ACESA Capuava estende vagas de oficina virtual gratuita voltada para educadores

DO TEXTO: A oficina é gratuita, on-line e tem duração de 40 minutos. Além da aula ao vivo, serão disponibilizados diversos materiais de apoio que irão complemen
Destinada a educadores que buscam aprimoramento e formação profissional, a Oficina de Vivência Cultural da ACESA Capuava, entidade sem fins lucrativos de Valinhos que auxilia pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, deficiência múltipla e surdez, juntamente a suas famílias, está com vagas abertas para o início de 2022.

A oficina é realizada em parceria com a Sia Santa e faz parte do Espaço Cultural ACESA Capuava, um projeto da Lei de Incentivo à Cultura

Destinada a educadores que buscam aprimoramento e formação profissional, a Oficina de Vivência Cultural da ACESA Capuava, entidade sem fins lucrativos de Valinhos que auxilia pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, deficiência múltipla e surdez, juntamente a suas famílias, está com vagas abertas para o início de 2022.

A iniciativa, idealizada em parceria com o Teatro Sia Santa, tem como objetivo oferecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre voz e expressão corporal, por meio de exercícios e jogos que auxiliam o professor na sua preparação diária para as aulas.

A oficina é gratuita, on-line e tem duração de 40 minutos. Além da aula ao vivo, serão disponibilizados diversos materiais de apoio que irão complementar a carga horária de 3 horas de evento.

Para se inscrever na Oficina de Vivência Cultural ou obter mais informações sobre datas e horários, basta entrar em contato pelo e-mail ana.eckert@gmail.com. A oficina é ministrada por Jorge Fantini, diretor artístico do Teatro Sia Santa; Aline Wolf, fonoaudióloga e professora doutora da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto; e Ruth Elizabeth, atriz e professora de Teatro. 

A ação faz parte do Espaço Cultural ACESA Capuava, um projeto PRONAC Nº 202954, realizado pelo Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, e conta com patrocínio da DHL, Myralis Pharma, Unimed Campinas e Scholle IPN.

Sobre o Projeto Espaço Cultural ACESA Capuava

O Projeto Espaço Cultural ACESA Capuava (PRONAC Nº 202954) foi executado no ano de 2021 e contou com ações, como: oficinas culturais para atendidos da ACESA Capuava e seus familiares, exposições artísticas virtual e itinerante e oficinas para educadores.

Como explica Fernanda Teixeira, presidente da ACESA, as oficinas culturais são essenciais para o desenvolvimento das pessoas com deficiência: “Temos o intuito de quebrar barreiras de convivência e reforçar a importância da valorização dos talentos e potencialidades de todas as pessoas. Além dos diversos aspectos terapêuticos trabalhados, as oficinas ainda trazem muita alegria e felicidade aos participantes”, conta.

De acordo com Fernanda, as leis de incentivo são ferramentas sérias que abrem as portas para diversas possibilidades. Hoje, cerca de 65% do orçamento da entidade são pautados por leis de incentivo, e muitos dos projetos e dos patrocínios que têm sintonia com os propósitos da entidade só são concretizados através delas.

“É um processo muito complexo, bem arquitetado e totalmente auditável pelo Governo. Temos preocupação com a clareza e com a transparência do que é feito. Exige muito profissionalismo, mas acreditamos muito nesse dispositivo essencial como possibilidade de desenvolver ações que não poderíamos realizar sem ele. É um recurso extremamente valioso que nos permite dar continuidade aos nossos atendimentos”, relata.

Ao longo de 2021, o projeto proporcionou aos atendidos da ACESA oficinas de dança, desenho animado, fotografia, música, pintura em tela e teatro, para promover inclusão social e cultural de pessoas com deficiência e possibilitar o desenvolvimento de sua sensibilidade artística, aliado ao incentivo à criatividade e à expressão individual e coletiva, ao mesmo tempo em que foi resgatada a memória do artista modernista Flávio de Carvalho, responsável pela projeção da Fazenda Capuava.

Realizadas virtualmente em decorrência da pandemia da Covid-19, nas atividades, os alunos e seus familiares protagonizaram o processo criativo, se expressando por meio de seu estilo próprio, exercitando a imaginação e a improvisação e desenvolvendo consciência sobre seu próprio corpo, sempre tendo sua autoestima valorizada e sua espontaneidade, limites e desejos respeitados.

Todas as oficinas estão disponíveis no Youtube da ACESA Capuava (https://www.youtube.com/channel/UCyZ_yq4DNG8itNvVIBbcu9A) e podem ser acessadas facilmente através da playlist ‘Oficinas Culturais 2021 - ESPAÇO CULTURAL ACESA’. As atividades foram ministradas por profissionais capacitados e podem ser reproduzidas em casa entre pais e filhos.

Ainda, a ACESA Capuava realizou outras iniciativas de contrapartida social, como a Exposição Digital, lançada em 2021, com o intuito de expor os trabalhos e atividades criados em suas oficinas culturais. Para experienciar um tour virtual  360º, o internauta pode acessar a exposição através do site www.expoacesa.com.br.

Já em janeiro de 2022, foi promovida a Exposição Itinerante, na qual um caminhão adaptado, contendo trabalhos produzidos pelos atendidos do Espaço Cultural ACESA, circulou por Valinhos durante uma semana inteira, incentivando as pessoas a conhecerem mais sobre a entidade e seus projetos.

Sobre a ACESA CAPUAVA
A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos-SP que atende pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiência múltipla e surdez. Fundada em 2002, atua junto à comunidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br, nossa loja virtual www.acesacapuavastore.org.br e página no facebook www.facebook.com/ACESACapuava. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários