Fundação Dom Cabral, Brasilprev e Hype50+ lançam o estudo inédito FDC Longevidade Previdência

Ao mesmo tempo que o prolongamento da vida é uma conquista da civilização e da ciência, a longevidade traz o imperativo de articular atores sociais, empresariais e públicos para a garantia dos direitos da população acima de 60 anos.

A Fundação Dom Cabral vai lançar um estudo inédito que traz um mapeamento completo da reinvenção da previdência privada e analisa como as fintechs e os subsegmentos como previtechs têm atuado para melhorar a experiência de consumidores na jornada da aposentadoria. O levantamento aponta, ainda, quais são as startups que estão liderando um mercado emergente no Brasil e no mundo. Com o apoio técnico do Insights50+ - núcleo de pesquisa da Hype50+ - e patrocínio da Brasilprev, o levantamento FDC Longevidade Previdência será lançado em 30 de novembro, às 19 horas, em um evento on-line gratuito.


São Paulo, 2021 | Ao mesmo tempo que o prolongamento da vida é uma conquista da civilização e da ciência, a longevidade traz o imperativo de articular atores sociais, empresariais e públicos para a garantia dos direitos da população acima de 60 anos. Há 45 anos, a Fundação Dom Cabral escolheu a educação como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade e de exercer o compromisso ético, apoiando organizações públicas, privadas e do terceiro setor, e as lideranças empresariais, sociais e políticas para endereçar os grandes desafios dos tempos contemporâneos. É nesse contexto que a instituição lança mais um estudo do projeto FDC Longevidade, uma iniciativa de geração e disseminação de conhecimento na temática. O mapeamento FDC Longevidade Previdência – conduzido com o apoio técnico do Insights50+ – núcleo de pesquisa da Hype50+ – e com o patrocínio da Brasilprev será lançado em 30 de novembro, às 19 horas, em evento on-line gratuito. Inscrições e informações:  https://materiais.hype50mais.com.br/evento-fdc-longevidade-previdencia 

Entre os destaques do estudo, a análise sobre cibersegurança e produtos financeiros, que avalia como os bancos mudaram a forma de enxergar o cliente prateado. Preocupados com o perfil do cliente maduro, os bancos iniciaram um movimento de repensar como atender adequadamente esse público. Da cibersegurança a produtos financeiros sob medida, essa movimentação é impulsionada – no Brasil e no mundo – por dados bastante concretos. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, de 2019, aponta que os brasileiros com 50 anos ou mais estão consistentemente entre os de maior renda; nas faixas de 50 a 59 anos, eles disputam a liderança com os acima de 60. Por um lado, isso aponta para a pujança de um mercado já existente; por outro, a chegada à maturidade pode significar maiores desafios para gerir as próprias finanças.

O levantamento analisa o artigo “The elderly, cognitive decline and banking”, publicado pela The Economist, que cita que o pico de nossas capacidades de lidar com finanças é atingido em torno dos 55 anos, entrando em declínio relativo em seguida.  Combinando esse dado com a proliferação recente das ferramentas digitais, muitas das quais todos tivemos de adotar desde o início das medidas de restrição à circulação impostas pelo combate à pandemia, temos uma bomba de riscos, que já está explodindo. O grupo torna-se um alvo prioritário para criminosos de todos os tipos, em busca de subtrair parte desse patrimônio arduamente conquistado. O número de ataques registrados pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) contra maduros aumentou 60% desde 2020. O trendbook traz uma lista de iniciativas globais de aprimoramento de segurança e disseminação de conhecimentos de tecnologia para os 60+, além de listar produtos e serviços para além do crédito consignado.

PRINCIPAIS TEMAS DO ESTUDO

- A conta da aposentadoria
- Um olhar para os desafios da aposentadoria
- Para onde vai a geração sanduíche?
- Previdências: fechadas ou abertas, as previdências privadas estão se reinventando, com o mercado de seguros vindo junto.
- Cabelos brancos ou não: você também faz parte do tsunami prateado!
- 7 dicas sobre finanças para quem quer viver bem sua própria longevidade!
- Soluções financeiras prateadas
- Renda: a hora de escolher entre carregar bagagem ou acumular milhagem
- Trabalho prateado: gig economy + empreendedorismo
- Finanças | Dois pontos de atenção: cibersegurança e produtos financeiros
- Os investidores prateados de hoje e dos próximos anos
- Inteligência artificial para ajudar no planejamento da aposentadoria

INSIGHTS50+ | Núcleo de pesquisas de tendências e inovação especializada no consumidor acima de 50 anos, o Insights50+, baseado em dados, ajuda empresas a criar produtos e serviços a surfar as oportunidades do oceano prateado. Da vivência de seis anos de consultoria pela Hype50+ e coordenação do Tsunami60+ – maior estudo sobre economia prateada do país –, o Insights50+ nasce para aprofundar conhecimentos no comportamento dos consumidores acima de 50 anos no Brasil e também em países como Argentina, Uruguai, México, Colômbia, Chile e Peru. Um dos produtos recentes é o Tsunami Latam – maior estudo no mundo sobre o tema. Entre os projetos já realizados estão clientes como Fundação Dom Cabral, Aché, Givaudan, Rede Globo, Hypera Pharma, Nestlé, Grupo Sura, BID e Universidad de San Andrés.
FUNDAÇÃO DOM CABRAL | A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há 45 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Assim, em 2020, a escola executiva lançou o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores por meio do desenvolvimento e da capacitação.
BRASILPREV | Com 28 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 300 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.

Enviar um comentário

0 Comentários
* Só falta o seu comentário! O autor agradece.

buttons=(OK) days=(20)

Este site utiliza cookies para tornar a sua experiência melhor. Saiba mais
Accept !