próprio artista e de sua família cuja saga começou nas lavouras de café. Do primeiro tijolo erguido, passando pela criação do Museu Casa de Portinari, em 1970, até os dias atuais, a obra consolida o lar da família Portinari como o grande vínculo de Candinho com suas raízes em Brodowski (SP).
“A casa museu, um patrimônio a ser reverenciado, guarda algumas singularidades importantes. O pintor, pelos fortes laços com a origem, com a família e com a terra natal, escolheu a casa de Brodowski, onde se descobriu artista e de onde partiu em busca da carreira, para estar sempre que possível, para voltar às origens e ali perpetuar, em suas paredes, a sua arte. O ponto de partida era o ponto de chegada, em sucessivos retornos. Sua casa de Brodowski era o espaço dos afetos, mas também da criação, de muito trabalho. Uma casa ateliê, onde Portinari realizou centenas de obras em suas longas e regulares estadas na terra natal. Uma casa para acolher amigos e transbordar inspiração, para fazer arte”.
Em 1970, a casa da família Portinari foi oficialmente transformada em museu, tendo sua inauguração em 14 de março daquele mesmo ano. Há 52 anos, o Museu Casa de Portinari realiza importante trabalho de pesquisa e diversas ações educativas e culturais, sempre contribuindo para a aproximação da arte de Candido Portinari com um público cada vez maior.