Escritor Sergio Vaz é o convidado de dois eventos do Museu da Língua Portuguesa

DO TEXTO: Um dos criadores da Cooperifa, o poeta e agitador cultural é o anfitrião do 3º Sarau do Museu, que integra a programação do Dia da Consciência Negra,
Já escolhido como um dos cem brasileiros mais influentes do país, o poeta e agitador cultural Sergio Vaz é o convidado de dois eventos do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, neste mês de novembro. Ele, que pode ser visto na instalação Falares, uma das novidades da exposição principal do Museu, participará do Sarau e do projeto A Palavra no Agora: Conversas.

Um dos criadores da Cooperifa, o poeta e agitador cultural é o anfitrião do 3º Sarau do Museu, que integra a programação do Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, e participa do encontro virtual A Palavra no Agora: Conversas, no dia 23 de novembro

Já escolhido como um dos cem brasileiros mais influentes do país, o poeta e agitador cultural Sergio Vaz é o convidado de dois eventos do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, neste mês de novembro. Ele, que pode ser visto na instalação Falares, uma das novidades da exposição principal do Museu, participará do Sarau e do projeto A Palavra no Agora: Conversas. 

No dia 20, Vaz será o anfitrião da 3ª edição do Sarau promovido pelo Museu da Língua Portuguesa, que, desta vez, integra a programação do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta data. Na atividade presencial (o uso de máscaras é obrigatório) e gratuita, ele fará uma de suas ações preferidas, que é dar oportunidade para outros grupos e coletivos se apresentarem, algo que tem promovido desde 2000 na Cooperifa, movimento cultural que transformou um bar no Jardim Guarujá, na periferia da zona sul de São Paulo, em um centro que ajudou a deflagrar a literatura periférica. 

No Sarau do Museu da Língua Portuguesa, que começará às 12h, no Saguão B do prédio da Luz, Vaz receberá o Sarau no Kintal, um coletivo que organiza ações culturais nos bairros da Brasilândia e da Freguesia do Ó, na zona norte da capital paulista. Da mesma região, mas do Parque Vila Maria, o grupo VOPO (Vozes Poéticas) também estará no Sarau do Museu. 

No dia 23, às 19h, Vaz voltará a participar de uma ação promovida pelo Museu da Língua Portuguesa, só que desta vez virtualmente. Ele será o convidado do A Palavra no Agora: Conversas, projeto que engloba debates pelas redes sociais. Entrevistado por Isa Grinspum Ferraz, curadora de “Sonhei em português!”, atual mostra temporária do Museu, o escritor vai falar sobre o papel da poesia na escola. Vale mencionar que Vaz é o autor do projeto Poesia Contra Violência, que percorre instituições de ensino públicas promovendo recitais e bate-papo sobre literatura e incentivo à leitura.  

Realizados pelo Museu da Língua Portuguesa, os encontros virtuais do A Palavra no Agora promovem debates a respeito de questões contemporâneas que envolvem justamente a língua portuguesa. A transmissão do evento ocorre por meio das redes sociais do Museu, como o YouTube (www.youtube.com/museudalinguaportuguesa) e também o Facebook (www.facebook.com/MuseudaLinguaPortuguesa). 

A série de lives A Palavra no Agora: Conversas tem patrocínio do Itaú Unibanco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  

A Temporada 2021 do Museu conta com patrocínio do Grupo Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  

A exposição temporária Sonhei em português! conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do escritório Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e fica em cartaz até junho de 2022 no primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa, com programação cultural e educativa relacionada aos temas da mostra ocorrendo periodicamente tanto no museu quanto na internet.  

SERVIÇO:

3º Sarau do Museu da Língua Portuguesa com Sergio Vaz e convidados – Dia da Consciência Negra 

Dia 20 de novembro, às 12h

Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 

Grátis 

A Palavra no Agora: Conversas recebe Sergio Vaz 

Dia 23 de novembro, às 19h

Pelo YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa 

Grátis  

Exposição principal + mostra temporária “Sonhei em português!” 

De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até 18h) 

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) 

Crianças até 7 anos não pagam 

Grátis aos sábados 

Ingressos na bilheteria ou pela internet 

Museu da Língua Portuguesa  

Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo  

De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  

www.museudalinguaportuguesa.org.br   


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários