Leitores de Tela tornam aplicativos do Office mais acessíveis para usuários com pouca ou nenhuma visão

O recurso Narrador, por exemplo, é um aplicativo de leitura de tela integrado ao Windows 10 que permite aos usuários usarem o computador sem um mouse

Pessoas com deficiência visual parcial, temporária ou total estão utilizando essas soluções para ler e responder e-mails, criar e editar arquivos de texto, tabelas e apresentações

A Microsoft anunciou em 2020 o “Mais Brasil”, abrangente plano para contribuir com o crescimento do país, e um de seus pilares é a promoção do crescimento sustentável e impacto social.  Uma das iniciativas que faz parte dessa frente é ampliar o suporte aos Screen Readers – Leitores de Tela, o que tem tornado os aplicativos do Office mais acessíveis para usuários com pouca ou nenhuma visão. Pessoas com deficiência visual parcial, temporária ou total podem utilizar esse tipo de recurso para ler e responder e-mails, criar e editar arquivos de texto, tabelas e apresentações. Os Leitores de Tela complementam os recursos de Acessibilidade do Office e têm como objetivo empoderar pessoas com deficiência, permitindo que se conectem profissional e pessoalmente. 

O recurso Narrador, por exemplo, é um aplicativo de leitura de tela integrado ao Windows 10 que permite aos usuários usarem o computador sem um mouse para concluir tarefas comuns. Ele lê e interage com itens da tela, como texto e botões, e pode ser utilizado para ler e escrever e-mails, navegar na Internet e trabalhar com documentos. Comandos específicos permitem que os usuários naveguem no Windows, na Web e em apps. A navegação está disponível por meio de títulos, links, pontos de interesse e muito mais. É possível iniciar a leitura e redação dos textos por página, parágrafo, linha, frase, palavra e caractere, bem como determinar características como a fonte e a cor do texto.  

Também é possível utilizar leitores de tela para participar de uma reunião no Microsoft Teams e interagir com uma apresentação do PowerPoint Live devidamente adaptada. Essa nova experiência de apresentação e reunião remota permite que os usuários aproveitem os recursos avançados de apresentação do PowerPoint e os recursos de colaboração suaves do Microsoft Teams. Também é possível contar com a privacidade aprimorada do aplicativo e usar tecnologias assistivas sem necessidade de intervenção do apresentador. Os apresentadores também podem colocar participantes Em Destaque durante as reuniões do Microsoft Teams, permitindo trazer para o primeiro plano os intérpretes de LIBRAS, por exemplo, para todos. Da mesma forma, cada participante tem a habilidade de Fixar participantes específicos em sua tela.  

Em agosto de 2021, foi disponibilizado suporte as legendas ao vivo, assim como a transcrição1 de reuniões do Microsoft Teams para o português do Brasil e, desde dezembro de 2020, o português do Brasil é um dos treze idiomas que permitem a geração de legendas e subtítulos em Live Events. Desde outubro de 2021, é possível inserir legendas em reuniões do Microsoft Teams, geradas por dispositivos CART (Communication Access Realtime Translation). Está prevista para breve a disponibilidade dos recursos de Legenda ao Vivo para os usuários do Microsoft Teams que utilizam os clientes Web ou VDI nas plataformas AVD, Windows 365 e VMware. 

“A tecnologia habilita o trabalho, colaboração e comunicação de diversas formas, mas também evidencia questões que ainda precisam se endereçadas, como a Acessibilidade. Quando criamos uma tecnologia para assistir uma pessoa com deficiência permanente, ela funciona também para uma pessoa com deficiência temporária ou situacional. Em resumo, para todo mundo”, comenta Ricardo Wagner, diretor de Trabalho Moderno e Segurança da Microsoft Brasil. 

Ainda como parte do pilar de crescimento sustentável e impacto social do plano Microsoft Mais Brasil, a companhia lançou em 2020 no país versões em português dos aplicativos Soundscape e Seeing AI, auxiliando os brasileiros com algum tipo de deficiência visual a utilizar as soluções em seu dia a dia de forma gratuita. Ao contrário dos aplicativos de navegação tradicionais que fornecem instruções atualizadas para cada mudança de direção, o Soundscape permite que o áudio 3D seja utilizado por meio de um fone de ouvido de realidade aumentada, o que significa que as instruções de som dadas para acessar um local coincidem com sua localização. Já a versão 3.0 do Soundscape, com a funcionalidade Street Preview, permite que todos possam explorar virtualmente sua vizinhança ou qualquer outro lugar do mundo do conforto da sua casa. Com um clique o app permite acesso a localização precisa e suas características: lojas, meios de transporte e pontos de interesse localizados nas proximidades. 

Nessa mesma frente do plano Mais Brasil, também foi lançado no país em 2021 o Controle Adaptável da marca Xbox, um hub unificado para dispositivos, que tem os botões A, B e D-pad, Xbox, menu e view. O produto funciona como uma base que permite que os usuários conectem botões, joysticks, interruptores e montagens para criar um controle totalmente personalizado que atenda às necessidades.  

Sobre a Microsoft  
A Microsoft (Nasdaq "MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.

¹Em junho de 2021 a Microsoft alterou o licenciamento expandindo o acesso a esta funcionalidade para as licenças Office 365 E1, Office 365 A1, Office 365/Microsoft 365 A3, Office 365/Microsoft 365 A5, Microsoft 365 F1, Office 365/Microsoft 365 F3 e Microsoft 365 Business Basic, garantindo o acesso a este recurso essencial.  

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários
* Gostou do que leu, viu e/ou ouviu? Então, para completar, só falta o seu comentário. Se não gostou, comente também. O autor agradece.

buttons=(OK!) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !