Inscrições abertas para o Inspira Tech: desafio vai premiar melhores planos de negócios dos estudantes

DO TEXTO: INSPIRA TECH - Inscrições abertas para o Inspira Tech: desafio vai premiar melhores planos de negócios dos estudantes
 
Em parceria com o Ministério da Educação, o Sebrae lançou, nesta quinta-feira (3), o Desafio Inspira Tech, iniciativa que vai promover uma competição nacional para estimular a cultura do empreendedorismo e da inovação entre os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica de todo o país

Em parceria com o Ministério da Educação, o Sebrae lançou, nesta quinta-feira (3), o Desafio Inspira Tech, iniciativa que vai promover uma competição nacional para estimular a cultura do empreendedorismo e da inovação entre os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica de todo o país. O Inspira Tech vai premiar as melhores propostas de novos negócios de base tecnológica feitas pelos participantes. As inscrições para o desafio estão abertas e são gratuitas. Os interessados devem montar equipes compostas por no mínimo três e no máximo cinco alunos, com um professor/mentor e fazer a inscrição pela internet até o dia 30 de março. 

Durante a cerimônia de lançamento, o gerente de educação empreendedora do Sebrae, Jânio Macedo, destacou o potencial de incentivo do Inspira Tech para jovens estudantes de todo país. “O incentivo à cultura empreendedora é um dos pilares do Sebrae, através desse desafio vamos desenvolver uma série de capacidades empreendedoras nos participantes, como a resolução de problemas, a criatividade, a iniciativa e a tomada de decisão, tudo isso no contexto da economia 4.0”, pontuou. 

De acordo com Macedo, a expectativa é que mais de 3 mil estudantes participem do Inspira Tech, proporcionando uma experiência inédita a esse público. “Vamos plantar a semente do empreendedorismo, para que saiam com ideias de negócios ou mesmo para que sejam o próprio negócio, em suas realidades”, afirmou. 

O secretário executivo do MEC, Victor Godoy, ressaltou que a modernização da educação constitui uma das principais diretrizes do governo, assim como a preparação para inserir os jovens no mercado de trabalho. “A inovação da educação brasileira passa por todas as fases. No Inspira Tech, temos uma iniciativa que vai educar com olho no futuro, queremos inspirar e entusiasmar nossos jovens”, ressaltou. Godoy complementou ainda que muitos dos participantes podem sair da competição direto para os negócios, oferecendo soluções de base tecnológica para outras empresas. 

Por sua vez, o secretário de educação profissional e tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana, acrescentou o perfil moderno e prático do Inspira Tech. “Teremos uma abordagem totalmente mão na massa. Com a ajuda do Sebrae, que é referência em inovação e empreendedorismo, vamos oferecer mentorias, etapas práticas, elaboração de pitches e avaliações totalmente online”, comentou. 

Como funcionará?

Alunos da rede pública e privada da Educação Profissional e Tecnológica podem formar equipes e participar. A programação do Inspira Tech compreende palestras, mentorias, elaboração de pitches e avaliações para a seleção das melhores soluções desenvolvidas. A competição é focada na solução de problemas reais da sociedade moderna, o programa será dividido em três etapas, que devem ser aplicadas em sete meses. 

A fase inicial será de palestras, apresentações de conceitos, mentorias e criação dos projetos. Na segunda etapa, 81 planos de negócios serão aprimorados para a grande final, que irá premiar 3 equipes vencedoras. O regulamento completo e link para inscrições pode ser consultado aqui.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários